A leitura em tempos de tecnologias é uma temática muito discutida, mas ainda precisa de um olhar atencioso, principalmente no que se refere ao texto literário no contexto digital. O presente trabalho é um recorte de uma pesquisa realizada no mestrado Posle- UFCG em 2012. Essa pesquisa também refletiu sobre os vários olhares sobre o letramento, em especial: letramento literário e digital. Como proposta de refletir essas práticas de leitura literária nas mídias digitais este trabalho tem como propósito a formação de leitores de textos literários em rede, pois acreditamos que a maioria dos jovens está interagindo cada vez mais diante de uma tela de computador por ser uma leitura atrativa a esse público contemporâneo em tempos de ciberespaço e da cibercultura. Nesse sentido, esse novo espaço de leitura abre novas possibilidades para o leitor, pois os jovens podem ler, apreciar, escolher, sugerir e interagir com inúmeros textos literários, inclusive com o poema. A esfera digital não se dá apenas como espaço de leitura, mas de formação aberta e colaborativa para que o leitor/navegador interaja a partir de postagens e comentários em rede. Como aporte teórico, utilizamos os estudos de em Soares (2002/ 2003), Cosson (2006), que abordam questões voltadas para letramento, letramento digital e o letramento literário; Assumpção (2008), Freitas (2003) Lévy (1993), voltados para questões da cultura digital e a relação da leitura literária no suporte digital; Candido (1995), Jouve (2002), sobre leitura e a literatura.