ONE, Giselle Medeiros Da Costa et al.. Educação ambiental de forma lúdica. Anais I CONBRACIS... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/19117>. Acesso em: 22/11/2024 12:29
A educação ambiental se constitui numa forma abrangente de educação, que se propõe atingir todos os cidadãos, através de um processo pedagógico participativo permanente que procura infiltrar no educando uma consciência crítica sobre a problemática ambiental. Objetivou-se sensibilizar os educandos da Educação Infantil II para uma nova conduta em relação à problemática ambiental. A presente pesquisa foi realizada em uma Escola Particular localizada no Bairro Mangabeira em João Pessoa – PB, com 112 educandos da Educação Infantil II. Realizou-se uma apresentação com teatro de fantoches sobre a importância da coleta seletiva, foram realizadas oficinas de reaproveitamento dos resíduos produzidos por eles para confecção de brinquedos. As crianças mostraram interesse pelo assunto, tendo assim um resultado muito positivo, participaram ativamente nas leituras e brincadeiras apresentadas, brincadeiras estas onde foram utilizados brinquedos pedagógicos feitos a partir de sucata. Os educandos adoraram a ideia de reaproveitar o resíduo principalmente quando ele é transformando em brinquedos, a ideia foi aceita, pois mexeu com a imaginação e a criatividade dos educandos, assim adquiriram a formação sobre o que fazer com o "resíduo", vendo o mesmo com outros olhos. As crianças tem a consciência de que o nosso planeta está em perigo e já procuram ter cuidado com o meio ambiente, parecendo já haver o início da formação de uma consciência ecológica, o que certamente trará futuramente melhores condições de vida para o ser humano.