Artigo CONEDU - Tecnologias e educação (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-022-6

TECNOLOGIA ASSISTIVA: O CAMINHO PARA INCLUSÃO ESCOLAR E EMANCIPATÓRIA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO EM NOVA IGUAÇU/RJ

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, INCLUSÃO ESCOLAR, CADEIRA ADAPTADA E-book GT 19 - Tecnologias e educação
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 119516
    "edicao_id" => 377
    "trabalho_id" => 24
    "inscrito_id" => 2721
    "titulo" => "TECNOLOGIA ASSISTIVA: O CAMINHO PARA INCLUSÃO ESCOLAR E EMANCIPATÓRIA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO EM NOVA IGUAÇU/RJ"
    "resumo" => "A pandemia da Covid-19 (Sarscov-2) deixou em evidência muitas mazelas e principalmente às desigualdades sociais, além da precarização do trabalho docente e a importância da escola no processo de escolarização e inclusão (escolar e social) dos estudantes público-alvo da Educação Especial e Inclusiva. Algo que teve agravamento com a crise sanitária instalada no Brasil e uma política retrógrada, que não considera as evidências científicas dos avanços significativas que a inclusão escolar tem no processo de desenvolvimento global desses alunos. Como atuantes na Educação Básica em escolas da periferia, cabe aos profissionais da educação não cederem a esse cenário caótico e buscar nas leituras e estudos freirianos caminhos para burlar as dificuldades e entraves em implementar práticas educacionais emancipatórias e ao encontro das diretrizes da Educação Inclusiva e em prol da diversidade. Nesse contexto, este relato de experiência visa apresentar a proposta de confecção de uma cadeira escolar adaptada nas premissas da Tecnologia Assistiva, para um aluno com comprometimento motor e não verbal, matriculado em uma escola na rede municipal de ensino em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, no estado do Rio de Janeiro. Foram utilizados nesse processo de confecção os seguintes materiais: cadeira escolar, cadeirinha de criança para carro, parafusos, roscas, tintas, guiso de portão, pedaço de madeira, máquina de furar, chave de boca, chave de estria e esmerilhadeira. A união de muitos saberes e diferentes habilidades (interpessoal, acadêmicas, comportamentais, linguísticas entre outras) vão ao encontro dos estudos freirianos que apontam que a relação com o conhecimento é dialógica e política, pois cada indivíduo carrega sua história marcada por experiências sociais e culturais, como também sua percepção sobre si e o mundo."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, INCLUSÃO ESCOLAR, CADEIRA ADAPTADA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "67a20e580bf50_04022025095552.pdf"
    "created_at" => "2025-02-04 09:55:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA DA SILVA MARIA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA MARIA"
    "autor_email" => "adri38pereira@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "tecnologias-e-educacao-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Tecnologias e educação (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT19"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "679118f9c5688_22012025131241.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:36:42"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 119516
    "edicao_id" => 377
    "trabalho_id" => 24
    "inscrito_id" => 2721
    "titulo" => "TECNOLOGIA ASSISTIVA: O CAMINHO PARA INCLUSÃO ESCOLAR E EMANCIPATÓRIA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO EM NOVA IGUAÇU/RJ"
    "resumo" => "A pandemia da Covid-19 (Sarscov-2) deixou em evidência muitas mazelas e principalmente às desigualdades sociais, além da precarização do trabalho docente e a importância da escola no processo de escolarização e inclusão (escolar e social) dos estudantes público-alvo da Educação Especial e Inclusiva. Algo que teve agravamento com a crise sanitária instalada no Brasil e uma política retrógrada, que não considera as evidências científicas dos avanços significativas que a inclusão escolar tem no processo de desenvolvimento global desses alunos. Como atuantes na Educação Básica em escolas da periferia, cabe aos profissionais da educação não cederem a esse cenário caótico e buscar nas leituras e estudos freirianos caminhos para burlar as dificuldades e entraves em implementar práticas educacionais emancipatórias e ao encontro das diretrizes da Educação Inclusiva e em prol da diversidade. Nesse contexto, este relato de experiência visa apresentar a proposta de confecção de uma cadeira escolar adaptada nas premissas da Tecnologia Assistiva, para um aluno com comprometimento motor e não verbal, matriculado em uma escola na rede municipal de ensino em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, no estado do Rio de Janeiro. Foram utilizados nesse processo de confecção os seguintes materiais: cadeira escolar, cadeirinha de criança para carro, parafusos, roscas, tintas, guiso de portão, pedaço de madeira, máquina de furar, chave de boca, chave de estria e esmerilhadeira. A união de muitos saberes e diferentes habilidades (interpessoal, acadêmicas, comportamentais, linguísticas entre outras) vão ao encontro dos estudos freirianos que apontam que a relação com o conhecimento é dialógica e política, pois cada indivíduo carrega sua história marcada por experiências sociais e culturais, como também sua percepção sobre si e o mundo."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, INCLUSÃO ESCOLAR, CADEIRA ADAPTADA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "67a20e580bf50_04022025095552.pdf"
    "created_at" => "2025-02-04 09:55:52"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA DA SILVA MARIA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA MARIA"
    "autor_email" => "adri38pereira@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "tecnologias-e-educacao-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Tecnologias e educação (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT19"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "679118f9c5688_22012025131241.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-12 09:36:42"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 377
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "tecnologias-e-educacao-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Tecnologias e educação (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT19"
        "logo" => null
        "capa" => "679118f9c5688_22012025131241.jpg"
        "timbrado" => "679118f9c6b99_22012025131241.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-12 09:36:42"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:57:18"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 377
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "tecnologias-e-educacao-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Tecnologias e educação (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT19"
        "logo" => null
        "capa" => "679118f9c5688_22012025131241.jpg"
        "timbrado" => "679118f9c6b99_22012025131241.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-12 09:36:42"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:57:18"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 246
                "edicao_id" => 377
                "codigo" => "978-65-5222-022-6"
                "capa" => "679118f9ca507_22012025131241.png"
                "titulo" => "CONEDU - Tecnologias e educação (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  O Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o &ndash; CONEDU - 2024, realizado entre os dias 19 e 21 de setembro, em Fortaleza, Cear&aacute;, reuniu pesquisadores, professores, estudantes e demais interessados com o tema central &ldquo;Inova&ccedil;&atilde;o e Sustentabilidade na Educa&ccedil;&atilde;o: desafios e possibilidades na era digital&rdquo;, o congresso proporcionou um espa&ccedil;o fecundo para a troca de experi&ecirc;ncias, reflex&otilde;es cr&iacute;ticas e proposi&ccedil;&otilde;es que buscam transformar pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas &agrave; luz das demandas tecnol&oacute;gicas do s&eacute;culo XXI.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  O Grupo de Trabalho 19 (GT 19 &ndash; Tecnologias e Educa&ccedil;&atilde;o) veio discutir o impacto das tecnologias no cen&aacute;rio educacional contempor&acirc;neo. Tivemos 87 trabalhos aprovado e apresentados durante o evento.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Este e-book apresenta os trabalhos do GT 19, que abordaram de maneira diversificada e interdisciplinar o uso de tecnologias na educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e superior, na educa&ccedil;&atilde;o a dist&acirc;ncia, bem como em contextos de forma&ccedil;&atilde;o continuada e inclus&atilde;o digital. Os artigos aqui reunidos trazem investiga&ccedil;&otilde;es e relatos de experi&ecirc;ncias que destacam o papel das tecnologias no fortalecimento de pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas ativas, no desenvolvimento de compet&ecirc;ncias digitais, na promo&ccedil;&atilde;o da aprendizagem personalizada e na constru&ccedil;&atilde;o de espa&ccedil;os de aprendizagem mais inclusivos e colaborativos.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  As contribui&ccedil;&otilde;es refletem a riqueza e a complexidade das intera&ccedil;&otilde;es entre educa&ccedil;&atilde;o e tecnologia, destacando tanto os avan&ccedil;os quanto os desafios. Discuss&otilde;es sobre &eacute;tica digital, desigualdades no acesso &agrave;s ferramentas tecnol&oacute;gicas e estrat&eacute;gias para integrar tecnologias emergentes como intelig&ecirc;ncia artificial, realidade virtual e gamifica&ccedil;&atilde;o revelam o compromisso dos participantes com a constru&ccedil;&atilde;o de um futuro educacional mais equitativo e inovador.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Al&eacute;m disso, o GT 19 reafirmou a import&acirc;ncia de iniciativas que promovam a forma&ccedil;&atilde;o de professores para o uso cr&iacute;tico e criativo das tecnologias, valorizando a autonomia docente e o protagonismo discente. Nesse sentido, as contribui&ccedil;&otilde;es deste e-book n&atilde;o apenas registram os debates ocorridos no congresso, mas tamb&eacute;m constituem uma fonte de inspira&ccedil;&atilde;o e orienta&ccedil;&atilde;o para pesquisadores e profissionais da educa&ccedil;&atilde;o que enfrentam os desafios da transforma&ccedil;&atilde;o digital em suas realidades locais e globais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Que este e-book seja um marco na constru&ccedil;&atilde;o coletiva de saberes e pr&aacute;ticas que possibilitem uma educa&ccedil;&atilde;o cada vez mais conectada, acess&iacute;vel e significativa.<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO E JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  FRANCISCO NUNES DE SOUSA MOURA<br />\r\n
                  MARIA L&Uacute;CIA SERAFIM<br />\r\n
                  MARLUCE TORQUATO LIMA GON&Ccedil;ALVES<br />\r\n
                  FRANCISCO WAGNER DE SOUSA PAULA<br />\r\n
                  MARIA JOUSY RODRIGUES GOMES<br />\r\n
                  HELGA VAL&Eacute;RIA DE LIMA SOUZA<br />\r\n
                  MAXWELL LUIZ DA PONTE<br />\r\n
                  RENATA VIEIRA DO NASCIMENTO<br />\r\n
                  RODRIGO LEITE RODRIGUES<br />\r\n
                  THIAGO AC&Aacute;CIO RAPOSO<br />\r\n
                  LUANA LIMA GUIMARAES<br />\r\n
                  ANDREA CHAGAS ALVES DE ALMEIDA<br />\r\n
                  OT&Aacute;VIO VIEIRA SOBREIRA J&Uacute;NIOR<br />\r\n
                  RUTH BRITO DE FIGUEIREDO MELO<br />\r\n
                  MARCOS VINICIUS DE ANDRADE LIMA<br />\r\n
                  MAYARA SET&Uacute;BAL OLIVEIRA ARA&Uacute;JO<br />\r\n
                  MARIANA RAMOS PIMENTEL<br />\r\n
                  ROBERTA DE MOURA BORGES GOMES<br />\r\n
                  GERMANA COSTA PAIX&Atilde;O<br />\r\n
                  SHIRLIANE DE ARA&Uacute;JO SOUSA<br />\r\n
                  JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793eda257e0b_24012025164434.pdf"
                "arquivo" => "04022025095043-CONEDU---TECNOLOGIAS-E-EDUCACAO--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-12 09:36:42"
                "updated_at" => "2025-02-04 09:50:43"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 246
                "edicao_id" => 377
                "codigo" => "978-65-5222-022-6"
                "capa" => "679118f9ca507_22012025131241.png"
                "titulo" => "CONEDU - Tecnologias e educação (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  O Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o &ndash; CONEDU - 2024, realizado entre os dias 19 e 21 de setembro, em Fortaleza, Cear&aacute;, reuniu pesquisadores, professores, estudantes e demais interessados com o tema central &ldquo;Inova&ccedil;&atilde;o e Sustentabilidade na Educa&ccedil;&atilde;o: desafios e possibilidades na era digital&rdquo;, o congresso proporcionou um espa&ccedil;o fecundo para a troca de experi&ecirc;ncias, reflex&otilde;es cr&iacute;ticas e proposi&ccedil;&otilde;es que buscam transformar pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas &agrave; luz das demandas tecnol&oacute;gicas do s&eacute;culo XXI.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  O Grupo de Trabalho 19 (GT 19 &ndash; Tecnologias e Educa&ccedil;&atilde;o) veio discutir o impacto das tecnologias no cen&aacute;rio educacional contempor&acirc;neo. Tivemos 87 trabalhos aprovado e apresentados durante o evento.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Este e-book apresenta os trabalhos do GT 19, que abordaram de maneira diversificada e interdisciplinar o uso de tecnologias na educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica e superior, na educa&ccedil;&atilde;o a dist&acirc;ncia, bem como em contextos de forma&ccedil;&atilde;o continuada e inclus&atilde;o digital. Os artigos aqui reunidos trazem investiga&ccedil;&otilde;es e relatos de experi&ecirc;ncias que destacam o papel das tecnologias no fortalecimento de pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas ativas, no desenvolvimento de compet&ecirc;ncias digitais, na promo&ccedil;&atilde;o da aprendizagem personalizada e na constru&ccedil;&atilde;o de espa&ccedil;os de aprendizagem mais inclusivos e colaborativos.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  As contribui&ccedil;&otilde;es refletem a riqueza e a complexidade das intera&ccedil;&otilde;es entre educa&ccedil;&atilde;o e tecnologia, destacando tanto os avan&ccedil;os quanto os desafios. Discuss&otilde;es sobre &eacute;tica digital, desigualdades no acesso &agrave;s ferramentas tecnol&oacute;gicas e estrat&eacute;gias para integrar tecnologias emergentes como intelig&ecirc;ncia artificial, realidade virtual e gamifica&ccedil;&atilde;o revelam o compromisso dos participantes com a constru&ccedil;&atilde;o de um futuro educacional mais equitativo e inovador.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Al&eacute;m disso, o GT 19 reafirmou a import&acirc;ncia de iniciativas que promovam a forma&ccedil;&atilde;o de professores para o uso cr&iacute;tico e criativo das tecnologias, valorizando a autonomia docente e o protagonismo discente. Nesse sentido, as contribui&ccedil;&otilde;es deste e-book n&atilde;o apenas registram os debates ocorridos no congresso, mas tamb&eacute;m constituem uma fonte de inspira&ccedil;&atilde;o e orienta&ccedil;&atilde;o para pesquisadores e profissionais da educa&ccedil;&atilde;o que enfrentam os desafios da transforma&ccedil;&atilde;o digital em suas realidades locais e globais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Que este e-book seja um marco na constru&ccedil;&atilde;o coletiva de saberes e pr&aacute;ticas que possibilitem uma educa&ccedil;&atilde;o cada vez mais conectada, acess&iacute;vel e significativa.<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO E JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  FRANCISCO NUNES DE SOUSA MOURA<br />\r\n
                  MARIA L&Uacute;CIA SERAFIM<br />\r\n
                  MARLUCE TORQUATO LIMA GON&Ccedil;ALVES<br />\r\n
                  FRANCISCO WAGNER DE SOUSA PAULA<br />\r\n
                  MARIA JOUSY RODRIGUES GOMES<br />\r\n
                  HELGA VAL&Eacute;RIA DE LIMA SOUZA<br />\r\n
                  MAXWELL LUIZ DA PONTE<br />\r\n
                  RENATA VIEIRA DO NASCIMENTO<br />\r\n
                  RODRIGO LEITE RODRIGUES<br />\r\n
                  THIAGO AC&Aacute;CIO RAPOSO<br />\r\n
                  LUANA LIMA GUIMARAES<br />\r\n
                  ANDREA CHAGAS ALVES DE ALMEIDA<br />\r\n
                  OT&Aacute;VIO VIEIRA SOBREIRA J&Uacute;NIOR<br />\r\n
                  RUTH BRITO DE FIGUEIREDO MELO<br />\r\n
                  MARCOS VINICIUS DE ANDRADE LIMA<br />\r\n
                  MAYARA SET&Uacute;BAL OLIVEIRA ARA&Uacute;JO<br />\r\n
                  MARIANA RAMOS PIMENTEL<br />\r\n
                  ROBERTA DE MOURA BORGES GOMES<br />\r\n
                  GERMANA COSTA PAIX&Atilde;O<br />\r\n
                  SHIRLIANE DE ARA&Uacute;JO SOUSA<br />\r\n
                  JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793eda257e0b_24012025164434.pdf"
                "arquivo" => "04022025095043-CONEDU---TECNOLOGIAS-E-EDUCACAO--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-12 09:36:42"
                "updated_at" => "2025-02-04 09:50:43"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

A pandemia da Covid-19 (Sarscov-2) deixou em evidência muitas mazelas e principalmente às desigualdades sociais, além da precarização do trabalho docente e a importância da escola no processo de escolarização e inclusão (escolar e social) dos estudantes público-alvo da Educação Especial e Inclusiva. Algo que teve agravamento com a crise sanitária instalada no Brasil e uma política retrógrada, que não considera as evidências científicas dos avanços significativas que a inclusão escolar tem no processo de desenvolvimento global desses alunos. Como atuantes na Educação Básica em escolas da periferia, cabe aos profissionais da educação não cederem a esse cenário caótico e buscar nas leituras e estudos freirianos caminhos para burlar as dificuldades e entraves em implementar práticas educacionais emancipatórias e ao encontro das diretrizes da Educação Inclusiva e em prol da diversidade. Nesse contexto, este relato de experiência visa apresentar a proposta de confecção de uma cadeira escolar adaptada nas premissas da Tecnologia Assistiva, para um aluno com comprometimento motor e não verbal, matriculado em uma escola na rede municipal de ensino em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, no estado do Rio de Janeiro. Foram utilizados nesse processo de confecção os seguintes materiais: cadeira escolar, cadeirinha de criança para carro, parafusos, roscas, tintas, guiso de portão, pedaço de madeira, máquina de furar, chave de boca, chave de estria e esmerilhadeira. A união de muitos saberes e diferentes habilidades (interpessoal, acadêmicas, comportamentais, linguísticas entre outras) vão ao encontro dos estudos freirianos que apontam que a relação com o conhecimento é dialógica e política, pois cada indivíduo carrega sua história marcada por experiências sociais e culturais, como também sua percepção sobre si e o mundo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.