No presente trabalho podemos vislumbrar a Criptografia numa aplicação em sala de aula, mais precisamente no Ensino Médio, onde, por sua vez, foi feito o uso da ludicidade, através dessa aplicação buscamos objetivar a Criptografia como agente motivador no processo de ensino de funções inversíveis. A realização deste trabalho foi desenvolvido por um grupo do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) da Universidade Federal de Alagoas campus Arapiraca, na Escola Estadual Senador Rui Palmeira, a qual está localizada em Arapiraca-AL, onde houve a construção de um jogo com palavras criptografadas que seriam decodificadas utilizando-se de funções dadas no momento do desenvolvimento do jogo. Quanto à escolha desse tema, sabemos que a Criptografia é um tema da atualidade e que envolve conteúdos matemáticos. Propomos a aplicação da criptografia na sala de aula do Ensino Médio, com o intuito de que o tema possibilite uma maior aprendizagem sobre o estudo de funções que possuem inversa em seu domínio, possibilitando ao professor de Matemática uma metodologia de ensino onde possa utilizar atividades de codificação e decodificação para explorar o conteúdo de funções afim, quadrática e logarítmica com a finalidade de reforçar, exercitar, revisar e ensinar o conteúdo matemático.