Artigo Anais III CONAEF

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-1235

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I: TECENDO EXPERIÊNCIAS DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, FORMAÇÃO, ESTÁGIO Relato de Experiência (RE) Formação do Profissional de Educação Física
"2012-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1512
    "edicao_id" => 5
    "trabalho_id" => 155
    "inscrito_id" => 546
    "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO I: TECENDO EXPERIÊNCIAS DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL"
    "resumo" => "Os professores de Educação Física, em sua maioria, têm balizado sua prática docente na lógica esportivista, transmitindo os conteúdos de forma linear, diretiva e não sistematizada. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva relatar e discutir aspectos relacionados à realidade da educação física na educação básica, englobando o ensino infantil, fundamental e médio no intuito de compartilhar experiências. Trata-se de um relato de experiência fruto de uma observação proporcionada pela disciplina Estágio Supervisionado Obrigatório I, cujo objetivo principal consiste em possibilitar ao graduando um contato inicial com a realidade escolar. A partir de uma leitura crítica da realidade referente a disciplina educação física  em uma escola da rede particular da cidade de Natal/RN foi possível identificar um cenário preocupante tecido por circunstâncias que corroboram com o desprestígio dessa disciplina no âmbito da escola. No tocante à estrutura física, a escola possui uma quadra poliesportiva e arenas. No que diz respeito aos materiais, a escola possui um número expressivo de bolas das diferentes modalidades, cones, cordas, tatames. De acordo com as observações, no ensino infantil a educação física se resume a natação, as crianças têm duas aulas semanais na piscina com o objetivo de promover a adaptação ao meio líquido. No ensino fundamental o cenário é tecido pela predominância do conteúdo na perspectiva procedimental e dos jogos em detrimento dos demais conteúdos previstos nos PCN’s. Pensando nessa realidade, Darido apud Darido e Rosário (2005) afirmam que a educação física sempre foi tida como uma disciplina de pouco conteúdo, priorizando ao longo de sua história a dimensão procedimental do fazer. Além disso, na maioria das aulas práticas observadas não existe sistematização no sentido de sequenciar as aulas anteriores com as próximas em relação aos conteúdos e seus graus de complexidade. Outros aspectos constatados dizem respeito à utilização majoritária dos estilos de ensino tarefa e comando; a não participação de grande parte dos alunos nas aulas, que privilegiam os indivíduos mais fortes e habilidosos. Esses fatos são muito recorrentes no ensino médio, no qual as aulas práticas observadas tiveram sempre como conteúdos os esportes coletivos. Assim, com vistas à sistematização, seria interessante utilizar a variedade extensa de conteúdos da cultura corporal, desconstruindo a concepção esportivista. Por fim, essa experiência foi de extrema importância para minha formação acadêmica na medida em que possibilitou a inserção na realidade escolar. Ao observar a dinâmica da educação física na escola foi possível perceber as dificuldades que permeiam a disciplina na prática realizando uma ponte com os conteúdos teóricos vistos em sala de aula. Essa experiência desencadeou uma série de aprendizados no que diz respeito às metodologias, estratégias e estilos de ensino em todos os níveis da educação básica, e uma visão geral de como a educação física se configura dentro dos muros da escola, como é tratada pela direção, alunos e demais professores."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "Formação do Profissional de Educação Física"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, FORMAÇÃO, ESTÁGIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => ".pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:00:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULA NUNES CHAVES"
    "autor_nome_curto" => "PAULA NUNES"
    "autor_email" => "paulinha_nunes3@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conaef"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAEF"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012"
    "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png"
    "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 5
    "publicacao_nome" => "Revista Conaef"
    "publicacao_codigo" => "2317-1235"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1512
    "edicao_id" => 5
    "trabalho_id" => 155
    "inscrito_id" => 546
    "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO I: TECENDO EXPERIÊNCIAS DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL"
    "resumo" => "Os professores de Educação Física, em sua maioria, têm balizado sua prática docente na lógica esportivista, transmitindo os conteúdos de forma linear, diretiva e não sistematizada. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva relatar e discutir aspectos relacionados à realidade da educação física na educação básica, englobando o ensino infantil, fundamental e médio no intuito de compartilhar experiências. Trata-se de um relato de experiência fruto de uma observação proporcionada pela disciplina Estágio Supervisionado Obrigatório I, cujo objetivo principal consiste em possibilitar ao graduando um contato inicial com a realidade escolar. A partir de uma leitura crítica da realidade referente a disciplina educação física  em uma escola da rede particular da cidade de Natal/RN foi possível identificar um cenário preocupante tecido por circunstâncias que corroboram com o desprestígio dessa disciplina no âmbito da escola. No tocante à estrutura física, a escola possui uma quadra poliesportiva e arenas. No que diz respeito aos materiais, a escola possui um número expressivo de bolas das diferentes modalidades, cones, cordas, tatames. De acordo com as observações, no ensino infantil a educação física se resume a natação, as crianças têm duas aulas semanais na piscina com o objetivo de promover a adaptação ao meio líquido. No ensino fundamental o cenário é tecido pela predominância do conteúdo na perspectiva procedimental e dos jogos em detrimento dos demais conteúdos previstos nos PCN’s. Pensando nessa realidade, Darido apud Darido e Rosário (2005) afirmam que a educação física sempre foi tida como uma disciplina de pouco conteúdo, priorizando ao longo de sua história a dimensão procedimental do fazer. Além disso, na maioria das aulas práticas observadas não existe sistematização no sentido de sequenciar as aulas anteriores com as próximas em relação aos conteúdos e seus graus de complexidade. Outros aspectos constatados dizem respeito à utilização majoritária dos estilos de ensino tarefa e comando; a não participação de grande parte dos alunos nas aulas, que privilegiam os indivíduos mais fortes e habilidosos. Esses fatos são muito recorrentes no ensino médio, no qual as aulas práticas observadas tiveram sempre como conteúdos os esportes coletivos. Assim, com vistas à sistematização, seria interessante utilizar a variedade extensa de conteúdos da cultura corporal, desconstruindo a concepção esportivista. Por fim, essa experiência foi de extrema importância para minha formação acadêmica na medida em que possibilitou a inserção na realidade escolar. Ao observar a dinâmica da educação física na escola foi possível perceber as dificuldades que permeiam a disciplina na prática realizando uma ponte com os conteúdos teóricos vistos em sala de aula. Essa experiência desencadeou uma série de aprendizados no que diz respeito às metodologias, estratégias e estilos de ensino em todos os níveis da educação básica, e uma visão geral de como a educação física se configura dentro dos muros da escola, como é tratada pela direção, alunos e demais professores."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "Formação do Profissional de Educação Física"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, FORMAÇÃO, ESTÁGIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => ".pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:00:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULA NUNES CHAVES"
    "autor_nome_curto" => "PAULA NUNES"
    "autor_email" => "paulinha_nunes3@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conaef"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAEF"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012"
    "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png"
    "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 5
    "publicacao_nome" => "Revista Conaef"
    "publicacao_codigo" => "2317-1235"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2012

Resumo

Os professores de Educação Física, em sua maioria, têm balizado sua prática docente na lógica esportivista, transmitindo os conteúdos de forma linear, diretiva e não sistematizada. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva relatar e discutir aspectos relacionados à realidade da educação física na educação básica, englobando o ensino infantil, fundamental e médio no intuito de compartilhar experiências. Trata-se de um relato de experiência fruto de uma observação proporcionada pela disciplina Estágio Supervisionado Obrigatório I, cujo objetivo principal consiste em possibilitar ao graduando um contato inicial com a realidade escolar. A partir de uma leitura crítica da realidade referente a disciplina educação física em uma escola da rede particular da cidade de Natal/RN foi possível identificar um cenário preocupante tecido por circunstâncias que corroboram com o desprestígio dessa disciplina no âmbito da escola. No tocante à estrutura física, a escola possui uma quadra poliesportiva e arenas. No que diz respeito aos materiais, a escola possui um número expressivo de bolas das diferentes modalidades, cones, cordas, tatames. De acordo com as observações, no ensino infantil a educação física se resume a natação, as crianças têm duas aulas semanais na piscina com o objetivo de promover a adaptação ao meio líquido. No ensino fundamental o cenário é tecido pela predominância do conteúdo na perspectiva procedimental e dos jogos em detrimento dos demais conteúdos previstos nos PCN’s. Pensando nessa realidade, Darido apud Darido e Rosário (2005) afirmam que a educação física sempre foi tida como uma disciplina de pouco conteúdo, priorizando ao longo de sua história a dimensão procedimental do fazer. Além disso, na maioria das aulas práticas observadas não existe sistematização no sentido de sequenciar as aulas anteriores com as próximas em relação aos conteúdos e seus graus de complexidade. Outros aspectos constatados dizem respeito à utilização majoritária dos estilos de ensino tarefa e comando; a não participação de grande parte dos alunos nas aulas, que privilegiam os indivíduos mais fortes e habilidosos. Esses fatos são muito recorrentes no ensino médio, no qual as aulas práticas observadas tiveram sempre como conteúdos os esportes coletivos. Assim, com vistas à sistematização, seria interessante utilizar a variedade extensa de conteúdos da cultura corporal, desconstruindo a concepção esportivista. Por fim, essa experiência foi de extrema importância para minha formação acadêmica na medida em que possibilitou a inserção na realidade escolar. Ao observar a dinâmica da educação física na escola foi possível perceber as dificuldades que permeiam a disciplina na prática realizando uma ponte com os conteúdos teóricos vistos em sala de aula. Essa experiência desencadeou uma série de aprendizados no que diz respeito às metodologias, estratégias e estilos de ensino em todos os níveis da educação básica, e uma visão geral de como a educação física se configura dentro dos muros da escola, como é tratada pela direção, alunos e demais professores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.