Artigo Anais do XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

DINÂMICA GEOGRÁFICA E DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO NO TERRITÓRIO DO RIO GRANDE DO SUL

Palavra-chaves: INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, DINÂMICA GEOGRÁFICA, RIO GRANDE DO SUL Comunicação Oral GT 36: GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO: ABORDAGENS E HORIZONTES
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      A criação e expansão dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil, a partir da\r\n
      Lei nº 11.892/2008, engendrou a interiorização da oferta de ensino profissional e tecnológico (EPT) no\r\n
      território, com impactos significativos no Rio Grande do Sul. O estado abriga atualmente 42 câmpus\r\n
      formando uma rede que reflete processos políticos, institucionais e socioeconômicos. Este trabalho\r\n
      integra a elaboração de uma tese de doutorado que se encontra em andamento, visando compreender a\r\n
      lógica da distribuição espacial e a atuação regional dessas unidades, articulando conceitos de região,\r\n
      território usado e territórios luminosos e opacos. A metodologia, de abordagem dialética e\r\n
      quali-quantitativa, articula revisão bibliográfica, análise documental, entrevistas e cartografia de forma\r\n
      a mapear as relações entre a distribuição dos câmpus, outras regionalizações, as dinâmicas territoriais\r\n
      e a análise de indicadores socioeconômicos. Alguns resultados preliminares apontam para uma\r\n
      distribuição descentralizada, com 60% dos câmpus situados em municípios de até 100 mil habitantes e\r\n
      com elevadas taxas de urbanização, ampliando o acesso à EPT à regiões distantes dos grandes centros.\r\n
      Observa-se, em caráter preliminar, associação positiva entre presença dos IFs e melhoria no\r\n
      desenvolvimento socioeconômico municipal. Ao longo da investigação, lacunas de pesquisa serão\r\n
      exploradas, especialmente referentes aos fatores e critérios para a escolha dos municípios sede,\r\n
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Publicado em 28 de novembro de 2025

Resumo

A criação e expansão dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil, a partir da Lei nº 11.892/2008, engendrou a interiorização da oferta de ensino profissional e tecnológico (EPT) no território, com impactos significativos no Rio Grande do Sul. O estado abriga atualmente 42 câmpus formando uma rede que reflete processos políticos, institucionais e socioeconômicos. Este trabalho integra a elaboração de uma tese de doutorado que se encontra em andamento, visando compreender a lógica da distribuição espacial e a atuação regional dessas unidades, articulando conceitos de região, território usado e territórios luminosos e opacos. A metodologia, de abordagem dialética e quali-quantitativa, articula revisão bibliográfica, análise documental, entrevistas e cartografia de forma a mapear as relações entre a distribuição dos câmpus, outras regionalizações, as dinâmicas territoriais e a análise de indicadores socioeconômicos. Alguns resultados preliminares apontam para uma distribuição descentralizada, com 60% dos câmpus situados em municípios de até 100 mil habitantes e com elevadas taxas de urbanização, ampliando o acesso à EPT à regiões distantes dos grandes centros. Observa-se, em caráter preliminar, associação positiva entre presença dos IFs e melhoria no desenvolvimento socioeconômico municipal. Ao longo da investigação, lacunas de pesquisa serão exploradas, especialmente referentes aos fatores e critérios para a escolha dos municípios sede, interações com outras regionalizações, a contribuição para reduzir desigualdades e para promover o desenvolvimento regional e sustentável.

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