Neste artigo apresentamos nosso Projeto de Pesquisa PIBIC/CNPq/UEPB (Cota 2015/2016) em andamento, a investigar como alunos e professores consideraram o jogo digital desenvolvido e suas compreensões sobre o conteúdo matemático trabalhado. Exploramos e abordamos em Projeto anterior, PIBIC/CNPq/UEPB (Cota 2014/2015), a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no contexto da Educação Matemática a partir da exploração de jogos digitais e objetos de aprendizagem. No atual Projeto, pretendemos apontar possibilidades de uso desse recurso digital como recurso didático que auxilie os processos de ensino e de aprendizagem, visto que muitas escolas possuem Laboratórios de Informática que, por muitas vezes, são pouco utilizados. Para isso, o jogo digital foi desenvolvido com o aplicativo Construct2, nomeado Coleta Matemática, sobre processo de contagem, o qual será apresentado a alunos do segundo ano dos anos inicias, e seus professores, de escolas da zona rural e urbana no Estado da Paraíba. Questionários serão aplicados, observações participantes, notas de campo, vídeos e fotografias utilizados. Estudos e exploração do aplicativo Construct2 foram realizados no Projeto anterior, assim como aplicação de questionário a professores que ensinam Matemática sobre o uso de jogos digitais na educação, resultando que as maiores dificuldades encontradas pelos professores para usar jogos digitais nas salas de aula estão ligadas a falta de estruturas nas escolas, falta de formação dos professores e dificuldade de encontrar jogos relacionados aos conteúdos matemáticos. Além de buscarmos colaborar com professores, buscamos uma metodologia em que o aluno se interesse pelo assunto matemático, pois interesse é fundamental no aprendizado.