Artigo Anais I CONBRACIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

CONHECIMENTO DOS ALUNOS DO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO SOBRE BIOTECNOLOGIA

Palavra-chaves: BIOTECNOLOGIA, EDUCAÇÃO, ENSINO MÉDIO Comunicação Oral (CO) AT-12: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
"2016-06-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 19057
    "edicao_id" => 43
    "trabalho_id" => 754
    "inscrito_id" => 3218
    "titulo" => "CONHECIMENTO DOS ALUNOS DO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO SOBRE BIOTECNOLOGIA"
    "resumo" => "A Biotecnologia é um conjunto multidisciplinar de conhecimentos que visa o desenvolvimento de métodos, técnicas e meios associados a seres vivos, macro e microscópicos, que originem produtos úteis e contribuam para a resolução de problemas. Temas polêmicos relacionados à pesquisa genômica, clonagem de órgãos e organismos, emprego de células-tronco e, especialmente, à produção e utilização de organismos transgênicos passam a ser discutidos dentro e fora da escola. A escola deveria ser o lugar onde esses assuntos poderiam ser apresentados e tratados de modo sistematizado, no entanto isto normalmente não acontece. Objetivou-se verificar o conhecimento dos alunos de 3° ano de uma escola pública de João Pessoa - PB sobre assuntos relacionados com a biotecnologia através da aplicação de questionários com 85 alunos da referida série. Os dados obtidos dos questionários revelam uma carência de informação quanto aos assuntos que envolvem a biotecnologia, indicando um baixo nível de conhecimento dos alunos do 3º ano. Verificou-se que os professores não abordam tais conteúdos em sala de aula, e na escola, o ensino não lhes propicia as atividades necessárias para que haja um desenvolvimento dos conceitos científicos, de modo que, estes possam ultrapassar os conceitos espontâneos. Conclui-se que, o conhecimento dos alunos de 3° ano em João Pessoa - PB sobre biotecnologia no qual se realizou o presente estudo, é considerado insuficiente, onde em todos os temas abordados obteve-se um percentual menor 50% de acertos pelos alunos da escola pública."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT-12: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS"
    "palavra_chave" => "BIOTECNOLOGIA, EDUCAÇÃO, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV055_MD1_SA12_ID3218_31052016160456.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GISELLE MEDEIROS DA COSTA ONE"
    "autor_nome_curto" => "GISELLE MEDEIRO"
    "autor_email" => "gisellemedeiroscs@gmail.c"
    "autor_ies" => "FACNORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conbracis"
    "edicao_nome" => "Anais I CONBRACIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a005a0a41f_16022020235418.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1844e6a6a1a_22072020105342.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 29
    "publicacao_nome" => "Anais Conbracis"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 19057
    "edicao_id" => 43
    "trabalho_id" => 754
    "inscrito_id" => 3218
    "titulo" => "CONHECIMENTO DOS ALUNOS DO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO SOBRE BIOTECNOLOGIA"
    "resumo" => "A Biotecnologia é um conjunto multidisciplinar de conhecimentos que visa o desenvolvimento de métodos, técnicas e meios associados a seres vivos, macro e microscópicos, que originem produtos úteis e contribuam para a resolução de problemas. Temas polêmicos relacionados à pesquisa genômica, clonagem de órgãos e organismos, emprego de células-tronco e, especialmente, à produção e utilização de organismos transgênicos passam a ser discutidos dentro e fora da escola. A escola deveria ser o lugar onde esses assuntos poderiam ser apresentados e tratados de modo sistematizado, no entanto isto normalmente não acontece. Objetivou-se verificar o conhecimento dos alunos de 3° ano de uma escola pública de João Pessoa - PB sobre assuntos relacionados com a biotecnologia através da aplicação de questionários com 85 alunos da referida série. Os dados obtidos dos questionários revelam uma carência de informação quanto aos assuntos que envolvem a biotecnologia, indicando um baixo nível de conhecimento dos alunos do 3º ano. Verificou-se que os professores não abordam tais conteúdos em sala de aula, e na escola, o ensino não lhes propicia as atividades necessárias para que haja um desenvolvimento dos conceitos científicos, de modo que, estes possam ultrapassar os conceitos espontâneos. Conclui-se que, o conhecimento dos alunos de 3° ano em João Pessoa - PB sobre biotecnologia no qual se realizou o presente estudo, é considerado insuficiente, onde em todos os temas abordados obteve-se um percentual menor 50% de acertos pelos alunos da escola pública."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT-12: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS"
    "palavra_chave" => "BIOTECNOLOGIA, EDUCAÇÃO, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV055_MD1_SA12_ID3218_31052016160456.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GISELLE MEDEIROS DA COSTA ONE"
    "autor_nome_curto" => "GISELLE MEDEIRO"
    "autor_email" => "gisellemedeiroscs@gmail.c"
    "autor_ies" => "FACNORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conbracis"
    "edicao_nome" => "Anais I CONBRACIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a005a0a41f_16022020235418.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1844e6a6a1a_22072020105342.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 29
    "publicacao_nome" => "Anais Conbracis"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de junho de 2016

Resumo

A Biotecnologia é um conjunto multidisciplinar de conhecimentos que visa o desenvolvimento de métodos, técnicas e meios associados a seres vivos, macro e microscópicos, que originem produtos úteis e contribuam para a resolução de problemas. Temas polêmicos relacionados à pesquisa genômica, clonagem de órgãos e organismos, emprego de células-tronco e, especialmente, à produção e utilização de organismos transgênicos passam a ser discutidos dentro e fora da escola. A escola deveria ser o lugar onde esses assuntos poderiam ser apresentados e tratados de modo sistematizado, no entanto isto normalmente não acontece. Objetivou-se verificar o conhecimento dos alunos de 3° ano de uma escola pública de João Pessoa - PB sobre assuntos relacionados com a biotecnologia através da aplicação de questionários com 85 alunos da referida série. Os dados obtidos dos questionários revelam uma carência de informação quanto aos assuntos que envolvem a biotecnologia, indicando um baixo nível de conhecimento dos alunos do 3º ano. Verificou-se que os professores não abordam tais conteúdos em sala de aula, e na escola, o ensino não lhes propicia as atividades necessárias para que haja um desenvolvimento dos conceitos científicos, de modo que, estes possam ultrapassar os conceitos espontâneos. Conclui-se que, o conhecimento dos alunos de 3° ano em João Pessoa - PB sobre biotecnologia no qual se realizou o presente estudo, é considerado insuficiente, onde em todos os temas abordados obteve-se um percentual menor 50% de acertos pelos alunos da escola pública.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.