O conteúdo pesquisado revela as dificuldades e barreiras encontradas pelos alunos surdos no processo de inclusão escolar, e até mesmo na aplicação da Lei que garante seus direitos. Percebe-se que apesar de tantos avanços para a inclusão, ainda existe muito preconceito, desrespeito, insegurança e receio, isso porque a inclusão não é um processo simples e sim uma necessidade de mudança nos comportamentos, posturas, currículo e adaptações metodológicas. A inclusão exige um novo olhar, pois cada um tem suas peculiaridades e aprende de maneira diferente. É preciso que a sociedade veja essa problemática de maneira diferente, se conscientize e respeite as pessoas na sua totalidade seja pela cor, idade ou deficiência. A inclusão não acontecerá num passe de mágica, ela exige muito estudo e dedicação, uma vez que cada pessoa tem uma necessidade específica e aprende de acordo com essas necessidades. Para que a inclusão aconteça de fato é necessário, sobretudo muito amor, pois essa etapa de inclusão nas escolas regulares não será uma tarefa fácil. O resultado disso será um mundo mais solidário e menos preconceituoso, que dá oportunidades iguais aos indivíduos pertencentes a ele. Essa pesquisa de cunho bibliográfico e de experiência empírica tem como objetivo mostrar as dificuldades encontradas no processo de inclusão dos alunos surdos na rede regular de ensino sob a ótica da família, escola e sociedade, destacando as ideologias da legislação e a realidade encontrada por eles no processo de ensino-aprendizagem.