Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISMO (TEA): SINAIS COMPORTAMENTAIS E PRÁTICAS DE INTERVENÇÃO PELO PROFESSOR DA SALA COMUM

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Objetiva-se compreender os principais sinais comportamentais que ajudam a identificar o autismo pelo professor para que este solicite ao professor da Sala de Recurso Multifuncional -SRM que realiza o Atendimento Educacional Especializado -AEE, um acompanhamento para que este faça uma avaliação e possa encaminhar junto ao neuropediatra ou mesmo ao neurologista, dependendo da idade. Problemática: a educação na contemporaneidade passa por diversos desafios, alguns estudos como (BRAGA, 2018; BIANCHI, 2017; CUNHA, 2020) vem discutindo sobre os provocações e possibilidades de inclusão de pessoas com o transtorno do espectro do autismo. Sabendo que os avanços chegam a passos lentos e da necessidade de mais discussões, este estudo concentra-se na área da educação especial e inclusiva, com foco nos sinais comportamentais e práticas de intervenção que podem ser usadas pelo professor da sala comum. A proposta metodológica do tipo qualitativa e com objetivo exploratória. Realizou-se a pesquisa bibliográfica com contribuições de Bianchi (2017), Braga (2018), Montalvão e Freitas (2021). Abordando os campos afetados pelo transtorno do espectro do autismo (TEA): a comunicação, as estereotipias - movimentos repetitivos e a interação social. Esses três fatores são conhecidos como a Tríade de Wing (Wing e Gould, 1979). Essa tríade é usada até hoje como base para fazer os diagnósticos de TEA. Conclui-se que o trabalho na escola precisa ser desenvolvido com paciência e perseverança em conjunto entre os professores, havendo a parceria da familia e o contínuo acompanhamento da criança as terapias necessárias, para que haja êxito no processo de desenvolvimento do educando.

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