A FISIOTERAPIA NA ATENÇÃO BÁSICA COM UM GRUPO DE DOCENTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
"2012-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 1387 "edicao_id" => 5 "trabalho_id" => 38 "inscrito_id" => 95 "titulo" => "A FISIOTERAPIA NA ATENÇÃO BÁSICA COM UM GRUPO DE DOCENTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA" "resumo" => "A FISIOTERAPIA NA ATENÇÃO BÁSICA COM UM GRUPO DE DOCENTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIAAnne Samilly Gomes Moreira, Acd ; Alecsandra Ferreira Tomaz, DraUniversidade Estadual da Paraíba/Campina Grande/ParaíbaAssunto: Apresentar as atividades de educação em saúde e de prevenção sobre estresse e orientações posturais para professores logo após o término de suas atividades laborativas. Embasamento: Com a necessidade e a precariedade do sistema educacional público, principalmente em comunidade de baixa renda, foi observada a possibilidade de implantação de uma ação de saúde de caráter preventivo e promoção da saúde, com vistas a melhoria da qualidade de vida no trabalho dos professores no ambiente escolar. Objetivo do trabalho desenvolvido: Relatar a experiência do trabalho da fisioterapia na promoção e prevenção de saúde de docentes de uma escola de ensino fundamental de uma comunidade de baixa renda no município de Campina Grande/PB. Descrição da atividade: A atividade faz parte de um projeto de extensão é desenvolvida através de encontros quinzenais sempre na escola com uma hora de duração com a presença de uma média de onze professores. Os encontros são estruturados a partir de temas previamente definidos e em algumas vezes sugeridos pelos participantes. São realizadas ações educativas em saúde e terapêuticas em uma roda de conversa, onde os docentes participam ativamente. Durante a parte discursiva são repassados assuntos como estresse, qualidade de vida, lesões por esforços repetitivos e após a explanação são feitos exercícios de alongamento, fortalecimento e relaxamento muscular. Durante a prática física propõe-se uma reeducação postural destacando a importância da atividade levando em consideração o comprometimento físico com a rotina de trabalho diária desses professores. Lições aprendidas: Embora mediante as dificuldades e carências encontradas no decorrer das intervenções, observa-se que a extensão torna-se uma oportunidade acadêmica possibilitando uma atuação diferente daquela que habitualmente o acadêmico está direcionado, onde além de adquirir experiência beneficia-se mutuamente nos aspectos do processo ensino-aprendizagem. Possíveis recomendações: Assim como o projeto (PL-1270/2011) que tem a intenção de tornar obrigatória a presença de um psicólogo nas escolas, também poderia ser observado o investimento para a presença de fisioterapeutas direcionados a trabalhos dentro da escola, viabilizando não apenas o desenvolvimento de atividades de educação postural junto aos escolares, como também um trabalho de prevenção e melhoria de qualidade de vida no trabalho dos docentes. Palavras-chave: Docentes, Saúde, Prevenção." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "Saúde do Trabalhador" "palavra_chave" => "DOCENTES, SAÚDE, PREVENÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => ".pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 21:00:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNE SAMILLY GOMES MOREIRA" "autor_nome_curto" => "ANNE MOREIRA" "autor_email" => "annesamilly@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conaef" "edicao_nome" => "Anais III CONAEF" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012" "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png" "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00" "publicacao_id" => 5 "publicacao_nome" => "Revista Conaef" "publicacao_codigo" => "2317-1235" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 1387 "edicao_id" => 5 "trabalho_id" => 38 "inscrito_id" => 95 "titulo" => "A FISIOTERAPIA NA ATENÇÃO BÁSICA COM UM GRUPO DE DOCENTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA" "resumo" => "A FISIOTERAPIA NA ATENÇÃO BÁSICA COM UM GRUPO DE DOCENTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIAAnne Samilly Gomes Moreira, Acd ; Alecsandra Ferreira Tomaz, DraUniversidade Estadual da Paraíba/Campina Grande/ParaíbaAssunto: Apresentar as atividades de educação em saúde e de prevenção sobre estresse e orientações posturais para professores logo após o término de suas atividades laborativas. Embasamento: Com a necessidade e a precariedade do sistema educacional público, principalmente em comunidade de baixa renda, foi observada a possibilidade de implantação de uma ação de saúde de caráter preventivo e promoção da saúde, com vistas a melhoria da qualidade de vida no trabalho dos professores no ambiente escolar. Objetivo do trabalho desenvolvido: Relatar a experiência do trabalho da fisioterapia na promoção e prevenção de saúde de docentes de uma escola de ensino fundamental de uma comunidade de baixa renda no município de Campina Grande/PB. Descrição da atividade: A atividade faz parte de um projeto de extensão é desenvolvida através de encontros quinzenais sempre na escola com uma hora de duração com a presença de uma média de onze professores. Os encontros são estruturados a partir de temas previamente definidos e em algumas vezes sugeridos pelos participantes. São realizadas ações educativas em saúde e terapêuticas em uma roda de conversa, onde os docentes participam ativamente. Durante a parte discursiva são repassados assuntos como estresse, qualidade de vida, lesões por esforços repetitivos e após a explanação são feitos exercícios de alongamento, fortalecimento e relaxamento muscular. Durante a prática física propõe-se uma reeducação postural destacando a importância da atividade levando em consideração o comprometimento físico com a rotina de trabalho diária desses professores. Lições aprendidas: Embora mediante as dificuldades e carências encontradas no decorrer das intervenções, observa-se que a extensão torna-se uma oportunidade acadêmica possibilitando uma atuação diferente daquela que habitualmente o acadêmico está direcionado, onde além de adquirir experiência beneficia-se mutuamente nos aspectos do processo ensino-aprendizagem. Possíveis recomendações: Assim como o projeto (PL-1270/2011) que tem a intenção de tornar obrigatória a presença de um psicólogo nas escolas, também poderia ser observado o investimento para a presença de fisioterapeutas direcionados a trabalhos dentro da escola, viabilizando não apenas o desenvolvimento de atividades de educação postural junto aos escolares, como também um trabalho de prevenção e melhoria de qualidade de vida no trabalho dos docentes. Palavras-chave: Docentes, Saúde, Prevenção." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "Saúde do Trabalhador" "palavra_chave" => "DOCENTES, SAÚDE, PREVENÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => ".pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 21:00:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNE SAMILLY GOMES MOREIRA" "autor_nome_curto" => "ANNE MOREIRA" "autor_email" => "annesamilly@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conaef" "edicao_nome" => "Anais III CONAEF" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012" "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png" "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00" "publicacao_id" => 5 "publicacao_nome" => "Revista Conaef" "publicacao_codigo" => "2317-1235" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }