O presente artigo apresenta e discute os principais conceitos que fundamentam os estudos e as pesquisas recentes que tratam do uso de tecnologias no ensino superior. Trata-se de um estudo bibliográfico que faz parte de uma pesquisa que visa identificar os usos de tecnologias digitais no ensino superior, em particular os dispositivos móveis. Foram analisadas as produções científicas do período de 2009-2014, constantes de anais de eventos científicos e periódicos da área. Tomou-se este período como referência de análise devido ao crescimento desta temática nos debates acadêmicos. Os eventos pesquisados foram as reuniões da ANPED, ENDIPE, EPENN, e os periódicos foram RBE, E-CURRICULUM, acessados pela base de dados Scielo. A pesquisa utilizou como principais descritores os termos: Inovação pedagógica, Tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs), Tecnologia móvel, Práticas pedagógicas no ensino superior. Os principais resultados apontam uma concentração de estudos e pesquisas em torno dos conceitos de recursos pedagógicos, ambientes digitais, novos letramentos, formação docente. A pesquisa indica que a relação entre tecnologias digitais e ensino superior percorre caminhos diversos, indo desde metodologias de ensino, formação docente e prática pedagógica.