Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

CONSTRUINDO IDENTIDADE: SEMANA DA PESSOA SURDA NA CIDADE DE POCINHOS

Palavra-chaves: IDENTIDADE SURDA, LIBRAS, INCLUSÃO Pôster (PO) GT-07 - EDUCAÇÃO DE SURDOS
0 of 0
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22767 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 1077 "inscrito_id" => 436 "titulo" => "CONSTRUINDO IDENTIDADE: SEMANA DA PESSOA SURDA NA CIDADE DE POCINHOS" "resumo" => "Diante da possibilidade de contribuir para construção da identidade da pessoa com surdez e sua inclusão no mundo, neste caso no município de Pocinhos-pb, e enquanto profissional da LIBRAS presente colégio Padre Galvão daquela cidade, decidiu-se como caminho valorizar as conquistas alcançadas por esta comunidade no Brasil e no mundo, dentre as quais a instituição do dia nacional do surdo em 26 de setembro e dia internacional do surdo celebrado aos 30 de setembro. E assim sendo não podíamos deixar de proporcionar aos nossos alunos a primeira experiência em celebrar seu dia e ainda realizar uma maior difusão na cidade sobre o que é LIBRAS, que vem a ser surdo e a cultura surda. Assim sendo estaremos garantida em prática o que diz a lei da LIBRAS em seu art. 2º, no que tange a difusão desta língua e ainda a lei que oficializa no Brasil o dia da pessoa surda, através da Lei de número 11.796 de 29 de outubro de 2008, sancionada pelo então presidente da republica Luis Inácio Lula da Silva. A vivencia que se proporcionou buscou trabalhar sobre o tema com os alunos surdos e propor atividades que os envolvam com a comunidade ouvinte a fim de divulgar a LIBRAS através da apresentação do alfabeto datilológico, além de conscientizar sobre a importância da inclusão da pessoa surda na cidade e possibilitar aos alunos surdos do colégio Padre Galvão a experiência de celebrar a data dedicada em todo Brasil a pessoa surda e desta forma despertar neles autoconfiança e a descoberta de si mesmo como surdo (a). Para proporcionar a interação entre alunos surdos e ouvintes, organizou-se um momento nas salas de aulas onde os surdos ensinaram para seus colegas de várias séries o alfabeto em LIBRAS. Já na comunidade realizou-se a divulgação a respeito desta vivência com a colagem de cartazes que faziam referencia ao dia nacional da pessoa surda, estes foram dispostos em vários pontos da escola e outros setores públicos e privados do município de Pocinhos, isto tudo para divulgar que ali existe surdos, que tem uma cultura, uma língua a ser aprendida neste caso, partilhada e que todos devem respeitá-los. Diante do que foi proposto nesta vivência, germinamos nos alunos surdos a alegria de se reconhecerem surdos, nos professores conscientizamos para inclusão e respeito por esta demanda, nos alunos ouvintes plantamos a semente da curiosidade para saber o que é LIBRAS, reconhecer que existem pessoas surdas em sua escola, sua cidade, e que estas interagem de forma diferente, na comunidade proporcionamos uma divulgação sobre a data dedicada a pessoa surda, conscientizando a população de que ali tem pessoas, através da educação atuando pra incluir as pessoas surdas e ajudá-las na construção de sua cidadania, através da difusão da LIBRAS.Diante da possibilidade de contribuir para construção da identidade da pessoa com surdez e sua inclusão no mundo, neste caso no município de Pocinhos-pb, e enqu" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-07 - EDUCAÇÃO DE SURDOS" "palavra_chave" => "IDENTIDADE SURDA, LIBRAS, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD4_SA7_ID436_24102016000558.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANKLIN HERMINIO BARBOSA" "autor_nome_curto" => "FRANKLIN" "autor_email" => "franklinherminio2013@gmai" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22767 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 1077 "inscrito_id" => 436 "titulo" => "CONSTRUINDO IDENTIDADE: SEMANA DA PESSOA SURDA NA CIDADE DE POCINHOS" "resumo" => "Diante da possibilidade de contribuir para construção da identidade da pessoa com surdez e sua inclusão no mundo, neste caso no município de Pocinhos-pb, e enquanto profissional da LIBRAS presente colégio Padre Galvão daquela cidade, decidiu-se como caminho valorizar as conquistas alcançadas por esta comunidade no Brasil e no mundo, dentre as quais a instituição do dia nacional do surdo em 26 de setembro e dia internacional do surdo celebrado aos 30 de setembro. E assim sendo não podíamos deixar de proporcionar aos nossos alunos a primeira experiência em celebrar seu dia e ainda realizar uma maior difusão na cidade sobre o que é LIBRAS, que vem a ser surdo e a cultura surda. Assim sendo estaremos garantida em prática o que diz a lei da LIBRAS em seu art. 2º, no que tange a difusão desta língua e ainda a lei que oficializa no Brasil o dia da pessoa surda, através da Lei de número 11.796 de 29 de outubro de 2008, sancionada pelo então presidente da republica Luis Inácio Lula da Silva. A vivencia que se proporcionou buscou trabalhar sobre o tema com os alunos surdos e propor atividades que os envolvam com a comunidade ouvinte a fim de divulgar a LIBRAS através da apresentação do alfabeto datilológico, além de conscientizar sobre a importância da inclusão da pessoa surda na cidade e possibilitar aos alunos surdos do colégio Padre Galvão a experiência de celebrar a data dedicada em todo Brasil a pessoa surda e desta forma despertar neles autoconfiança e a descoberta de si mesmo como surdo (a). Para proporcionar a interação entre alunos surdos e ouvintes, organizou-se um momento nas salas de aulas onde os surdos ensinaram para seus colegas de várias séries o alfabeto em LIBRAS. Já na comunidade realizou-se a divulgação a respeito desta vivência com a colagem de cartazes que faziam referencia ao dia nacional da pessoa surda, estes foram dispostos em vários pontos da escola e outros setores públicos e privados do município de Pocinhos, isto tudo para divulgar que ali existe surdos, que tem uma cultura, uma língua a ser aprendida neste caso, partilhada e que todos devem respeitá-los. Diante do que foi proposto nesta vivência, germinamos nos alunos surdos a alegria de se reconhecerem surdos, nos professores conscientizamos para inclusão e respeito por esta demanda, nos alunos ouvintes plantamos a semente da curiosidade para saber o que é LIBRAS, reconhecer que existem pessoas surdas em sua escola, sua cidade, e que estas interagem de forma diferente, na comunidade proporcionamos uma divulgação sobre a data dedicada a pessoa surda, conscientizando a população de que ali tem pessoas, através da educação atuando pra incluir as pessoas surdas e ajudá-las na construção de sua cidadania, através da difusão da LIBRAS.Diante da possibilidade de contribuir para construção da identidade da pessoa com surdez e sua inclusão no mundo, neste caso no município de Pocinhos-pb, e enqu" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-07 - EDUCAÇÃO DE SURDOS" "palavra_chave" => "IDENTIDADE SURDA, LIBRAS, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD4_SA7_ID436_24102016000558.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANKLIN HERMINIO BARBOSA" "autor_nome_curto" => "FRANKLIN" "autor_email" => "franklinherminio2013@gmai" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

Diante da possibilidade de contribuir para construção da identidade da pessoa com surdez e sua inclusão no mundo, neste caso no município de Pocinhos-pb, e enquanto profissional da LIBRAS presente colégio Padre Galvão daquela cidade, decidiu-se como caminho valorizar as conquistas alcançadas por esta comunidade no Brasil e no mundo, dentre as quais a instituição do dia nacional do surdo em 26 de setembro e dia internacional do surdo celebrado aos 30 de setembro. E assim sendo não podíamos deixar de proporcionar aos nossos alunos a primeira experiência em celebrar seu dia e ainda realizar uma maior difusão na cidade sobre o que é LIBRAS, que vem a ser surdo e a cultura surda. Assim sendo estaremos garantida em prática o que diz a lei da LIBRAS em seu art. 2º, no que tange a difusão desta língua e ainda a lei que oficializa no Brasil o dia da pessoa surda, através da Lei de número 11.796 de 29 de outubro de 2008, sancionada pelo então presidente da republica Luis Inácio Lula da Silva. A vivencia que se proporcionou buscou trabalhar sobre o tema com os alunos surdos e propor atividades que os envolvam com a comunidade ouvinte a fim de divulgar a LIBRAS através da apresentação do alfabeto datilológico, além de conscientizar sobre a importância da inclusão da pessoa surda na cidade e possibilitar aos alunos surdos do colégio Padre Galvão a experiência de celebrar a data dedicada em todo Brasil a pessoa surda e desta forma despertar neles autoconfiança e a descoberta de si mesmo como surdo (a). Para proporcionar a interação entre alunos surdos e ouvintes, organizou-se um momento nas salas de aulas onde os surdos ensinaram para seus colegas de várias séries o alfabeto em LIBRAS. Já na comunidade realizou-se a divulgação a respeito desta vivência com a colagem de cartazes que faziam referencia ao dia nacional da pessoa surda, estes foram dispostos em vários pontos da escola e outros setores públicos e privados do município de Pocinhos, isto tudo para divulgar que ali existe surdos, que tem uma cultura, uma língua a ser aprendida neste caso, partilhada e que todos devem respeitá-los. Diante do que foi proposto nesta vivência, germinamos nos alunos surdos a alegria de se reconhecerem surdos, nos professores conscientizamos para inclusão e respeito por esta demanda, nos alunos ouvintes plantamos a semente da curiosidade para saber o que é LIBRAS, reconhecer que existem pessoas surdas em sua escola, sua cidade, e que estas interagem de forma diferente, na comunidade proporcionamos uma divulgação sobre a data dedicada a pessoa surda, conscientizando a população de que ali tem pessoas, através da educação atuando pra incluir as pessoas surdas e ajudá-las na construção de sua cidadania, através da difusão da LIBRAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.