CAPOEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE ETNOGRÁFICA
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22741 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 113 "inscrito_id" => 1086 "titulo" => "CAPOEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE ETNOGRÁFICA" "resumo" => """ Esse trabalho objetiva descrever algumas possibilidades pedagógicas das vivências da capoeira na Educação Infantil (EI); da visão do professor de capoeira em relação à maneira pela qual a sua arte é vivenciada no espaço da escola e da interação das crianças durante a aula. Para tanto, usaremos como aporte teórico Mattos e Castro (2011); Freire (1987) ; Nóvoa (2011); Zagonel (2012) e Silva e Heine (2008), entre outros. O texto descreve a observação realizada durante uma aula de capoeira que foi realizada por um professor desta arte, graduando em Pedagogia, em três turmas de uma creche municipal de Campina Grande-PB. A metodologia aqui utilizada foi de natureza qualitativa, privilegiando uma abordagem de cunho etnográfico, que nos permitiu realizar uma descrição densa. A partir da observação participante e de entrevistas para analisar os dados coletados fazemos, em seguida, as nossas considerações e sugestões. Após as análises realizadas durante o trabalho de campo, e do estudo etnográfico realizado, propomos a construção de uma sequência didática interativa a ser construída com professores de capoeira, professores regentes e crianças, para poder partir das vivências que os alunos já trazem, partindo inicialmente da discussão com as crianças, fazendo uma sondagem do que elas sabem sobre a temática, assim como propomos pesquisas e questionamentos que possam dá subsídios para construirmos juntos o plano de aula/sequência didática interativa.\r\n \r\n PALAVRAS-CHAVE: Capoeira, Educação Infantil, Etnografia, Seqüência Didática Interativa. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-05 - EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "CAPOEIRA, EDUCAÇÃO INFANTI, ETNOGRAFIA, SEQÜÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA5_ID1086_29082016140419.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CLAUDIA DIAS IVAZAKI" "autor_nome_curto" => "ANA IVAZAKI" "autor_email" => "anaivazaki@gmail.com" "autor_ies" => "PMCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22741 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 113 "inscrito_id" => 1086 "titulo" => "CAPOEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE ETNOGRÁFICA" "resumo" => """ Esse trabalho objetiva descrever algumas possibilidades pedagógicas das vivências da capoeira na Educação Infantil (EI); da visão do professor de capoeira em relação à maneira pela qual a sua arte é vivenciada no espaço da escola e da interação das crianças durante a aula. Para tanto, usaremos como aporte teórico Mattos e Castro (2011); Freire (1987) ; Nóvoa (2011); Zagonel (2012) e Silva e Heine (2008), entre outros. O texto descreve a observação realizada durante uma aula de capoeira que foi realizada por um professor desta arte, graduando em Pedagogia, em três turmas de uma creche municipal de Campina Grande-PB. A metodologia aqui utilizada foi de natureza qualitativa, privilegiando uma abordagem de cunho etnográfico, que nos permitiu realizar uma descrição densa. A partir da observação participante e de entrevistas para analisar os dados coletados fazemos, em seguida, as nossas considerações e sugestões. Após as análises realizadas durante o trabalho de campo, e do estudo etnográfico realizado, propomos a construção de uma sequência didática interativa a ser construída com professores de capoeira, professores regentes e crianças, para poder partir das vivências que os alunos já trazem, partindo inicialmente da discussão com as crianças, fazendo uma sondagem do que elas sabem sobre a temática, assim como propomos pesquisas e questionamentos que possam dá subsídios para construirmos juntos o plano de aula/sequência didática interativa.\r\n \r\n PALAVRAS-CHAVE: Capoeira, Educação Infantil, Etnografia, Seqüência Didática Interativa. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-05 - EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "CAPOEIRA, EDUCAÇÃO INFANTI, ETNOGRAFIA, SEQÜÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA5_ID1086_29082016140419.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CLAUDIA DIAS IVAZAKI" "autor_nome_curto" => "ANA IVAZAKI" "autor_email" => "anaivazaki@gmail.com" "autor_ies" => "PMCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }