POLÍTICAS DE INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: AVANÇOS E DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL
"2025-07-01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121834 "edicao_id" => 389 "trabalho_id" => 154 "inscrito_id" => 33 "titulo" => "POLÍTICAS DE INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: AVANÇOS E DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL" "resumo" => "O texto analisa a inclusão do público-alvo da Educação Especial no Ensino Superior brasileiro, destacando a evolução das políticas educacionais desde o Aviso Circular nº 277/1996 até o Decreto nº 7.611/2011. A pesquisa, de caráter bibliográfico, examinou documentos oficiais e estudos acadêmicos, evidenciou a influência de eventos internacionais, como a Declaração de Salamanca e a Convenção de Nova York, na formulação das políticas nacionais. Embora reconheça avanços, como a ampliação do público-alvo da Educação Especial e a garantia de acessibilidade, o texto aponta lacunas na implementação de práticas inclusivas no ensino superior, especialmente no que diz respeito à permanência e à formação de professores para o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Conclui-se que a inclusão no ensino superior ainda é um tema em construção, carecendo de mais pesquisas e políticas eficazes para assegurar a equidade e a qualidade da educação para todos. O estudo reforça a necessidade de investimentos em práticas pedagógicas inclusivas e na formação de profissionais capacitados para atender às demandas específicas desse público." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "ET 06: Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos: Educação, diversidade, inclusão social e direitos humanos." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV221_MD5_ID33_TB154_09032025004105.pdf" "created_at" => "2025-07-01 10:43:40" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAELA DA SILVA PEREIRA REIS" "autor_nome_curto" => "RAFAELA" "autor_email" => "rafapereirareis07@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "pedagogia-em-debate-inovacao-inclusao-e-qualidade-no-ensino" "edicao_nome" => "Pedagogia em debate: inovação, inclusão e qualidade no ensino" "edicao_evento" => "I Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "ebooks/conape/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6863d96969007_01072025094945.png" "data_publicacao" => "2025-07-01" "edicao_publicada_em" => "2025-06-10 11:02:11" "publicacao_id" => 120 "publicacao_nome" => "E-book CONAPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-040-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 121834 "edicao_id" => 389 "trabalho_id" => 154 "inscrito_id" => 33 "titulo" => "POLÍTICAS DE INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: AVANÇOS E DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL" "resumo" => "O texto analisa a inclusão do público-alvo da Educação Especial no Ensino Superior brasileiro, destacando a evolução das políticas educacionais desde o Aviso Circular nº 277/1996 até o Decreto nº 7.611/2011. A pesquisa, de caráter bibliográfico, examinou documentos oficiais e estudos acadêmicos, evidenciou a influência de eventos internacionais, como a Declaração de Salamanca e a Convenção de Nova York, na formulação das políticas nacionais. Embora reconheça avanços, como a ampliação do público-alvo da Educação Especial e a garantia de acessibilidade, o texto aponta lacunas na implementação de práticas inclusivas no ensino superior, especialmente no que diz respeito à permanência e à formação de professores para o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Conclui-se que a inclusão no ensino superior ainda é um tema em construção, carecendo de mais pesquisas e políticas eficazes para assegurar a equidade e a qualidade da educação para todos. O estudo reforça a necessidade de investimentos em práticas pedagógicas inclusivas e na formação de profissionais capacitados para atender às demandas específicas desse público." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "ET 06: Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos: Educação, diversidade, inclusão social e direitos humanos." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV221_MD5_ID33_TB154_09032025004105.pdf" "created_at" => "2025-07-01 10:43:40" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAELA DA SILVA PEREIRA REIS" "autor_nome_curto" => "RAFAELA" "autor_email" => "rafapereirareis07@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "pedagogia-em-debate-inovacao-inclusao-e-qualidade-no-ensino" "edicao_nome" => "Pedagogia em debate: inovação, inclusão e qualidade no ensino" "edicao_evento" => "I Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "ebooks/conape/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6863d96969007_01072025094945.png" "data_publicacao" => "2025-07-01" "edicao_publicada_em" => "2025-06-10 11:02:11" "publicacao_id" => 120 "publicacao_nome" => "E-book CONAPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-040-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 389 "publicacao_id" => 120 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "pedagogia-em-debate-inovacao-inclusao-e-qualidade-no-ensino" "nome" => "Pedagogia em debate: inovação, inclusão e qualidade no ensino" "nome_evento" => "I Congresso Amazônico de Pedagogia" "descricao" => "O I Congresso Amazônico de Pedagogia (CONAPE), foi um encontro transformador promovido pelo IFRO e parceiros para discutir inovação, inclusão e qualidade no ensino. Com palestras, oficinas e mesas-redondas, o evento conectou profissionais da educação, estudantes e pesquisadores em torno das últimas tendências pedagógicas. " "pasta" => "ebooks/conape/2025" "logo" => null "capa" => "6863d96969007_01072025094945.png" "timbrado" => "68483ae36b8f2_10062025110211.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2025-05-13" "final_evento" => "2025-05-16" "ano_publicacao" => 2025 "data_publicacao" => "2025-07-01" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2025-06-10 11:02:11" "updated_at" => "2025-07-01 13:27:08" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 389 "publicacao_id" => 120 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "pedagogia-em-debate-inovacao-inclusao-e-qualidade-no-ensino" "nome" => "Pedagogia em debate: inovação, inclusão e qualidade no ensino" "nome_evento" => "I Congresso Amazônico de Pedagogia" "descricao" => "O I Congresso Amazônico de Pedagogia (CONAPE), foi um encontro transformador promovido pelo IFRO e parceiros para discutir inovação, inclusão e qualidade no ensino. Com palestras, oficinas e mesas-redondas, o evento conectou profissionais da educação, estudantes e pesquisadores em torno das últimas tendências pedagógicas. " "pasta" => "ebooks/conape/2025" "logo" => null "capa" => "6863d96969007_01072025094945.png" "timbrado" => "68483ae36b8f2_10062025110211.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2025-05-13" "final_evento" => "2025-05-16" "ano_publicacao" => 2025 "data_publicacao" => "2025-07-01" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2025-06-10 11:02:11" "updated_at" => "2025-07-01 13:27:08" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 250 "edicao_id" => 389 "codigo" => "978-65-5222-040-0" "capa" => "6863d9696f9bd_01072025094945.png" "titulo" => "Pedagogia em debate: inovação, inclusão e qualidade no ensino" "prefacio" => """ Prefácio do e-book - Pedagogia em debate: inovação, inclusão e qualidade no ensino<br />\r\n <br />\r\n Prezado(a) leitor(a),<br />\r\n É com grande satisfação que apresentamos o e-book "Pedagogia em Debate: Inovação, Inclusão e Qualidade no Ensino", uma coletânea de trabalhos que reflete a riqueza e a diversidade de pesquisas e experiências discutidas no I Congresso Amazônico de<br />\r\n Pedagogia (CONAPE). Organizado pelo IFRO e parceiros, o CONAPE foi um encontro transformador que tem como objetivo central discutir a inovação, inclusão e qualidade no ensino, conectando profissionais da educação, estudantes e pesquisadores em torno<br />\r\n das últimas tendências pedagógicas.<br />\r\n Este e-book busca ampliar o repertório e fortalecer as práticas educacionais, abordando os pilares que fundamentaram o nosso congresso: Inovação na Pedagogia: Os trabalhos aqui compilados demonstram o compromisso com a transformação do processo de ensino aprendizagem. Abordam a eficácia das metodologias ativas de aprendizagem, como a Sala de Aula Invertida, Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), rotação por estações, e o Design Thinking, que promovem o protagonismo estudantil, o pensamento crítico e a conexão entre vivências e conteúdo escolar. Destaca-se a integração de tecnologias digitais como o Canva, Blooket, jogos educacionais e Inteligência Artificial, que potencializam o engajamento e a assimilação do conhecimento de forma dinâmica e interativa, além de apoiar a personalização do ensino. A produção de materiais didáticos inovadores e o uso de recursos como vídeos publicitários e jogos específicos também são explorados como ferramentas para uma aprendizagem significativa. Inclusão na Educação: A inclusão é um tema central, com estudos que problematizam as práticas pedagógicas inclusivas no Ensino Superior, a formação docente inicial e continuada para atender estudantes com deficiência e necessidades educacionais específicas, e os desafios atitudinais e estruturais. São<br />\r\n apresentadas abordagens inovadoras para a inclusão de estudantes neurodivergentes, bem como a importância da acessibilidade (física, comunicacional, pedagógica e atitudinal) em instituições de ensino. A valorização da educação socioemocional para o bem-estar de educadores e alunos também é enfatizada como crucial para um ambiente de sala de aula saudável. Além disso, o e-book contempla a alfabetização de jovens e adultos, a superação de desafios, a promoção da saúde mental no contexto educacional, e a importância de discutir uma formação docente mais inclusiva e antirracista, dando voz a públicos historicamente marginalizados. Projetos que incentivam a participação de meninas na computação por meio da robótica educacional também são abordados. Qualidade no Ensino: A busca pela qualidade é perene e intrínseca à docência. Os artigos ressaltam a importância da formação docente adequada e continuada, que capacite os professores para uma atuação equitativa, crítica e reflexiva. A gestão escolar democrática e colaborativa é destacada como<br />\r\n fundamental para um planejamento mais inclusivo e eficiente na educação infantil. Também são abordados os desafios que impactam a motivação docente e a necessidade de políticas que valorizem a profissão e garantam autonomia pedagógica. A reflexão sobre a avaliação da aprendizagem, propondo que se transcenda o modelo tradicional em favor de uma abordagem diversificada e processual, é outro ponto crucial para a qualidade. Por fim, a educação ambiental crítica, a integração entre educação e trabalho, e o foco no<br />\r\n desenvolvimento integral e humanizador do estudante são elementos essenciais para uma educação de qualidade. Convidamos a todos para se aprofundarem nos debates e reflexões presentes neste e-book, que são um convite à atualização e à troca de experiências. Que esta leitura inspire novas pesquisas, práticas pedagógicas e políticas públicas, contribuindo para a construção de uma educação cada vez mais inovadora, inclusiva e de qualidade em nosso país.<br />\r\n <br />\r\n Boa leitura!<br />\r\n Samuel dos Santos Junio – Presidente da Comissão Organizadora do I CONAPE """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Samuel dos Santos Junio<br />\r\n Marcia Mendes de Lima <br />\r\n Anabela Aparecida Silva Barbosa<br />\r\n Marilandia Martins de Almeida Machado<br />\r\n Maranei Rohers Penha<br />\r\n Ana Claudia Dias Ribeiro<br />\r\n Márcia de Fátima Morais Barbosa<br />\r\n Elisangela Ferreira Menezes<br />\r\n Francirley Costa de Araujo<br />\r\n Flavio Campos<br />\r\n Andreia dos Santos Oliveira <br />\r\n Valdeson Amaro Lima<br />\r\n Rosa Martins Costa Pereira<br />\r\n Vanessa Araujo de Oliveira<br />\r\n Carlos Alessandre do Carmo Pereira<br />\r\n Adriana Pacheco Faria<br />\r\n Francelena Santos Arruda<br />\r\n Shirlene de Oliveira Souza<br />\r\n Ilma Rodrigues de Souza Fausto<br />\r\n Icaro Alexsander Costa<br />\r\n Tania de Oliveira Amaral Guarnieri<br />\r\n Neire Abreu Mota Porfiro<br />\r\n Edna Maria Cordeiro """ "conselho_editorial" => """ ANA CLÁUDIA DIAS RIBEIRO (IFRO)<br />\r\n ANABELA APARECIDA SILVA BARBOSA (IFRO)<br />\r\n ANDREIA DOS SANTOS OLIVEIRA (IFRO)<br />\r\n DIÓGENES GEWEHR (IFRO)<br />\r\n EBER JOSÉ DOS SANTOS (IFRO)<br />\r\n ELISANGELA FERREIRA MENEZES (IFRO)<br />\r\n JOSINEIDE MACENA DA SILVA (UNIR)<br />\r\n MÁRCIA DE FÁTIMA MORAIS BARBOSA (IFRO)<br />\r\n MÁRCIA MENDES DE LIMA (IFRO)<br />\r\n MARIALVA DE SOUZA SILVA (IFRO) <br />\r\n MARILANDIA MARTINS DE ALMEIDA MACHADO (IFRO)<br />\r\n NEIRE ABREU MOTA PORFIRO (IFRO)<br />\r\n NEUSA TERESINHA ROCHA DOS SANTOS (IFRO)<br />\r\n ROSA MARTINS COSTA PEREIRA (IFRO)<br />\r\n SAMUEL DOS SANTOS JUNIO (IFRO)<br />\r\n SANDRA MONTEIRO GOMES (IFRO)<br />\r\n VANESSA ARAÚJO DE OLIVEIRA (IFRO)<br />\r\n VANESSA LARDINI (UNIVATES)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => "6863d8c34c45c_01072025094659.pdf" "arquivo" => "01072025094533-PEDAGOGIA-EM-DEBATE--INOVACAO--INCLUSAO-E-QUALIDAD.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2025 "created_at" => "2025-06-10 11:02:11" "updated_at" => "2025-07-01 13:27:08" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 250 "edicao_id" => 389 "codigo" => "978-65-5222-040-0" "capa" => "6863d9696f9bd_01072025094945.png" "titulo" => "Pedagogia em debate: inovação, inclusão e qualidade no ensino" "prefacio" => """ Prefácio do e-book - Pedagogia em debate: inovação, inclusão e qualidade no ensino<br />\r\n <br />\r\n Prezado(a) leitor(a),<br />\r\n É com grande satisfação que apresentamos o e-book "Pedagogia em Debate: Inovação, Inclusão e Qualidade no Ensino", uma coletânea de trabalhos que reflete a riqueza e a diversidade de pesquisas e experiências discutidas no I Congresso Amazônico de<br />\r\n Pedagogia (CONAPE). Organizado pelo IFRO e parceiros, o CONAPE foi um encontro transformador que tem como objetivo central discutir a inovação, inclusão e qualidade no ensino, conectando profissionais da educação, estudantes e pesquisadores em torno<br />\r\n das últimas tendências pedagógicas.<br />\r\n Este e-book busca ampliar o repertório e fortalecer as práticas educacionais, abordando os pilares que fundamentaram o nosso congresso: Inovação na Pedagogia: Os trabalhos aqui compilados demonstram o compromisso com a transformação do processo de ensino aprendizagem. Abordam a eficácia das metodologias ativas de aprendizagem, como a Sala de Aula Invertida, Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), rotação por estações, e o Design Thinking, que promovem o protagonismo estudantil, o pensamento crítico e a conexão entre vivências e conteúdo escolar. Destaca-se a integração de tecnologias digitais como o Canva, Blooket, jogos educacionais e Inteligência Artificial, que potencializam o engajamento e a assimilação do conhecimento de forma dinâmica e interativa, além de apoiar a personalização do ensino. A produção de materiais didáticos inovadores e o uso de recursos como vídeos publicitários e jogos específicos também são explorados como ferramentas para uma aprendizagem significativa. Inclusão na Educação: A inclusão é um tema central, com estudos que problematizam as práticas pedagógicas inclusivas no Ensino Superior, a formação docente inicial e continuada para atender estudantes com deficiência e necessidades educacionais específicas, e os desafios atitudinais e estruturais. São<br />\r\n apresentadas abordagens inovadoras para a inclusão de estudantes neurodivergentes, bem como a importância da acessibilidade (física, comunicacional, pedagógica e atitudinal) em instituições de ensino. A valorização da educação socioemocional para o bem-estar de educadores e alunos também é enfatizada como crucial para um ambiente de sala de aula saudável. Além disso, o e-book contempla a alfabetização de jovens e adultos, a superação de desafios, a promoção da saúde mental no contexto educacional, e a importância de discutir uma formação docente mais inclusiva e antirracista, dando voz a públicos historicamente marginalizados. Projetos que incentivam a participação de meninas na computação por meio da robótica educacional também são abordados. Qualidade no Ensino: A busca pela qualidade é perene e intrínseca à docência. Os artigos ressaltam a importância da formação docente adequada e continuada, que capacite os professores para uma atuação equitativa, crítica e reflexiva. A gestão escolar democrática e colaborativa é destacada como<br />\r\n fundamental para um planejamento mais inclusivo e eficiente na educação infantil. Também são abordados os desafios que impactam a motivação docente e a necessidade de políticas que valorizem a profissão e garantam autonomia pedagógica. A reflexão sobre a avaliação da aprendizagem, propondo que se transcenda o modelo tradicional em favor de uma abordagem diversificada e processual, é outro ponto crucial para a qualidade. Por fim, a educação ambiental crítica, a integração entre educação e trabalho, e o foco no<br />\r\n desenvolvimento integral e humanizador do estudante são elementos essenciais para uma educação de qualidade. Convidamos a todos para se aprofundarem nos debates e reflexões presentes neste e-book, que são um convite à atualização e à troca de experiências. Que esta leitura inspire novas pesquisas, práticas pedagógicas e políticas públicas, contribuindo para a construção de uma educação cada vez mais inovadora, inclusiva e de qualidade em nosso país.<br />\r\n <br />\r\n Boa leitura!<br />\r\n Samuel dos Santos Junio – Presidente da Comissão Organizadora do I CONAPE """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Samuel dos Santos Junio<br />\r\n Marcia Mendes de Lima <br />\r\n Anabela Aparecida Silva Barbosa<br />\r\n Marilandia Martins de Almeida Machado<br />\r\n Maranei Rohers Penha<br />\r\n Ana Claudia Dias Ribeiro<br />\r\n Márcia de Fátima Morais Barbosa<br />\r\n Elisangela Ferreira Menezes<br />\r\n Francirley Costa de Araujo<br />\r\n Flavio Campos<br />\r\n Andreia dos Santos Oliveira <br />\r\n Valdeson Amaro Lima<br />\r\n Rosa Martins Costa Pereira<br />\r\n Vanessa Araujo de Oliveira<br />\r\n Carlos Alessandre do Carmo Pereira<br />\r\n Adriana Pacheco Faria<br />\r\n Francelena Santos Arruda<br />\r\n Shirlene de Oliveira Souza<br />\r\n Ilma Rodrigues de Souza Fausto<br />\r\n Icaro Alexsander Costa<br />\r\n Tania de Oliveira Amaral Guarnieri<br />\r\n Neire Abreu Mota Porfiro<br />\r\n Edna Maria Cordeiro """ "conselho_editorial" => """ ANA CLÁUDIA DIAS RIBEIRO (IFRO)<br />\r\n ANABELA APARECIDA SILVA BARBOSA (IFRO)<br />\r\n ANDREIA DOS SANTOS OLIVEIRA (IFRO)<br />\r\n DIÓGENES GEWEHR (IFRO)<br />\r\n EBER JOSÉ DOS SANTOS (IFRO)<br />\r\n ELISANGELA FERREIRA MENEZES (IFRO)<br />\r\n JOSINEIDE MACENA DA SILVA (UNIR)<br />\r\n MÁRCIA DE FÁTIMA MORAIS BARBOSA (IFRO)<br />\r\n MÁRCIA MENDES DE LIMA (IFRO)<br />\r\n MARIALVA DE SOUZA SILVA (IFRO) <br />\r\n MARILANDIA MARTINS DE ALMEIDA MACHADO (IFRO)<br />\r\n NEIRE ABREU MOTA PORFIRO (IFRO)<br />\r\n NEUSA TERESINHA ROCHA DOS SANTOS (IFRO)<br />\r\n ROSA MARTINS COSTA PEREIRA (IFRO)<br />\r\n SAMUEL DOS SANTOS JUNIO (IFRO)<br />\r\n SANDRA MONTEIRO GOMES (IFRO)<br />\r\n VANESSA ARAÚJO DE OLIVEIRA (IFRO)<br />\r\n VANESSA LARDINI (UNIVATES)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => "6863d8c34c45c_01072025094659.pdf" "arquivo" => "01072025094533-PEDAGOGIA-EM-DEBATE--INOVACAO--INCLUSAO-E-QUALIDAD.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2025 "created_at" => "2025-06-10 11:02:11" "updated_at" => "2025-07-01 13:27:08" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }