Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

REPENSANDO PRÁTICAS E SUPERANDO RESISTÊNCIAS: UM OLHAR PARA O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03 NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPINA GRANDE-PB.

Palavra-chaves: Lei 10.639/03., Educação Etnicorracial.., Afrobrasileira., áfrica. Comunicação Oral 29 - EDUCAÇÃO E ETNICIDADE AFROBRASILEIRA E AFRICANA
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 136
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 701
    "inscrito_id" => 1101
    "titulo" => "REPENSANDO PRÁTICAS E SUPERANDO RESISTÊNCIAS: UM OLHAR PARA O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03 NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPINA GRANDE-PB."
    "resumo" => "Quando em 09 de janeiro de 2003 entrou em vigência a Lei 10.639 estava posto um dos maiores desafios que a educação brasileira teria que enfrentar em toda a sua história: tornar possível o ensino de história e cultura africana e afrobrasileira dentro das diretrizes nacionalmente estabelecidas. Ao longo desses (quase) 10 (dez) anos o que foi efetivamente realizado? Quantos obstáculos e barreiras ainda se têm para superar? Este artigo apresenta os resultados parciais de uma pesquisa em andamento, financiada pelo PROPESQ (Programa de Pesquisa da Universidade Estadual da Paraíba) e pelo PIBIC, que objetiva investigar como está se dando o processo de implementação da Lei a fim de verificar se ocorreram mudanças no currículo, no material didático, nas práticas e na formação docente no sistema público de ensino de Campina Grande-PB, sendo que a mesma toma como recorte empírico as escolas da rede municipal de ensino. É uma pesquisa de duplo caráter: Levantamento Diagnóstico e Pesquisa-Ação, já que promove intervenção (via extensão) na realidade estudada. Os resultados que vamos apresentar neste artigo resultam dos contatos iniciais com o campo, a partir da observação, das entrevistas e da aplicação do questionário. Os instrumentos para coleta de dados foram estruturados a partir da leitura e análise de uma série de documentos nacionais e internacionais. A pesquisa viabilizará a identificação dos obstáculos e barreiras existentes para a concretização do processo de implementação da Lei 10.639/03, imprescindível para construção de uma educação plural, orientada pelo respeito a diferença."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "29 - EDUCAÇÃO E ETNICIDADE AFROBRASILEIRA E AFRICANA"
    "palavra_chave" => "Lei 10.639/03., Educação etnicorracial.., Afrobrasileira., áfrica."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "f1f0cf42eb51b8e03795fecde115b93f_1101.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELLY MUNIZ DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "DANIELLY"
    "autor_email" => "danielly_muniz@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 136
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 701
    "inscrito_id" => 1101
    "titulo" => "REPENSANDO PRÁTICAS E SUPERANDO RESISTÊNCIAS: UM OLHAR PARA O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03 NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPINA GRANDE-PB."
    "resumo" => "Quando em 09 de janeiro de 2003 entrou em vigência a Lei 10.639 estava posto um dos maiores desafios que a educação brasileira teria que enfrentar em toda a sua história: tornar possível o ensino de história e cultura africana e afrobrasileira dentro das diretrizes nacionalmente estabelecidas. Ao longo desses (quase) 10 (dez) anos o que foi efetivamente realizado? Quantos obstáculos e barreiras ainda se têm para superar? Este artigo apresenta os resultados parciais de uma pesquisa em andamento, financiada pelo PROPESQ (Programa de Pesquisa da Universidade Estadual da Paraíba) e pelo PIBIC, que objetiva investigar como está se dando o processo de implementação da Lei a fim de verificar se ocorreram mudanças no currículo, no material didático, nas práticas e na formação docente no sistema público de ensino de Campina Grande-PB, sendo que a mesma toma como recorte empírico as escolas da rede municipal de ensino. É uma pesquisa de duplo caráter: Levantamento Diagnóstico e Pesquisa-Ação, já que promove intervenção (via extensão) na realidade estudada. Os resultados que vamos apresentar neste artigo resultam dos contatos iniciais com o campo, a partir da observação, das entrevistas e da aplicação do questionário. Os instrumentos para coleta de dados foram estruturados a partir da leitura e análise de uma série de documentos nacionais e internacionais. A pesquisa viabilizará a identificação dos obstáculos e barreiras existentes para a concretização do processo de implementação da Lei 10.639/03, imprescindível para construção de uma educação plural, orientada pelo respeito a diferença."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "29 - EDUCAÇÃO E ETNICIDADE AFROBRASILEIRA E AFRICANA"
    "palavra_chave" => "Lei 10.639/03., Educação etnicorracial.., Afrobrasileira., áfrica."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "f1f0cf42eb51b8e03795fecde115b93f_1101.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELLY MUNIZ DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "DANIELLY"
    "autor_email" => "danielly_muniz@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

Quando em 09 de janeiro de 2003 entrou em vigência a Lei 10.639 estava posto um dos maiores desafios que a educação brasileira teria que enfrentar em toda a sua história: tornar possível o ensino de história e cultura africana e afrobrasileira dentro das diretrizes nacionalmente estabelecidas. Ao longo desses (quase) 10 (dez) anos o que foi efetivamente realizado? Quantos obstáculos e barreiras ainda se têm para superar? Este artigo apresenta os resultados parciais de uma pesquisa em andamento, financiada pelo PROPESQ (Programa de Pesquisa da Universidade Estadual da Paraíba) e pelo PIBIC, que objetiva investigar como está se dando o processo de implementação da Lei a fim de verificar se ocorreram mudanças no currículo, no material didático, nas práticas e na formação docente no sistema público de ensino de Campina Grande-PB, sendo que a mesma toma como recorte empírico as escolas da rede municipal de ensino. É uma pesquisa de duplo caráter: Levantamento Diagnóstico e Pesquisa-Ação, já que promove intervenção (via extensão) na realidade estudada. Os resultados que vamos apresentar neste artigo resultam dos contatos iniciais com o campo, a partir da observação, das entrevistas e da aplicação do questionário. Os instrumentos para coleta de dados foram estruturados a partir da leitura e análise de uma série de documentos nacionais e internacionais. A pesquisa viabilizará a identificação dos obstáculos e barreiras existentes para a concretização do processo de implementação da Lei 10.639/03, imprescindível para construção de uma educação plural, orientada pelo respeito a diferença.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.