NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E DESEMPENHO EM HABILIDADES MOTORAS DE CRIANÇAS DE PRIMEIRA INFÂNCIA
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Achados na literatura mostram que competência motora e atividade física afetam-se mutuamente e que na primeira infância esta relação seria responsável por promover um maior engajamento em atividades físicas na fase adulta. Devido à ausência de estudos conclusivos, o objetivo do presente estudo foi analisar a associação entre o nível de atividade física e o desempenho em habilidades motoras fundamentais de crianças de 3 a 5 anos da cidade do Recife. Os dados da presente pesquisa são provenientes do Estudo Longitudinal de Observação de Saúde e Bem-estar de Crianças em Idade Pré-Escolar (ELOS-Pré). Foram selecionadas para este estudo 295 crianças, sendo 161 meninos e 134 meninas, eutróficas, de escolas públicas e privadas. O nível de atividade física foi avaliado através de um questionário respondido pelos pais, através da classificação do nível de atividade física e da estimativa em minutos dispendidos em atividades físicas ao ar livre em um dia da semana e um dia do final de semana. Para a coleta do desempenho motor foi utilizada a bateria de testes TGMD-2 segunda versão, em duas subcategorias: habilidades locomotoras e Habilidades de controle de objetos. Para análise das variáveis, foi testada a normalidade e os dados foram apresentados em mediana, amplitude interquartílica e percentis (P25, P50, P75 e P90). Os testes inferenciais incluíram: a) u de mann whitney para verificar diferenças entre os sexos b) kruskal-wallis para diferença entre idades e post hoc de tukey para localizar as diferenças. C) correlação de spearman para associação entre as variáveis. Foi adotado o nível de significância 0,05 como critério de rejeição da hipótese de nulidades em todas as análises. 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