O artigo analisa e discute a gestão escolar democrática e o Projeto Político-Pedagógico como instrumento de construção desse modelo de gestão. Nesse sentido, mediante o Programa Institucional de Monitoria/PIM, propusemos analisar os dados obtidos no trabalho de pesquisa sobre o tema em questão, realizado pelos alunos do 4º período do curso de Pedagogia, na disciplina “Gestão dos Processos Educativos”, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Campus Avançado Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia – CAMEAM, nos municípios do Alto Oeste potiguar, a saber: Alexandria, Itaú, Luís Gomes, Rodolfo Fernandes, Marcelino Vieira, Pau dos Ferros, Portalegre, São Francisco do Oeste, São Miguel, Rafael Fernandes, Doutor Severiano, Riacho de Santana e Taboleiro Grande. A metodologia utilizada para a construção do artigo compreendeu a realização de revisões bibliográficas, a construção de questionários semi-estruturados junto aos alunos e a análise dos questionários coletados pelos alunos do 4º período. O referencial teórico utilizado contou com as contribuições de autores como Bobbio (2000), Bravo (2011), Ferreira (2007), Gadotti (1997), Hora (1994), Libâneo (2002), Luck (2002), Luiz (2010), Marques (2007), Paro (2003, 2006), Vasconcellos (2009), Veiga (1995). Mediante o estudo realizado é possível afirmar que grande parte dos professores e gestores das escolas públicas não têm um conceito claro do que seja a gestão democrática/participativa e, por extensão, também se pode inferir que estes sujeitos têm feito pouco no sentido de construir e/ou ampliar este modelo de gestão no cotidiano da escola. Isto fica evidente quando, por exemplo, se verifica que na maioria das escolas públicas o Projeto Político-Pedagógico, um importante instrumento na construção da gestão democrática, ainda é concebido e construído de forma não democrática, o que reduz as possibilidades de participação dos pais, dos alunos e da comunidade.