Artigo Anais VII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

LER E ESCREVER, EM SEQUÊNCIA E COM PRAZER: UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DE ALFABETIZAÇÃO EM TURMAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA EMEIF SALMONOZOR BRASIL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL, LEITURA, ESCRITA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação Infantil
0 of 0
"2015-11-10 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 17610 "edicao_id" => 40 "trabalho_id" => 58 "inscrito_id" => 508 "titulo" => "LER E ESCREVER, EM SEQUÊNCIA E COM PRAZER: UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DE ALFABETIZAÇÃO EM TURMAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA EMEIF SALMONOZOR BRASIL" "resumo" => "O presente artigo apresenta uma análise dos resultados de experiência de alfabetização em turmas de Educação Infantil na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Salmonozor Brasil. O objetivo é analisar como o processo de leitura e escrita podem ser trabalhados desde a Educação Infantil sem perder a dinâmica da ludicidade. Como metodologia de pesquisa elegemos a abordagem Dialética do tipo qualitativa, o estudo é referenciado em resultados de pesquisa empírica e revisão bibliográfica a partir do aporte teórico de Ferreiro & Teberosky (1984), Freire (1987), Rosa; Brandão (2011), Vigotsky (2001), entre outros. Na Educação Infantil é preciso assegurar às crianças o pleno desenvolvimento de suas potencialidades, articulando a vivência da leitura e da escrita como práticas sociais e assim sendo não serão atividades mecânicas ou descontextualizadas e sim atividades prazerosas que respeita os saberes que as crianças trazem de casa para o ambiente escolar. De forma geral, consideramos que práticas de leitura e escrita podem ser realizadas na Educação Infantil com ludicidade e respeitando as necessidades de aprendizagem das crianças.O presente artigo apresenta uma análise dos resultados de experiência de alfabetização em turmas de Educação Infantil na Escola Municipal de Educação Infantil e" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação Infantil" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, LEITURA, ESCRITA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA12_ID508_09102015011657.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIDNEIA SANTOS DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "SIDNEIA" "autor_email" => "sidneiasousa@bol.com.br" "autor_ies" => "FIJ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VII FIPED" "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015" "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg" "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 17610 "edicao_id" => 40 "trabalho_id" => 58 "inscrito_id" => 508 "titulo" => "LER E ESCREVER, EM SEQUÊNCIA E COM PRAZER: UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DE ALFABETIZAÇÃO EM TURMAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA EMEIF SALMONOZOR BRASIL" "resumo" => "O presente artigo apresenta uma análise dos resultados de experiência de alfabetização em turmas de Educação Infantil na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Salmonozor Brasil. O objetivo é analisar como o processo de leitura e escrita podem ser trabalhados desde a Educação Infantil sem perder a dinâmica da ludicidade. Como metodologia de pesquisa elegemos a abordagem Dialética do tipo qualitativa, o estudo é referenciado em resultados de pesquisa empírica e revisão bibliográfica a partir do aporte teórico de Ferreiro & Teberosky (1984), Freire (1987), Rosa; Brandão (2011), Vigotsky (2001), entre outros. Na Educação Infantil é preciso assegurar às crianças o pleno desenvolvimento de suas potencialidades, articulando a vivência da leitura e da escrita como práticas sociais e assim sendo não serão atividades mecânicas ou descontextualizadas e sim atividades prazerosas que respeita os saberes que as crianças trazem de casa para o ambiente escolar. De forma geral, consideramos que práticas de leitura e escrita podem ser realizadas na Educação Infantil com ludicidade e respeitando as necessidades de aprendizagem das crianças.O presente artigo apresenta uma análise dos resultados de experiência de alfabetização em turmas de Educação Infantil na Escola Municipal de Educação Infantil e" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação Infantil" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, LEITURA, ESCRITA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA12_ID508_09102015011657.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIDNEIA SANTOS DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "SIDNEIA" "autor_email" => "sidneiasousa@bol.com.br" "autor_ies" => "FIJ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VII FIPED" "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015" "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg" "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 10 de novembro de 2015

Resumo

O presente artigo apresenta uma análise dos resultados de experiência de alfabetização em turmas de Educação Infantil na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Salmonozor Brasil. O objetivo é analisar como o processo de leitura e escrita podem ser trabalhados desde a Educação Infantil sem perder a dinâmica da ludicidade. Como metodologia de pesquisa elegemos a abordagem Dialética do tipo qualitativa, o estudo é referenciado em resultados de pesquisa empírica e revisão bibliográfica a partir do aporte teórico de Ferreiro & Teberosky (1984), Freire (1987), Rosa; Brandão (2011), Vigotsky (2001), entre outros. Na Educação Infantil é preciso assegurar às crianças o pleno desenvolvimento de suas potencialidades, articulando a vivência da leitura e da escrita como práticas sociais e assim sendo não serão atividades mecânicas ou descontextualizadas e sim atividades prazerosas que respeita os saberes que as crianças trazem de casa para o ambiente escolar. De forma geral, consideramos que práticas de leitura e escrita podem ser realizadas na Educação Infantil com ludicidade e respeitando as necessidades de aprendizagem das crianças.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.