INCLUSÃO ESCOLAR E A LUDICIDADE: BUSCANDO ALTERNATIVAS, AMPLIANDO POSSIBILIDADES
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 23017 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 164 "inscrito_id" => 2140 "titulo" => "INCLUSÃO ESCOLAR E A LUDICIDADE: BUSCANDO ALTERNATIVAS, AMPLIANDO POSSIBILIDADES" "resumo" => "O PIBID/UEMG/BARBACENA tem como foco inserir os licenciandos do curso de Pedagogia na realidade escolar relacionando teoria à prática, bem como promover formação continuada aos professores supervisores e coordenadores de área, os quais atuam como bolsistas em uma escola pública da cidade de Barbacena-MG, além de seu caráter formador, também possui uma característica extensionista, por buscar transformar a realidade escolar através de ações oriundas da Universidade pautadas nas demandas das próprias instituições escolares. Diante disso, temos como principal objetivo estabelecer estratégias educacionais lúdicas a fim de promover a inclusão de crianças com deficiência, dificuldades de aprendizagem e transtornos de comportamento. Para atingir os objetivos do referido subprojeto, realizamos intervenções didático-pedagógicas com alunos que apresentam dificuldades de aprendizagens, deficiência auditiva, deficiência visual, desvio de conduta, deficiência intelectual, condutas típicas, transtorno de comportamento e deficiência física. Assim, iniciamos nossas atividades com os alunos buscando valorizar suas potencialidades e habilidades, as quais são indispensáveis no processo de ensino e aprendizagem. Utilizamos principalmente a ludicidade através de recursos como jogos educativos e materiais concretos, desenvolvendo a sociabilidade, expressividade, autonomia, respeito mútuo e aceitação de regras. Consideramos que o processo de inclusão é de suma importância para a renovação da escola, espalhando sua ação formadora a todos os envolvidos, melhorando sua qualidade de ensino com intervenções pedagógicas apropriadas. Dessa forma, concluímos que para a educação inclusiva, trabalhar com a ludicidade é levar em consideração a criança com deficiência como um sujeito participante do processo de aprendizagem, mais que isso, é questionar, refletir e (re)estruturar as práticas pedagógicas atuais e suas funções perante a deficiência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL" "palavra_chave" => "INCLUSÃO ESCOLAR, LUDICIDADE, ESCOLA REGULAR, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA6_ID2140_31082016193807.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELA FANTONI DE LIMA ALEXANDRINO" "autor_nome_curto" => "DANIELA FANTONI" "autor_email" => "dani_efi2002@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 23017 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 164 "inscrito_id" => 2140 "titulo" => "INCLUSÃO ESCOLAR E A LUDICIDADE: BUSCANDO ALTERNATIVAS, AMPLIANDO POSSIBILIDADES" "resumo" => "O PIBID/UEMG/BARBACENA tem como foco inserir os licenciandos do curso de Pedagogia na realidade escolar relacionando teoria à prática, bem como promover formação continuada aos professores supervisores e coordenadores de área, os quais atuam como bolsistas em uma escola pública da cidade de Barbacena-MG, além de seu caráter formador, também possui uma característica extensionista, por buscar transformar a realidade escolar através de ações oriundas da Universidade pautadas nas demandas das próprias instituições escolares. Diante disso, temos como principal objetivo estabelecer estratégias educacionais lúdicas a fim de promover a inclusão de crianças com deficiência, dificuldades de aprendizagem e transtornos de comportamento. Para atingir os objetivos do referido subprojeto, realizamos intervenções didático-pedagógicas com alunos que apresentam dificuldades de aprendizagens, deficiência auditiva, deficiência visual, desvio de conduta, deficiência intelectual, condutas típicas, transtorno de comportamento e deficiência física. Assim, iniciamos nossas atividades com os alunos buscando valorizar suas potencialidades e habilidades, as quais são indispensáveis no processo de ensino e aprendizagem. Utilizamos principalmente a ludicidade através de recursos como jogos educativos e materiais concretos, desenvolvendo a sociabilidade, expressividade, autonomia, respeito mútuo e aceitação de regras. Consideramos que o processo de inclusão é de suma importância para a renovação da escola, espalhando sua ação formadora a todos os envolvidos, melhorando sua qualidade de ensino com intervenções pedagógicas apropriadas. Dessa forma, concluímos que para a educação inclusiva, trabalhar com a ludicidade é levar em consideração a criança com deficiência como um sujeito participante do processo de aprendizagem, mais que isso, é questionar, refletir e (re)estruturar as práticas pedagógicas atuais e suas funções perante a deficiência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL" "palavra_chave" => "INCLUSÃO ESCOLAR, LUDICIDADE, ESCOLA REGULAR, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA6_ID2140_31082016193807.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELA FANTONI DE LIMA ALEXANDRINO" "autor_nome_curto" => "DANIELA FANTONI" "autor_email" => "dani_efi2002@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }