Introdução: a participação social do idoso em grupos de educação em saúde favorece a promoção da saúde e um envelhecimento ativo através de ações de ações de autocuidado Objetivo: Relatar a experiência de participação em grupo de idosos com atividades de educação em saúde em uma Unidade de Saúde da Família na cidade de Picos - PI. Metodologia: Consiste em um estudo descritivo, com enfoque no relato de experiência, realizado de setembro a novembro de 2012, durante a execução do projeto Promoção da saúde de idosos através de grupos, da Universidade Federal do Piauí, Campos Senador Helvídio Nunes de Barros. Resultados e discussão: Através do diálogo com o idoso, foram indagadas questões acerca dos hábitos nutricionais, nível de atividade física e cuidados relacionados a tratamento medicamentoso. A partir dos dados pode-se perceber que os mesmos desenvolvem práticas não condizentes com a percepção de um estilo de vida saudável para esta população, podendo predispor a ocorrência de complicações; dessa forma, foram desenvolvidas atividades de educação e saúde, estimulando a inserção de hábitos saudáveis, prevenção de complicações de patologias prevalentes na faixa etária idosa juntamente com o estímulo da memória e da aprendizagem através do convívio social. Nesse contexto, o suporte educativo tem um impacto impressionante sobre o comportamento de idoso, tendo singular importância. Ao final do processo, a avaliação poderá ser feita por meio da validação das orientações. Conclusão: O contato com os idosos na Unidade de Saúde contribuiu para o desenvolvimento profissional, reforçando o aprendizado do idoso no que diz respeito a sua saúde proporcionando-lhes o envelhecimento saudável.