Este trabalho é fruto da experiência vivenciada durante o Estágio Supervisionado III, no Projeto de Extensão BALE (Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas). O estágio proporcionou uma aproximação da teoria adquirida em sala de aula com a prática no campo de estágio, oportunizando uma troca de conhecimentos entre estagiário (a), membros e o publico do Projeto BALE. O referido trabalho objetiva desenvolver uma reflexão sobre a importância e os desafios do estágio no espaço não-escolar e como foram às experiências vividas no projeto, além de apresentar as ações educativas propostas e como elas foram acolhidas por aqueles que se beneficiam das ações pedagógicas exercidas pelo BALE, visto que o objetivo do projeto é incentivar e estimular o gosto pela leitura, utilizando-se de uma metodologia dinâmica e divertida, sempre voltada para a leitura em sua diversidade. Utilizou-se como referência bibliográfica: Abramovich (1997), Libâneo (2007), Pimenta (1997) entre outros. Partiu-se da compreensão de que o estágio é um espaço de formação para ambos os sujeitos e que tais experiências proporcionam conhecimento, enriquecendo cada vez mais todos que participam desse processo de formação, além de fazer um diagnóstico sobre as ações de incentivo a leitura realizada pelo Projeto BALE, e suas contribuições para a constituição de novos leitores através de práticas voltadas para o lúdico. Conclui-se que a prática do estágio supervisionado é relevante na formação inicial do aluno, haja vista que sua prática contribui para constituição de profissionais comprometidos e cientes de seu papel na educação, seja ela no espaço escolar e não-escolar, onde sejam desenvolvidas ações pedagógicas, em que sua relevância está diretamente comprometida com a qualidade educacional.