Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

FRACASSO ESCOLAR: A VISÃO DE DOCENTES DE BIOLOGIA NO MUNICÍPIO DE BARRA DE SANTA ROSA–PB

Palavra-chaves: CONCEPÇÕES, FRACASSO ESCOLAR, ENSINO E APRENDIZAGEM Pôster (PO) GT-10 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO
0 of 0
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22970 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 617 "inscrito_id" => 2379 "titulo" => "FRACASSO ESCOLAR: A VISÃO DE DOCENTES DE BIOLOGIA NO MUNICÍPIO DE BARRA DE SANTA ROSA–PB" "resumo" => "O fracasso escolar é um tema bastante polêmico que ainda divide opiniões no espaço escolar, provocando debates no cenário da educação, pois é um fenômeno que permanece presente nas escolas. As razões para que esse problema ocorra são várias, desde o ambiente familiar, passando por questões socioculturais, ate chegar à escola, onde em muitos casos, o ambiente não está preparado para receber esse aluno. Nesse contexto elencamos como o objetivo geral da pesquisa analisar a visão dos professores sobre o fracasso escolar em uma escola estadual do município de Barra de Santa Rosa – PB. A partir desse pressuposto, entendemos que exista uma relação de saber entre o sujeito e o mundo ao seu redor, pois a relação com o saber se dá através da interação do indivíduo com o mundo ao seu redor, e de como ele compartilha suas experiências, o que implica no processo de avaliação. A pesquisa foi realizada em uma escola estadual na cidade de Barra de Santa Rosa – PB, com 4 professores do ensino fundamental e médio da referida escola, sendo que apenas 3 se propuseram a responder as questões que a eles foram submetidas. Foi-se utilizado como instrumentos de coleta de dados, o questionário semi estruturado. Os resultados finais nos indicam que a maioria dos pesquisados ainda atribuem o fracasso escolar a questões sociais presentes na vida desses indivíduosO fracasso escolar é um tema bastante polêmico que ainda divide opiniões no espaço escolar, provocando debates no cenário da educação, pois é um fenômeno que p" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-10 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "CONCEPÇÕES, FRACASSO ESCOLAR, ENSINO E APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD4_SA10_ID2379_12102016191906.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LEANE DE LIMA" "autor_nome_curto" => "LEANE LIMA" "autor_email" => "leannelima2009@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22970 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 617 "inscrito_id" => 2379 "titulo" => "FRACASSO ESCOLAR: A VISÃO DE DOCENTES DE BIOLOGIA NO MUNICÍPIO DE BARRA DE SANTA ROSA–PB" "resumo" => "O fracasso escolar é um tema bastante polêmico que ainda divide opiniões no espaço escolar, provocando debates no cenário da educação, pois é um fenômeno que permanece presente nas escolas. As razões para que esse problema ocorra são várias, desde o ambiente familiar, passando por questões socioculturais, ate chegar à escola, onde em muitos casos, o ambiente não está preparado para receber esse aluno. Nesse contexto elencamos como o objetivo geral da pesquisa analisar a visão dos professores sobre o fracasso escolar em uma escola estadual do município de Barra de Santa Rosa – PB. A partir desse pressuposto, entendemos que exista uma relação de saber entre o sujeito e o mundo ao seu redor, pois a relação com o saber se dá através da interação do indivíduo com o mundo ao seu redor, e de como ele compartilha suas experiências, o que implica no processo de avaliação. A pesquisa foi realizada em uma escola estadual na cidade de Barra de Santa Rosa – PB, com 4 professores do ensino fundamental e médio da referida escola, sendo que apenas 3 se propuseram a responder as questões que a eles foram submetidas. Foi-se utilizado como instrumentos de coleta de dados, o questionário semi estruturado. Os resultados finais nos indicam que a maioria dos pesquisados ainda atribuem o fracasso escolar a questões sociais presentes na vida desses indivíduosO fracasso escolar é um tema bastante polêmico que ainda divide opiniões no espaço escolar, provocando debates no cenário da educação, pois é um fenômeno que p" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-10 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "CONCEPÇÕES, FRACASSO ESCOLAR, ENSINO E APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD4_SA10_ID2379_12102016191906.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LEANE DE LIMA" "autor_nome_curto" => "LEANE LIMA" "autor_email" => "leannelima2009@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

O fracasso escolar é um tema bastante polêmico que ainda divide opiniões no espaço escolar, provocando debates no cenário da educação, pois é um fenômeno que permanece presente nas escolas. As razões para que esse problema ocorra são várias, desde o ambiente familiar, passando por questões socioculturais, ate chegar à escola, onde em muitos casos, o ambiente não está preparado para receber esse aluno. Nesse contexto elencamos como o objetivo geral da pesquisa analisar a visão dos professores sobre o fracasso escolar em uma escola estadual do município de Barra de Santa Rosa – PB. A partir desse pressuposto, entendemos que exista uma relação de saber entre o sujeito e o mundo ao seu redor, pois a relação com o saber se dá através da interação do indivíduo com o mundo ao seu redor, e de como ele compartilha suas experiências, o que implica no processo de avaliação. A pesquisa foi realizada em uma escola estadual na cidade de Barra de Santa Rosa – PB, com 4 professores do ensino fundamental e médio da referida escola, sendo que apenas 3 se propuseram a responder as questões que a eles foram submetidas. Foi-se utilizado como instrumentos de coleta de dados, o questionário semi estruturado. Os resultados finais nos indicam que a maioria dos pesquisados ainda atribuem o fracasso escolar a questões sociais presentes na vida desses indivíduos

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.