Tendo havido muitas mudanças no cenário educacional, existe uma consciência entre os professores de Matemática de que é preciso programar/implementar uma metodologia mais adequada para seu ensino. Dessa forma, objetivou-se com este estudo ampliar as possibilidades de aprendizagem da Matemática, trabalhando oportunidades de aprofundar ou suprir carências nos conteúdos matemáticos. A proposta apresentada trata-se de um projeto de extensão realizado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) nas escolas públicas de Catolé do Rocha, Paraíba. Foram aplicadas atividades de diversas modalidades, nas quais o aluno foi tido como sujeito ativo e presencial do conteúdo estudado. A técnica básica utilizada foi grupo de discussão, de forma a produzir um ambiente mais descontraído e participativo, transformando a sala de aula de modo que o aluno vivencie situações do seu dia-a-dia, aprendendo o profundo significado do objeto e sendo capaz de compreender os conteúdos estudados. Dessa forma, o trabalho realizado transformou a aula de Matemática em momentos lúdicos e estimulantes que levaram os alunos a pensarem, discutirem e construírem seus próprios conhecimentos.