IV FIPEDA RELAÇÃO ENSINO E PESQUISA NA UNIVERSIDADE: UMA EXPERIÊNCIA NA MONITORIA Elenice Rabelo Costa Estudante de Pedagogia - UECE/QFAFIDAMMarly Medeiros de MirandaProfessora do Curso de Pedagogia- UECE/QFAFIDAMRESUMO INTRODUÇÃO: Este artigo tem como finalidade apresentar a experiência na formação inicial da relação entre ensino-pesquisa através da monitoria. A pesquisa em andamento tem como meta identificar o estado da arte ou estado do conhecimento da produção em Educação de Jovens e Adultos, especificamente as abordagens metodológicas das pesquisas, através dos artigos publicados nos Anais Fórum Internacional de Pedagogia – FIPED, os três primeiros realizados de 2008, 2009, 2010. Pretendemos responder as seguintes questões de pesquisa: O que está sendo produzido e publicado na área Educação de Jovens e Adultos no FIPED? Quais abordagens metodológicas estão sendo utilizadas nas pesquisas? Há predominância de abordagem qualitativa ou quantitativa? METODOLOGIA: Trata-se de um estudo bibliográfico, a ser desenvolvido seguindo os preceitos determinados para esse tipo de investigação. O processo de análise dos dados será realizado em três etapas: 1)a pré-análise; 2) a exploração do material. 3) o tratamento dos resultados, a inferência e a interpretação.RESULTADOS: Este estudo encontra-se na execução da primeira etapa. Foi originado nas discussões da disciplina Pesquisa Educacional da qual a estudante proponente deste artigo é monitora, com início de suas atividades em março deste ano. CONCLUSÕES: Por se tratar de pesquisa em andamento não há conclusões a apresentar.Palavras-chave: ensino, pesquisa, estado da arte, jovens e adultos.