Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO INFANTIL, RAÇA E GÊNERO: COMO AS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS ESCOLARES AFETAM A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE MENINAS NEGRAS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo propõe uma análise aprofundada sobre a influência das primeiras experiências escolares na construção identitária de meninas negras, considerando a interseccionalidade entre educação infantil, raça e gênero. A pesquisa investiga, a partir de uma revisão bibliográfica, como a representatividade no ambiente escolar impacta tanto a autoestima quanto o desempenho acadêmico dessas crianças, apontando o papel das práticas pedagógicas na reprodução ou desconstrução de estereótipos raciais e de gênero. Assim, são discutidas estratégias pedagógicas antirracistas, como o uso de literatura infantil diversa, a capacitação contínua dos professores para abordagens inclusivas e a valorização da cultura afro-brasileira no contexto escolar. Nota-se que a formação continuada dos docentes e a criação de espaços educativos que celebrem a diversidade são elementos fundamentais para a construção de um ambiente escolar acolhedor e equitativo. No processo de reflexão teórica, o estudo dialoga com autores de referência, como Carneiro (2005), por meio da tese “A construção do outro como não-ser como fundamento do ser”; Rosemberg (2014), com o artigo “Educação infantil e relações raciais: a tensão entre igualdade e diversidade”; e Gomes (2003; 2017), por meio dos textos “Educação, identidade negra e formação de professores/as: um olhar sobre o corpo negro e o cabelo crespo” e “O movimento negro educador”.

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