FORMAS DE REPRESENTAÇÃO DA REALIDADE PORTUGUESA DO FIM SÉCULO XX NOS ROMANCES DE JOSÉ SARAMAGO E ANTÓNIO LOBO ANTUNES
"2012-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 1862 "edicao_id" => 7 "trabalho_id" => 34 "inscrito_id" => 157 "titulo" => "FORMAS DE REPRESENTAÇÃO DA REALIDADE PORTUGUESA DO FIM SÉCULO XX NOS ROMANCES DE JOSÉ SARAMAGO E ANTÓNIO LOBO ANTUNES" "resumo" => ""Levantado do chão" foi escrito por José Saramago como resultado de uma estadia do escritor numa propriedade rural do Alentejo. É um livro, que sendo a história de luta dos camponeses e do seu processo de libertação dos grandes proprietários de terras, conjuga para a ideia de levante em várias instâncias sociais ao redor do mundo: seja a libertação das mulheres do jugo masculino, a dos colonizados do jugo dos colonizadores, a dos subservientes ao jugo da ditadura. Pela época em que foi publicado, Lobo Antunes, retornado da experiência da Guerra Colonial em Angola, publica "Os cus de Judas", livro que é também um levante de consciência acerca dos limites criminais dos projetos de colonização. Mais que coincidências temporais, dos gestos de escrita e aproximações de linhas temáticas ou as oscilações e os trânsitos de tipos linguísticos apontados no primeiro romance e a abertura descondicionada e indisciplinada da narrativa do segundo, em ambos ganham contornos a preferência ficcional pelos procedimentos narrativos miscigenados e uma escrita que cumpre o interesse de reavivar o pacto entre ficção e realidade, num período em que o excesso de inovações conduzia o romance português para uma dissolução perigosa. Estes encaminhamentos fundam esta comunicação que objetiva entender como a literatura de José Saramago e a de Lobo Antunes representam a realidade portuguesa, sobretudo, a dos fins do século XX. A proposta se guia pelos pressupostos metodológicos de Erich Auerbach (2009) e elabora uma leitura de viés comparativo que busca um não-reducionismo das duas manifestações literárias, isto é, não é nosso propósito uma mera marcação de fatos históricos e sua verificação na costura dos textos escolhidos, mas buscamos, no movimento de leitura dos romances e nas relações assumidas entre eles, as relações essenciais que venham manter com o contexto histórico a que se referem. Como possíveis encaminhamentos podemos distinguir que, se ao primeiro escritor interessa as formas de representação da história, ao segundo interessa a representação subjetiva; enquanto um reúne esforços para alcançar o cerne das descontinuidades dos materiais históricos, o outro quer alcançar o cerne do pensamento verbal, lugar desistoricizado, lugar em que tudo vem antes de tudo. O esforço comum aos dois, entretanto, está no modo como o tempo histórico é apreendido nos romances, que aqui poderíamos entender como, a história em processo paralelo e a história em processo internalizado à obra literária. No primeiro, a história adentra e ventila o romance, no segundo, adentra e se dilui. O resultado é duas visões distintas sobre a realidade, embora, ambas estejam localizadas num território em comum: o da necessária reinvenção, característica peculiar do gesto artístico na literatura." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "34e68bdc2c0f8eac412ed59a6e811852_157_34_.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 13:10:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO FERNANDES DE OLIVEIRA NETO" "autor_nome_curto" => "PEDRO FERNANDES" "autor_email" => "pedro.letras@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-abralic" "edicao_nome" => "Anais ABRALIC" "edicao_evento" => "Encontro da Associação Brasileira de Literatura Comparada" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/abralic/2012" "edicao_logo" => "5e49c718ed7fd_16022020195000.png" "edicao_capa" => "5f1733ddf238d_21072020152845.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 7 "publicacao_nome" => "Revista ABRALIC" "publicacao_codigo" => "2317-157X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 1862 "edicao_id" => 7 "trabalho_id" => 34 "inscrito_id" => 157 "titulo" => "FORMAS DE REPRESENTAÇÃO DA REALIDADE PORTUGUESA DO FIM SÉCULO XX NOS ROMANCES DE JOSÉ SARAMAGO E ANTÓNIO LOBO ANTUNES" "resumo" => ""Levantado do chão" foi escrito por José Saramago como resultado de uma estadia do escritor numa propriedade rural do Alentejo. É um livro, que sendo a história de luta dos camponeses e do seu processo de libertação dos grandes proprietários de terras, conjuga para a ideia de levante em várias instâncias sociais ao redor do mundo: seja a libertação das mulheres do jugo masculino, a dos colonizados do jugo dos colonizadores, a dos subservientes ao jugo da ditadura. Pela época em que foi publicado, Lobo Antunes, retornado da experiência da Guerra Colonial em Angola, publica "Os cus de Judas", livro que é também um levante de consciência acerca dos limites criminais dos projetos de colonização. Mais que coincidências temporais, dos gestos de escrita e aproximações de linhas temáticas ou as oscilações e os trânsitos de tipos linguísticos apontados no primeiro romance e a abertura descondicionada e indisciplinada da narrativa do segundo, em ambos ganham contornos a preferência ficcional pelos procedimentos narrativos miscigenados e uma escrita que cumpre o interesse de reavivar o pacto entre ficção e realidade, num período em que o excesso de inovações conduzia o romance português para uma dissolução perigosa. Estes encaminhamentos fundam esta comunicação que objetiva entender como a literatura de José Saramago e a de Lobo Antunes representam a realidade portuguesa, sobretudo, a dos fins do século XX. A proposta se guia pelos pressupostos metodológicos de Erich Auerbach (2009) e elabora uma leitura de viés comparativo que busca um não-reducionismo das duas manifestações literárias, isto é, não é nosso propósito uma mera marcação de fatos históricos e sua verificação na costura dos textos escolhidos, mas buscamos, no movimento de leitura dos romances e nas relações assumidas entre eles, as relações essenciais que venham manter com o contexto histórico a que se referem. Como possíveis encaminhamentos podemos distinguir que, se ao primeiro escritor interessa as formas de representação da história, ao segundo interessa a representação subjetiva; enquanto um reúne esforços para alcançar o cerne das descontinuidades dos materiais históricos, o outro quer alcançar o cerne do pensamento verbal, lugar desistoricizado, lugar em que tudo vem antes de tudo. O esforço comum aos dois, entretanto, está no modo como o tempo histórico é apreendido nos romances, que aqui poderíamos entender como, a história em processo paralelo e a história em processo internalizado à obra literária. No primeiro, a história adentra e ventila o romance, no segundo, adentra e se dilui. O resultado é duas visões distintas sobre a realidade, embora, ambas estejam localizadas num território em comum: o da necessária reinvenção, característica peculiar do gesto artístico na literatura." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "34e68bdc2c0f8eac412ed59a6e811852_157_34_.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 13:10:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO FERNANDES DE OLIVEIRA NETO" "autor_nome_curto" => "PEDRO FERNANDES" "autor_email" => "pedro.letras@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-abralic" "edicao_nome" => "Anais ABRALIC" "edicao_evento" => "Encontro da Associação Brasileira de Literatura Comparada" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/abralic/2012" "edicao_logo" => "5e49c718ed7fd_16022020195000.png" "edicao_capa" => "5f1733ddf238d_21072020152845.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 7 "publicacao_nome" => "Revista ABRALIC" "publicacao_codigo" => "2317-157X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }