DINÂMICA GEOGRÁFICA E DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL
DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO
NO TERRITÓRIO DO RIO GRANDE DO SUL
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O estado abriga atualmente 42 câmpus\r\n formando uma rede que reflete processos políticos, institucionais e socioeconômicos. Este trabalho\r\n integra a elaboração de uma tese de doutorado que se encontra em andamento, visando compreender a\r\n lógica da distribuição espacial e a atuação regional dessas unidades, articulando conceitos de região,\r\n território usado e territórios luminosos e opacos. A metodologia, de abordagem dialética e\r\n quali-quantitativa, articula revisão bibliográfica, análise documental, entrevistas e cartografia de forma\r\n a mapear as relações entre a distribuição dos câmpus, outras regionalizações, as dinâmicas territoriais\r\n e a análise de indicadores socioeconômicos. Alguns resultados preliminares apontam para uma\r\n distribuição descentralizada, com 60% dos câmpus situados em municípios de até 100 mil habitantes e\r\n com elevadas taxas de urbanização, ampliando o acesso à EPT à regiões distantes dos grandes centros.\r\n Observa-se, em caráter preliminar, associação positiva entre presença dos IFs e melhoria no\r\n desenvolvimento socioeconômico municipal. Ao longo da investigação, lacunas de pesquisa serão\r\n exploradas, especialmente referentes aos fatores e critérios para a escolha dos municípios sede,\r\n interações com outras regionalizações, a contribuição para reduzir desigualdades e para promover o\r\n desenvolvimento regional e sustentável. 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