GOMES, Marcelo Vasconcelos et al.. Medidas. Anais VII EPBEM... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/1282>. Acesso em: 12/12/2024 05:59
Monitoria Integrada: uma possibilidade de auxílio no Curso de Licenciatura em Matemática Marcelo Vasconcelos Gomes – DCE/CCAE/UFPB marcelocavel@hotmail.com Joalicy Betânia Silva Marinho – DCE/CCAE/UFPB joalicybmarinho@gmail.com Severina Andréa Dantas de Farias – DCE/CCAE/UFPB andreamatuab@gmail.com ResumoO trabalho Monitoria Integrada foi realizado no Curso de Licenciatura em Matemática na Universidade Federal da Paraiba – Campus IV com discentes ingressos no período 2011-1 deste curso. O objetivo principal deste estudo foi apresentar e discutir temas relevantes relacionados com as disciplinas que integram o primeiro período do curso, que estavam envolvidas no projeto de Monitoria, bem como integrar estudantes e monitores da instituição de ensino. Assim, desde setembro de 2011 ministrando oficinas integradas com duração de duas horas. Nesta perspectiva realizamos diversas oficinas com o intuito discutir conceitos matemáticos em diversas áreas da Matemática, melhorando a aprendizagem e a formação profissional de nossos discentes. Participaram do estudo 24 alunos de diversos períodos (P1, P3, P8 e P9). A metodologia adotada foi de cunho qualitativo, versando a dialogicidade de todo o processo. Inicialmente, os monitores do projeto acompanhados por seus respectivos professores, realizam uma breve exposição histórica da temática em questão de cada oficina, seguindo de uma apresentação dos vários tipos de instrumento utilizados em diversas culturas. Dando continuidade, geralmente são discutidos conceitos e procedimentos envolvendo o a realidade escolar e as experiências dos discentes. Neste momento os professores aproveitam para incentivar os estudantes no fazer docente e em suas responsabilidades enquanto profissionais. Por fim, propomos a resolução de algumas situações problema envolvendo a temática e uma avaliação da oficina por meio de um questionário estruturado, evidenciando vários aspectos tais como: escolha do tema; dia e horário; contribuição da atividade para sua aprendizagem; clareza e objetividade dos monitores e interação monitores/alunos. Após análises dos resultados, no geral, evidenciamos um bom nível de satisfação na maioria dos itens abordados. Concluímos que a oficina pode ser uma proposta satisfatória para aproximação dos alunos recém chegados, bem como uma possibilidade de preparar conceitualmente os nossos discentes. O contato com as três categorias, professor formador, alunos monitores e alunos ingressantes oportunizou-nos uma reflexão do aprender a aprender em grupo, tão importante e necessário para a prática docente. Palavras-chave: Licenciatura em Matemática, monitoria, integração. Referências:TOLEDO, M.; TOLEDO, M. Didática da Matemática: como dois e dois - a construção da matemática. São Paulo: FTD, 1997.VAN DER WALLE, J. Matemática no Ensino Fundamental: formação de professores em sala de aula. Tradução: Paulo H. Colonese. 6ª. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.