EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NA PRÁTICA DOCENTE FRENTE À TEMÁTICA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA
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Esta atividade faz parte do projeto de iniciação científica (PIBIC/CNPq), cota 2015-2016, intitulado: "A prática Docente e a História do Povo Negro", que teve início com o estudo sobre a temática africana e afro-brasileira, bem como, o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental. O objetivo do artigo é destacar as várias fases vivenciadas, em especial, a intervenção através de oficinas temáticas. A metodologia de pesquisa qualitativa nos/dos/com os cotidianos (ALVES, 2008), desafiou para um mergulho na realidade das três escolas públicas escolhidas e exigiu uma revisão bibliográfica com leituras e discussões dos textos no grupo de pesquisa permitindo um novo aprendizado e condições para enfrentar o momento seguinte de pesquisa de campo, com a realização de oficinas para professoras e alunos. Neste texto tivemos o aporte teórico e metodológico dos seguintes autores: Alves (2008), Oliveira (2012), Albuquerque e Fraga Filho (2006), dentre outros. Os documentos que trabalhamos foram os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Pluralidade Cultural (BRASIL, 2001) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Etnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana (BRASIL, 2004). Diante da vivência do cotidiano do ensino da temática africana e afro-brasileira tivemos a possibilidade de superar medos e preconceitos acerca da sala de aula, nos proporcionando assim, uma visão realista e prática sobre o ensino. Constatamos a necessidade de formação continuada para as professoras e a responsabilidade da universidade de fazê-lo, visto que não basta identificar a lacuna através da pesquisa é preciso contribuir com a melhoria da escola pública. Por fim, esperamos que esta experiência contribuísse para a identificação do racismo presente nos cotidianos escolares. Como também, para a discussão da temática numa perspectiva de integração pesquisa, extensão e ensino com a questão afro-brasileira permitindo que professoras, alunos/as e pesquisadoras se sentissem sujeitos da história, colaborando com a formação de professoras sensíveis ao racismo presente nas redes de relações dos cotidianos escolares. ◀Este artigo é um relato da experiência de intervenção junto a turmas do 4º e 5º ano por alunas do grupo de pesquisa Dialogando com a Diversidade Étnico-Racial, ▶ """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-08 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A TEMÁTICA ETNICORRACIAL" "palavra_chave" => "PRÁTICA DOCENTE, ENSINO DA TEMÁTICA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA8_ID395_23102016153606.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "INALDETE DE ARAUJO MEIRA LEITE" "autor_nome_curto" => "INALDETE MEIRA" "autor_email" => "inaldetemeira@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB-CAMPUS I" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [▶ "id" => 22950 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 916 "inscrito_id" => 395 "titulo" => "EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NA PRÁTICA DOCENTE FRENTE À TEMÁTICA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA" "resumo" => """ Resumo:\r\n Este artigo é um relato da experiência de intervenção junto a turmas do 4º e 5º ano por alunas do grupo de pesquisa Dialogando com a Diversidade Étnico-Racial, do curso de Pedagogia da UEPB, coordenado pela professora Margareth Maria de Melo. 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