A construção de mapas conceituais deve ser realizada considerando uma estruturação hierárquica dos conceitos que serão apresentados. O mapeamento é uma técnica que pode ser utilizado em diversas situações. Este estudo trata-se de um relato de experiência por parte dos estudantes do décimo período do curso de Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi/Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que estavam em atividades no estágio de Atenção Fisioterapêutica em Reumatologia, realizados na clínica escola de fisioterapia da instituição supracitada. Um total de 6 estudantes elaboraram seus mapas de conceito, a partir do software CmapTools 6.01, bem como seus relatos de experiência. Podemos observar nas falas dos alunos do estágio que eles entenderam a importância da utilização desse tipo de ferramenta como forma de aperfeiçoar e otimizar o aprendizado. Os relatos de experiências mostram que realmente a construção do mapa conceitual traz efeitos positivos no resgate de conteúdo teórico e facilita a prática clínica.