JOGANDO NA QUADRA E NA VIDA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO GOL DE OURO.
"2012-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 1371 "edicao_id" => 5 "trabalho_id" => 19 "inscrito_id" => 145 "titulo" => "JOGANDO NA QUADRA E NA VIDA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO GOL DE OURO." "resumo" => "Este projeto objetiva oportunizar a prática do esporte a um grupo de meninos, proporcionando ocupação, potencializando as capacidades, subtraindo o sedentarismo, dentre outros fatores negativos da vida moderna, a partir do trabalho das qualidades físicas e das habilidades técnicas do esporte. Despertar o interesse pela prática desportiva de forma cooperativa, socializada e humana, implica no desenvolvimento do bom relacionamento com o Eu, com o outro e com o meio ambiente, relacionando as regras do jogo com as regras da vida cotidiana na participação ativa das atividades como cidadãos livres, conscientes e criativos. O projeto é desenvolvido por um professor de educação física com 30 meninos, com idades compreendidas entre 10-13 anos de uma comunidade periférica em Uiraúna - PB. O local é um setor considerado de alto risco social, onde permeia o consumo de drogas e violência. Inicialmente, esse grupo apresentava nível de escolaridade baixo, com deficiência de concentração nos estudos e era perceptível a ignorância em relação aos valores humanos. Todavia, ainda é verificada a precária importância que alguns pais/responsáveis têm destinado à educação, seja no âmbito familiar e/ou escolar. E isso se observa com a ausência de diálogo e interesse para orientar e lidar com a formação educacional dos garotos, atribuindo à escola o dever solitário de resolver a problemática educativa. As atividades com o grupo são realizadas no contra turno escolar no Ginásio Municipal, localizado na comunidade implicada. A grande maioria escolheu como atividade desportiva o futsal, por ser um dos esportes mais exercitados, desejado pelo grupo e por ter um espaço próximo e adequado para praticá-lo. Os conteúdos programados são direcionados à formação corporal e à formação da identidade, procurando trabalhar corpo e mente como partes indivisíveis do ser humano. São efetivadas ações lúdicas, pré-deportivas e desportivas. Ademais, realizam-se bimestralmente competições, envolvendo o grupo mencionado e grupos convidados, com o intuito de expandir a convivência para além da comunidade. A competição busca avaliar as atitudes diante dos resultados, compreendendo as reações grupais e individuais das emoções no percurso competitivo. O grupo é motivado através de exemplos daqueles que conseguem obter êxitos através da força de vontade, da autodisciplina e dos estudos. Com a avaliação das qualidades físicas, cognitivas e subjetivas, almeja-se direcionar a prática do futsal como uma autêntica prática saudável, permanente e prazerosa na busca de melhoria da qualidade de vida dos garotos e da comunidade que assiste. Constata-se na trajetória o alcance de transformações positivas de comportamento, seja junto à comunidade, seja no ambiente escolar, evidenciando que a convivência é construtiva e o interesse pelo futsal e obediência às regras é crescente. Não obstante, há muitos caminhos a trilhar, sendo necessário expandir as atividades para outras comunidades, e assim, proporcionar a prática esportiva e lazer para crianças e adolescentes, jovens e adultos, em benefício da qualidade de vida. Diante dessa finalidade, são necessárias ações de uma política pública permanente voltada ao esporte e ao lazer no município, com espaços adequados e profissionais qualificados, com orientações para as atividades de forma inclusiva e educativa." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "Atividade Física, Educação e Saúde" "palavra_chave" => "ESPORTE, EDUCAÇÃO, ADOLESCENTES" "idioma" => "Português" "arquivo" => ".pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 21:00:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALESSANDRA VIEIRA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "ALESSANDRA FERNANDES" "autor_email" => "alessandra_tetezinha@hotm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conaef" "edicao_nome" => "Anais III CONAEF" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012" "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png" "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00" "publicacao_id" => 5 "publicacao_nome" => "Revista Conaef" "publicacao_codigo" => "2317-1235" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 1371 "edicao_id" => 5 "trabalho_id" => 19 "inscrito_id" => 145 "titulo" => "JOGANDO NA QUADRA E NA VIDA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO GOL DE OURO." "resumo" => "Este projeto objetiva oportunizar a prática do esporte a um grupo de meninos, proporcionando ocupação, potencializando as capacidades, subtraindo o sedentarismo, dentre outros fatores negativos da vida moderna, a partir do trabalho das qualidades físicas e das habilidades técnicas do esporte. Despertar o interesse pela prática desportiva de forma cooperativa, socializada e humana, implica no desenvolvimento do bom relacionamento com o Eu, com o outro e com o meio ambiente, relacionando as regras do jogo com as regras da vida cotidiana na participação ativa das atividades como cidadãos livres, conscientes e criativos. O projeto é desenvolvido por um professor de educação física com 30 meninos, com idades compreendidas entre 10-13 anos de uma comunidade periférica em Uiraúna - PB. O local é um setor considerado de alto risco social, onde permeia o consumo de drogas e violência. Inicialmente, esse grupo apresentava nível de escolaridade baixo, com deficiência de concentração nos estudos e era perceptível a ignorância em relação aos valores humanos. Todavia, ainda é verificada a precária importância que alguns pais/responsáveis têm destinado à educação, seja no âmbito familiar e/ou escolar. E isso se observa com a ausência de diálogo e interesse para orientar e lidar com a formação educacional dos garotos, atribuindo à escola o dever solitário de resolver a problemática educativa. As atividades com o grupo são realizadas no contra turno escolar no Ginásio Municipal, localizado na comunidade implicada. A grande maioria escolheu como atividade desportiva o futsal, por ser um dos esportes mais exercitados, desejado pelo grupo e por ter um espaço próximo e adequado para praticá-lo. Os conteúdos programados são direcionados à formação corporal e à formação da identidade, procurando trabalhar corpo e mente como partes indivisíveis do ser humano. São efetivadas ações lúdicas, pré-deportivas e desportivas. Ademais, realizam-se bimestralmente competições, envolvendo o grupo mencionado e grupos convidados, com o intuito de expandir a convivência para além da comunidade. A competição busca avaliar as atitudes diante dos resultados, compreendendo as reações grupais e individuais das emoções no percurso competitivo. O grupo é motivado através de exemplos daqueles que conseguem obter êxitos através da força de vontade, da autodisciplina e dos estudos. Com a avaliação das qualidades físicas, cognitivas e subjetivas, almeja-se direcionar a prática do futsal como uma autêntica prática saudável, permanente e prazerosa na busca de melhoria da qualidade de vida dos garotos e da comunidade que assiste. Constata-se na trajetória o alcance de transformações positivas de comportamento, seja junto à comunidade, seja no ambiente escolar, evidenciando que a convivência é construtiva e o interesse pelo futsal e obediência às regras é crescente. Não obstante, há muitos caminhos a trilhar, sendo necessário expandir as atividades para outras comunidades, e assim, proporcionar a prática esportiva e lazer para crianças e adolescentes, jovens e adultos, em benefício da qualidade de vida. Diante dessa finalidade, são necessárias ações de uma política pública permanente voltada ao esporte e ao lazer no município, com espaços adequados e profissionais qualificados, com orientações para as atividades de forma inclusiva e educativa." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "Atividade Física, Educação e Saúde" "palavra_chave" => "ESPORTE, EDUCAÇÃO, ADOLESCENTES" "idioma" => "Português" "arquivo" => ".pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 21:00:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALESSANDRA VIEIRA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "ALESSANDRA FERNANDES" "autor_email" => "alessandra_tetezinha@hotm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conaef" "edicao_nome" => "Anais III CONAEF" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012" "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png" "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00" "publicacao_id" => 5 "publicacao_nome" => "Revista Conaef" "publicacao_codigo" => "2317-1235" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }