Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

O ENSINO DE HISTÓRIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: METODOLOGIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS.

Palavra-chaves: Ensino De História;, Práticas Pedagógicas;, Ensino/aprendizagem. Comunicação Oral 02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
0 of 0
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 193 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 441 "inscrito_id" => 1678 "titulo" => "O ENSINO DE HISTÓRIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: METODOLOGIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS." "resumo" => "No presente artigo, apresentamos uma analise reflexiva a cerca das metodologias e das práticas pedagógicas, aplicadas no Ensino de História do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental em uma Escola publica da cidade de Parnaíba-PI. Dentro dos nossos objetivos, procuramos focalizar não só o tipo de metodologia utilizada pelo professor no Ensino de História, mas também a relação professor/aluno, e entre alunos. A fim de analisarmos sua importância no processo de ensino/aprendizagem, verificar o grau de aceitação das práticas metodológicas pelos discentes, observar o grau de motivação dos alunos mediante os conteúdos abordados em sala de aula e o valor atribuído aos acontecimentos históricos tanto pelo professor quanto pelos alunos. Para a realização do mesmo, empregamos a pesquisa de caráter qualitativo utilizando-nos de observações não participantes, entrevista semi-estruturada e também o estudo de caso, o qual nos foi de grande valia no decorrer da realização da pesquisa tanto dentro do ambiente escolar de maneira geral como também na sala de aula.No presente artigo, apresentamos uma analise reflexiva a cerca das metodologias e das práticas pedagógicas, aplicadas no Ensino de História do primeiro ao quint" "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "palavra_chave" => "Ensino de história;, Práticas pedagógicas;, Ensino/aprendizagem." "idioma" => "Português" "arquivo" => "2cb6b10338a7fc4117a80da24b582060.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA ARAÚJO ROQUE SIQUEIRA" "autor_nome_curto" => "FERNANDA ROQUE" "autor_email" => "fernandinhaphb@ig.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 193 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 441 "inscrito_id" => 1678 "titulo" => "O ENSINO DE HISTÓRIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: METODOLOGIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS." "resumo" => "No presente artigo, apresentamos uma analise reflexiva a cerca das metodologias e das práticas pedagógicas, aplicadas no Ensino de História do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental em uma Escola publica da cidade de Parnaíba-PI. Dentro dos nossos objetivos, procuramos focalizar não só o tipo de metodologia utilizada pelo professor no Ensino de História, mas também a relação professor/aluno, e entre alunos. A fim de analisarmos sua importância no processo de ensino/aprendizagem, verificar o grau de aceitação das práticas metodológicas pelos discentes, observar o grau de motivação dos alunos mediante os conteúdos abordados em sala de aula e o valor atribuído aos acontecimentos históricos tanto pelo professor quanto pelos alunos. Para a realização do mesmo, empregamos a pesquisa de caráter qualitativo utilizando-nos de observações não participantes, entrevista semi-estruturada e também o estudo de caso, o qual nos foi de grande valia no decorrer da realização da pesquisa tanto dentro do ambiente escolar de maneira geral como também na sala de aula.No presente artigo, apresentamos uma analise reflexiva a cerca das metodologias e das práticas pedagógicas, aplicadas no Ensino de História do primeiro ao quint" "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "palavra_chave" => "Ensino de história;, Práticas pedagógicas;, Ensino/aprendizagem." "idioma" => "Português" "arquivo" => "2cb6b10338a7fc4117a80da24b582060.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA ARAÚJO ROQUE SIQUEIRA" "autor_nome_curto" => "FERNANDA ROQUE" "autor_email" => "fernandinhaphb@ig.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

No presente artigo, apresentamos uma analise reflexiva a cerca das metodologias e das práticas pedagógicas, aplicadas no Ensino de História do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental em uma Escola publica da cidade de Parnaíba-PI. Dentro dos nossos objetivos, procuramos focalizar não só o tipo de metodologia utilizada pelo professor no Ensino de História, mas também a relação professor/aluno, e entre alunos. A fim de analisarmos sua importância no processo de ensino/aprendizagem, verificar o grau de aceitação das práticas metodológicas pelos discentes, observar o grau de motivação dos alunos mediante os conteúdos abordados em sala de aula e o valor atribuído aos acontecimentos históricos tanto pelo professor quanto pelos alunos. Para a realização do mesmo, empregamos a pesquisa de caráter qualitativo utilizando-nos de observações não participantes, entrevista semi-estruturada e também o estudo de caso, o qual nos foi de grande valia no decorrer da realização da pesquisa tanto dentro do ambiente escolar de maneira geral como também na sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.