O trabalho ora exposto apresenta o nosso estudo de doutorado sobre a avaliação do Programa de Tutoria Especial da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) acerca das suas contribuições para a permanência e o bom desempenho acadêmico dos seus estudantes com deficiência. A pesquisa foi realizada nos cursos de Pedagogia, História, Filosofia, Comunicação Social, Serviço Social, Direito e Física, contando como sujeitos: estudantes com deficiência, seus respectivos tutores especiais, professores e a coordenadora do referido Programa. Na coleta de dados utilizamos como técnicas a análise documental, questionários, entrevistas e o registro de observações. Na análise dos dados, concluída e defendida no ano de 2012, levantamos a tese de que o Programa de Tutoria da UEPB é um tipo de Atendimento Educacional Especializado (AEE), serviço este garantido a partir da Constituição Federal de 1988 para as pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, matriculados na educação básica da rede pública. No entanto, a investigação constatou que o Programa de Tutoria Especial é um tipo de AEE para o ensino superior, ou seja com características e metodologias peculiares e diferenciadas do AEE da educação básica. Ainda foi constatado que esta experiência da UEPB é pioneira dentre as universidades brasileiras, uma vez que o MEC ainda não dispõe de uma política de AEE para o ensino superior.