TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISMO (TEA): SINAIS COMPORTAMENTAIS E PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO PELO PROFESSOR DA SALA COMUM
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135583 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9214 "inscrito_id" => 3271 "titulo" => "TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISMO (TEA): SINAIS COMPORTAMENTAIS E PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO PELO PROFESSOR DA SALA COMUM" "resumo" => "Objetiva-se compreender os principais sinais comportamentais que ajudam a identificar o autismo pelo professor para que este solicite ao professor da Sala de Recurso Multifuncional -SRM que realiza o Atendimento Educacional Especializado -AEE, um acompanhamento para que este faça uma avaliação e possa encaminhar junto ao neuropediatra ou mesmo ao neurologista, dependendo da idade. Problemática: a educação na contemporaneidade passa por diversos desafios, alguns estudos como (BRAGA, 2018; BIANCHI, 2017; CUNHA, 2020) vem discutindo sobre os provocações e possibilidades de inclusão de pessoas com o transtorno do espectro do autismo. Sabendo que os avanços chegam a passos lentos e da necessidade de mais discussões, este estudo concentra-se na área da educação especial e inclusiva, com foco nos sinais comportamentais e práticas de intervenção que podem ser usadas pelo professor da sala comum. A proposta metodológica do tipo qualitativa e com objetivo exploratória. Realizou-se a pesquisa bibliográfica com contribuições de Bianchi (2017), Braga (2018), Montalvão e Freitas (2021). Abordando os campos afetados pelo transtorno do espectro do autismo (TEA): a comunicação, as estereotipias - movimentos repetitivos e a interação social. Esses três fatores são conhecidos como a Tríade de Wing (Wing e Gould, 1979). Essa tríade é usada até hoje como base para fazer os diagnósticos de TEA. Conclui-se que o trabalho na escola precisa ser desenvolvido com paciência e perseverança em conjunto entre os professores, havendo a parceria da familia e o contínuo acompanhamento da criança as terapias necessárias, para que haja êxito no processo de desenvolvimento do educando." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID3271_TB9214_03082025170502.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANY DE MORAIS TEIXEIRA" "autor_nome_curto" => "LUCIANY" "autor_email" => "lucianymorais@yahoo.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135583 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9214 "inscrito_id" => 3271 "titulo" => "TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISMO (TEA): SINAIS COMPORTAMENTAIS E PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO PELO PROFESSOR DA SALA COMUM" "resumo" => "Objetiva-se compreender os principais sinais comportamentais que ajudam a identificar o autismo pelo professor para que este solicite ao professor da Sala de Recurso Multifuncional -SRM que realiza o Atendimento Educacional Especializado -AEE, um acompanhamento para que este faça uma avaliação e possa encaminhar junto ao neuropediatra ou mesmo ao neurologista, dependendo da idade. Problemática: a educação na contemporaneidade passa por diversos desafios, alguns estudos como (BRAGA, 2018; BIANCHI, 2017; CUNHA, 2020) vem discutindo sobre os provocações e possibilidades de inclusão de pessoas com o transtorno do espectro do autismo. Sabendo que os avanços chegam a passos lentos e da necessidade de mais discussões, este estudo concentra-se na área da educação especial e inclusiva, com foco nos sinais comportamentais e práticas de intervenção que podem ser usadas pelo professor da sala comum. A proposta metodológica do tipo qualitativa e com objetivo exploratória. Realizou-se a pesquisa bibliográfica com contribuições de Bianchi (2017), Braga (2018), Montalvão e Freitas (2021). Abordando os campos afetados pelo transtorno do espectro do autismo (TEA): a comunicação, as estereotipias - movimentos repetitivos e a interação social. Esses três fatores são conhecidos como a Tríade de Wing (Wing e Gould, 1979). Essa tríade é usada até hoje como base para fazer os diagnósticos de TEA. Conclui-se que o trabalho na escola precisa ser desenvolvido com paciência e perseverança em conjunto entre os professores, havendo a parceria da familia e o contínuo acompanhamento da criança as terapias necessárias, para que haja êxito no processo de desenvolvimento do educando." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID3271_TB9214_03082025170502.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANY DE MORAIS TEIXEIRA" "autor_nome_curto" => "LUCIANY" "autor_email" => "lucianymorais@yahoo.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }