APOLINÁRIO, Maria Josè Da Silva et al.. Eja: perspectivas e realidades. Anais II CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/22904>. Acesso em: 17/11/2024 00:59
Este trabalho tem como proposta discutir o processo da prática de ensino nos moldes do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA), em que serão abordados pontos positivos e negativos do programa. As dificuldades de ensinar há alunos com diferentes contextos sociais, e com conhecimento escolar variado, uma vez que inseridos neste contexto há alunos que deixaram seus estudos há muitos anos, e encontrarão dificuldades de aprendizagem ao longo do ano letivo, sendo atribuído ao professor à utilização de métodos e propostas inovadoras que atraiam tanto a atenção desse alunado como desperte nele o interesse de seguir com seus estudos futuros, os quais tornando seres críticos e ativos na sociedade. Já que a EJA é uma modalidade que busca assegurar os direitos dos sujeitos à educação, os quais não tiveram uma oportunidade de continuarem seus estudos em escolas regulares. Facilitando, assim, uma relação de convivência entre alunos jovens e adultos, já que essa modalidade favorece este tipo de interação e inclusão de indivíduos com diferentes culturas e faixa etária distinta. Atribuindo, assim, a comunidade escolar, principalmente ao setor pedagógico uma relevante responsabilidade com o saber fazer em meio ao este período de reingresso do aluno a educação, uma vez que é atribuído a todo cidadão o direito a uma educação com qualidade. A esta proposta de ensino cabe o respeito ao aluno, dignificando-o e dando-lhe condições adequadas para que nesta jornada ele possa concluir seus estudos de forma clara e sensata, deixando-o apto no processo continuo de aprendizagem que valorizem seu caráter humanitário e civil.