Esse trabalho objetiva descrever algumas possibilidades pedagógicas das vivências da capoeira na Educação Infantil (EI); da visão do professor de capoeira em relação à maneira pela qual a sua arte é vivenciada no espaço da escola e da interação das crianças durante a aula. Para tanto, usaremos como aporte teórico Mattos e Castro (2011); Freire (1987) ; Nóvoa (2011); Zagonel (2012) e Silva e Heine (2008), entre outros. O texto descreve a observação realizada durante uma aula de capoeira que foi realizada por um professor desta arte, graduando em Pedagogia, em três turmas de uma creche municipal de Campina Grande-PB. A metodologia aqui utilizada foi de natureza qualitativa, privilegiando uma abordagem de cunho etnográfico, que nos permitiu realizar uma descrição densa. A partir da observação participante e de entrevistas para analisar os dados coletados fazemos, em seguida, as nossas considerações e sugestões. Após as análises realizadas durante o trabalho de campo, e do estudo etnográfico realizado, propomos a construção de uma sequência didática interativa a ser construída com professores de capoeira, professores regentes e crianças, para poder partir das vivências que os alunos já trazem, partindo inicialmente da discussão com as crianças, fazendo uma sondagem do que elas sabem sobre a temática, assim como propomos pesquisas e questionamentos que possam dá subsídios para construirmos juntos o plano de aula/sequência didática interativa.
PALAVRAS-CHAVE: Capoeira, Educação Infantil, Etnografia, Seqüência Didática Interativa.