Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A INCLUSÃO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA: UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS GESTORAS.

Palavra-chaves: TECNOLOGIAS, GESTÃO, PRÁTICAS GESTORAS Comunicação Oral (CO) GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL
0 of 0
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22574 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 546 "inscrito_id" => 3133 "titulo" => "A INCLUSÃO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA: UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS GESTORAS." "resumo" => "Neste artigo tratamos das relações entre as práticas gestoras e a inserção das novas tecnologias no espaço escolar, buscando compreender o olhar da gestão escolar sobre o uso dessas novas tecnologias na organização e no desenvolvimento do trabalho pedagógico escolar. Nessa direção, abordamos inicialmente algumas concepções de gestão fazendo uma relação com o atual contexto social no qual as escolas estão inseridas, na qual ganha ênfase a democratização escolar e o diálogo com as tecnologias informacionais. Assim, tomamos como referência Alonso (1988) por abordar o papel do diretor na administração escolar, Moran (2000) que trata das questões acerca das novas tecnologias e mediação pedagógica, assim como Kenski (2007) que também trata das relações entre Educação e tecnologias. Esta pesquisa parte de uma abordagem qualitativa, na qual realizamos um estudo de campo com seis sujeitos em uma escola municipal do agreste pernambucano. Como principais achados, identificamos o uso de muitos instrumentos tecnológicos utilizados pela gestão como instrumentos facilitadores do processo educativo, assim como também foi possível compreender que o uso desses elementos tecnológicos vem gerando bons resultados à medida em que facilita tanto o trabalho dos gestores como também o dos professores e contribui para o desenvolvimento dos alunos, objetivando o aprimoramento do ensino-aprendizagem.Neste artigo tratamos das relações entre as práticas gestoras e a inserção das novas tecnologias no espaço escolar, buscando compreender o olhar da gestão escol" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL" "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS, GESTÃO, PRÁTICAS GESTORAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA2_ID3133_09102016093231.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÔNICA BATISTA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MÔNICA BATISTA " "autor_email" => "monikacoca4@gmail.com" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22574 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 546 "inscrito_id" => 3133 "titulo" => "A INCLUSÃO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA: UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS GESTORAS." "resumo" => "Neste artigo tratamos das relações entre as práticas gestoras e a inserção das novas tecnologias no espaço escolar, buscando compreender o olhar da gestão escolar sobre o uso dessas novas tecnologias na organização e no desenvolvimento do trabalho pedagógico escolar. Nessa direção, abordamos inicialmente algumas concepções de gestão fazendo uma relação com o atual contexto social no qual as escolas estão inseridas, na qual ganha ênfase a democratização escolar e o diálogo com as tecnologias informacionais. Assim, tomamos como referência Alonso (1988) por abordar o papel do diretor na administração escolar, Moran (2000) que trata das questões acerca das novas tecnologias e mediação pedagógica, assim como Kenski (2007) que também trata das relações entre Educação e tecnologias. Esta pesquisa parte de uma abordagem qualitativa, na qual realizamos um estudo de campo com seis sujeitos em uma escola municipal do agreste pernambucano. Como principais achados, identificamos o uso de muitos instrumentos tecnológicos utilizados pela gestão como instrumentos facilitadores do processo educativo, assim como também foi possível compreender que o uso desses elementos tecnológicos vem gerando bons resultados à medida em que facilita tanto o trabalho dos gestores como também o dos professores e contribui para o desenvolvimento dos alunos, objetivando o aprimoramento do ensino-aprendizagem.Neste artigo tratamos das relações entre as práticas gestoras e a inserção das novas tecnologias no espaço escolar, buscando compreender o olhar da gestão escol" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL" "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS, GESTÃO, PRÁTICAS GESTORAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA2_ID3133_09102016093231.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÔNICA BATISTA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MÔNICA BATISTA " "autor_email" => "monikacoca4@gmail.com" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

Neste artigo tratamos das relações entre as práticas gestoras e a inserção das novas tecnologias no espaço escolar, buscando compreender o olhar da gestão escolar sobre o uso dessas novas tecnologias na organização e no desenvolvimento do trabalho pedagógico escolar. Nessa direção, abordamos inicialmente algumas concepções de gestão fazendo uma relação com o atual contexto social no qual as escolas estão inseridas, na qual ganha ênfase a democratização escolar e o diálogo com as tecnologias informacionais. Assim, tomamos como referência Alonso (1988) por abordar o papel do diretor na administração escolar, Moran (2000) que trata das questões acerca das novas tecnologias e mediação pedagógica, assim como Kenski (2007) que também trata das relações entre Educação e tecnologias. Esta pesquisa parte de uma abordagem qualitativa, na qual realizamos um estudo de campo com seis sujeitos em uma escola municipal do agreste pernambucano. Como principais achados, identificamos o uso de muitos instrumentos tecnológicos utilizados pela gestão como instrumentos facilitadores do processo educativo, assim como também foi possível compreender que o uso desses elementos tecnológicos vem gerando bons resultados à medida em que facilita tanto o trabalho dos gestores como também o dos professores e contribui para o desenvolvimento dos alunos, objetivando o aprimoramento do ensino-aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.