A ROBÓTICA COMO FACILITADORA DA INCLUSÃO TECNOLÓGICA E DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
0 of 0"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 ▼ // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [▶ "id" => 22644 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 504 "inscrito_id" => 1130 "titulo" => "A ROBÓTICA COMO FACILITADORA DA INCLUSÃO TECNOLÓGICA E DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O presente trabalho é o relato de uma ação da Utec Gregório Bezerra em parceria com a Escola Municipal do Dom. Os professores foram convidados a participar de uma formação continuada de forma atuante onde à medida que participavam da formação, trabalhavam os conteúdos com seus estudantes ao mesmo tempo. Os objetivos são: Desenvolver uma sequência didática utilizando as tecnologias disponíveis na escola; Introduzir a robótica de encaixe por meio dos kits Lego já nos anos da Educação Infantil, aplicando sua usabilidade aos projetos didáticos; Apresentar um dos possíveis usos do datashow/ projetor multimídia na sala de aula; Realizar atividades de coordenação motora, utilizando softwares educacionais; Relacionar as atividades ‘tecnológicas’ com os conteúdos vivenciados no cotidiano. Dessa forma, foi desenvolvida uma sequencia didática onde professores puderam desenvolver uma aula com a orientação da professora de tecnologia/ multiplicadora no laboratório da Utec,enquanto os estudantes vivenciaram a experiência do uso do kit Lego associado com o conteúdo da aula, de forma lúdica, interativa e prazerosa. ◀O presente trabalho é o relato de uma ação da Utec Gregório Bezerra em parceria com a Escola Municipal do Dom. Os professores foram convidados a participar de u ▶" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-05 - EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, ROBÓTICA DE EXCAIXE, INCLUSÃO, LUDICIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD4_SA5_ID1130_30092016094012.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISELLE MARIA CARVALHO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GISELLE CARVALHO" "autor_email" => "gisa_mary@yahoo.com.br" "autor_ies" => "PREFEITURA DO RECIFE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [▶ "id" => 22644 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 504 "inscrito_id" => 1130 "titulo" => "A ROBÓTICA COMO FACILITADORA DA INCLUSÃO TECNOLÓGICA E DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O presente trabalho é o relato de uma ação da Utec Gregório Bezerra em parceria com a Escola Municipal do Dom. Os professores foram convidados a participar de uma formação continuada de forma atuante onde à medida que participavam da formação, trabalhavam os conteúdos com seus estudantes ao mesmo tempo. Os objetivos são: Desenvolver uma sequência didática utilizando as tecnologias disponíveis na escola; Introduzir a robótica de encaixe por meio dos kits Lego já nos anos da Educação Infantil, aplicando sua usabilidade aos projetos didáticos; Apresentar um dos possíveis usos do datashow/ projetor multimídia na sala de aula; Realizar atividades de coordenação motora, utilizando softwares educacionais; Relacionar as atividades ‘tecnológicas’ com os conteúdos vivenciados no cotidiano. Dessa forma, foi desenvolvida uma sequencia didática onde professores puderam desenvolver uma aula com a orientação da professora de tecnologia/ multiplicadora no laboratório da Utec,enquanto os estudantes vivenciaram a experiência do uso do kit Lego associado com o conteúdo da aula, de forma lúdica, interativa e prazerosa. ◀O presente trabalho é o relato de uma ação da Utec Gregório Bezerra em parceria com a Escola Municipal do Dom. Os professores foram convidados a participar de u ▶" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-05 - EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, ROBÓTICA DE EXCAIXE, INCLUSÃO, LUDICIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD4_SA5_ID1130_30092016094012.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISELLE MARIA CARVALHO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GISELLE CARVALHO" "autor_email" => "gisa_mary@yahoo.com.br" "autor_ies" => "PREFEITURA DO RECIFE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] }