Neste artigo, buscamos verificar o uso de diferentes linguagens e suas semelhanças de família sob uma perspectiva wittgensteiniana em registros que emergem de atividades de modelagem matemática desenvolvidas com alunos dos anos iniciais. Consideramos modelagem matemática como uma estratégia para o ensino e aprendizagem de matemática que vem conquistando espaço no âmbito da educação matemática e das salas de aulas em todos os níveis de ensino. Ao se utilizar a modelagem o professor oportuniza a seus alunos trabalhar os conteúdos matemáticos sem uma definição prévia, não prevendo os caminhos que serão utilizados para chegar a uma solução e nesse sentido podem surgir diferentes modelos e linguagens. As diferentes linguagens produzem diferentes significados e estão associados aos hábitos, costumes de um determinado grupo que se constituem e se transformam em seus usos em diferente contexto, é durante o uso de linguagem que a matemática adquire significado em um determinado jogo de linguagem. Para coleta de dados, desenvolvemos as atividades de modelagem matemática com uma turma de 4° ano do ensino fundamental de uma Escola Publica de Ponta Porã/MS. A partir de nossas analises verificamos que os modelos matemáticos encontrados pelos alunos, neste nível de ensino, foram na maioria representações geométricas e desenhos, que apesar de não trazer explicitamente a sistematização do conteúdo matemático, representam conceitos de área e perímetro.