ENSINO DA FÍSICA: CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA FORMAÇÃO DOCENTE
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22914 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 1071 "inscrito_id" => 1403 "titulo" => "ENSINO DA FÍSICA: CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "Este estudo teve como objetivo analisar a concepção de alunos de licenciatura em física da Universidade Federal de Pernambuco sobre educação inclusiva. Considerando que este tema tem sido amplamente discutido nos últimos anos e que para tal, é necessário repensar o sistema educacional o que inclui a prática pedagógica da equipe docente, fizemos uma pesquisa de natureza qualitativa, com cinco participantes, alunos de licenciatura em física cursando períodos diferentes. Foram realizadas entrevistas individuais e as respostas foram transcritas e submetidas à análise de conteúdo. Os alunos da licenciatura em física mostraram compreender a educação inclusiva como pauta necessária em sua formação docente, destacando a ausência da capacitação quanto à mesma em suas grades curriculares como um problema a ser resolvido; mostraram compreender também a inclusão como direito de todos e a integração como um processo que pode fazer parte da escola inclusiva. A perspectiva inclusiva foi discutida como uma estratégia de minimizar as barreiras atitudinais, comunicacionais e sociais e como uma necessidade de toda a sociedade, o que inclui a escola. Apresentaram dificuldades quanto ao uso da terminologia sobre deficiência, quanto ao uso de recursos didáticos disponíveis e estratégias de ensino que permitam um ensino igualitário na diversidade e, principalmente, à inclusão quanto ao aluno com deficiência visual, alegando que todos os recursos didáticos utilizados no ensino da física são visuais. Destacaram sentirem-se responsáveis no processo de inclusão tanto quanto os profissionais especializados em educação especial, mas despreparados, principalmente, quanto às suas atividades profissionais. Destacou-se também uma iniciativa por parte da instituição ao inserir a disciplina de Libras como obrigatória no perfil novo do curso em questão. Os dados permitiram visualizar como anda o avanço quanto ao processo de inclusão escolar, no tocante à formação docente em física." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-10 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "FÍSICA, CAPACITAÇÃO, ESCOLA, DEFICIÊNCIA, DEFICIÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA10_ID1403_23102016235704.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉIA CAROLINE FÉLIX DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANDRÉIA SILVA" "autor_email" => "andreia.carol.xyz@hotmail" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22914 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 1071 "inscrito_id" => 1403 "titulo" => "ENSINO DA FÍSICA: CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "Este estudo teve como objetivo analisar a concepção de alunos de licenciatura em física da Universidade Federal de Pernambuco sobre educação inclusiva. Considerando que este tema tem sido amplamente discutido nos últimos anos e que para tal, é necessário repensar o sistema educacional o que inclui a prática pedagógica da equipe docente, fizemos uma pesquisa de natureza qualitativa, com cinco participantes, alunos de licenciatura em física cursando períodos diferentes. Foram realizadas entrevistas individuais e as respostas foram transcritas e submetidas à análise de conteúdo. Os alunos da licenciatura em física mostraram compreender a educação inclusiva como pauta necessária em sua formação docente, destacando a ausência da capacitação quanto à mesma em suas grades curriculares como um problema a ser resolvido; mostraram compreender também a inclusão como direito de todos e a integração como um processo que pode fazer parte da escola inclusiva. A perspectiva inclusiva foi discutida como uma estratégia de minimizar as barreiras atitudinais, comunicacionais e sociais e como uma necessidade de toda a sociedade, o que inclui a escola. Apresentaram dificuldades quanto ao uso da terminologia sobre deficiência, quanto ao uso de recursos didáticos disponíveis e estratégias de ensino que permitam um ensino igualitário na diversidade e, principalmente, à inclusão quanto ao aluno com deficiência visual, alegando que todos os recursos didáticos utilizados no ensino da física são visuais. Destacaram sentirem-se responsáveis no processo de inclusão tanto quanto os profissionais especializados em educação especial, mas despreparados, principalmente, quanto às suas atividades profissionais. Destacou-se também uma iniciativa por parte da instituição ao inserir a disciplina de Libras como obrigatória no perfil novo do curso em questão. Os dados permitiram visualizar como anda o avanço quanto ao processo de inclusão escolar, no tocante à formação docente em física." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-10 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "FÍSICA, CAPACITAÇÃO, ESCOLA, DEFICIÊNCIA, DEFICIÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA10_ID1403_23102016235704.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉIA CAROLINE FÉLIX DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANDRÉIA SILVA" "autor_email" => "andreia.carol.xyz@hotmail" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }