No curso de Bacharelado em Nutrição, ofertado pela Universidade Federal de Campina Grande existe uma disciplina denominada Fisiopatologia da Nutrição tida como uma disciplina obrigatória da grade curricular. Esta disciplina é essencial para a formação do futuro profissional nutricionista, já que o mesmo através dela, se torna apto a compreender os mecanismos que desencadeiam as doenças, as manifestações clínicas, as terminologias utilizadas, assim como, facilitar a identificação de casos clínicos. Porém, devido ao conteúdo extremamente teórico e bastante extenso, aliado a outras disciplinas da base curricular do curso e demais atividades, muitas vezes resultam em um baixo aproveitamento e rendimento por parte dos alunos. Outro ponto de dificuldade deles é com relação a interpretação de casos clínicos que aparecem nas avaliações, muitas vezes os discentes se prendem demais a decorar os assuntos e acabam tendo dificuldade em colocá-los na prática. Pensando nessa dificuldade objetivou-se construir um material didático, no formato de caderno de exercícios, com a finalidade de auxiliar os acadêmicos na compreensão e, consequentemente, melhor êxito na resolução de questões atreladas aos casos clínicos. O presente trabalho tem como objetivo propor um material didático para os discentes da disciplina de fisiopatologia da nutrição Foram realizadas reuniões e discussões entre os monitores e orientador, a fim de estabelecer estratégias para a construção do material. Foram aplicadas algumas dessas atividades como um projeto piloto, que servirá para delinear a construção final do projeto e, consequentemente, sua aplicação como ferramenta didática.