CULTURA ESCOLAR E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: A ESCOLA COMUNITÁRIA DO CAC NAS NARRATIVAS DE SEUS EX-ALUNOS
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 119053 "edicao_id" => 366 "trabalho_id" => 7437 "inscrito_id" => 18028 "titulo" => "CULTURA ESCOLAR E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: A ESCOLA COMUNITÁRIA DO CAC NAS NARRATIVAS DE SEUS EX-ALUNOS" "resumo" => "Este artigo é fruto de uma pesquisa que investigou o significado da experiência escolar na infância e as marcas deixadas pela escola do Centro de Atividades Comunitárias de São João de Meriti (CAC), com base nas narrativas de ex-alunos na juventude. O objetivo foi examinar se a leitura e a escrita permaneceram como atividades constantes na vida desses alunos, após a saída da escola, além de identificar práticas pedagógicas significativas. O CAC é uma instituição de utilidade pública, nascida dos movimentos populares na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro. Utilizando uma metodologia qualitativa, o estudo teve como principais instrumentos a entrevista e a análise de documentos. Foram entrevistados oito jovens, que frequentaram a escola do CAC, entre 1989 e 1999. A pesquisa fundamentou-se nos estudos de Vygotsky, e contou com as contribuições teóricas de Charlot, Lahire, Bruner, Freire entre outros. A análise revelou uma dinâmica de interação nas relações sociais, marcada pela afetividade, destacando-se o relacionamento com os professores, o trabalho coletivo e a presença intensa de leituras compartilhadas e da escrita. Os depoimentos destacaram parcerias para o aprendizado, ampliação do universo cultural, desenvolvimento de valores ético-morais, relacionamento com as famílias dos alunos, presença de brincadeiras, valorização do coletivo e uma prática pedagógica onde predominavam situações de uso social real dos conhecimentos. Como uma comunidade de aprendizes, os jovens se viam como participantes da construção coletiva de uma "obra", uma cultura escolar, com a qual se sentiam comprometidos, conferindo-lhes orgulho, identidade e senso de pertencimento." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID18028_TB7437_28102024233423.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:05:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DA CONCEIÇÃO DE CARVALHO ROSA" "autor_nome_curto" => "NALU ROSA" "autor_email" => "nalucarvalhorosa@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "-linguagens-letramento-e-alfabetizacao-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Linguagens, letramento e alfabetização (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT8" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "679103fd2b0e7_22012025114309.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 16:46:19" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 119053 "edicao_id" => 366 "trabalho_id" => 7437 "inscrito_id" => 18028 "titulo" => "CULTURA ESCOLAR E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: A ESCOLA COMUNITÁRIA DO CAC NAS NARRATIVAS DE SEUS EX-ALUNOS" "resumo" => "Este artigo é fruto de uma pesquisa que investigou o significado da experiência escolar na infância e as marcas deixadas pela escola do Centro de Atividades Comunitárias de São João de Meriti (CAC), com base nas narrativas de ex-alunos na juventude. O objetivo foi examinar se a leitura e a escrita permaneceram como atividades constantes na vida desses alunos, após a saída da escola, além de identificar práticas pedagógicas significativas. O CAC é uma instituição de utilidade pública, nascida dos movimentos populares na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro. Utilizando uma metodologia qualitativa, o estudo teve como principais instrumentos a entrevista e a análise de documentos. Foram entrevistados oito jovens, que frequentaram a escola do CAC, entre 1989 e 1999. A pesquisa fundamentou-se nos estudos de Vygotsky, e contou com as contribuições teóricas de Charlot, Lahire, Bruner, Freire entre outros. A análise revelou uma dinâmica de interação nas relações sociais, marcada pela afetividade, destacando-se o relacionamento com os professores, o trabalho coletivo e a presença intensa de leituras compartilhadas e da escrita. Os depoimentos destacaram parcerias para o aprendizado, ampliação do universo cultural, desenvolvimento de valores ético-morais, relacionamento com as famílias dos alunos, presença de brincadeiras, valorização do coletivo e uma prática pedagógica onde predominavam situações de uso social real dos conhecimentos. Como uma comunidade de aprendizes, os jovens se viam como participantes da construção coletiva de uma "obra", uma cultura escolar, com a qual se sentiam comprometidos, conferindo-lhes orgulho, identidade e senso de pertencimento." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID18028_TB7437_28102024233423.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:05:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DA CONCEIÇÃO DE CARVALHO ROSA" "autor_nome_curto" => "NALU ROSA" "autor_email" => "nalucarvalhorosa@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "-linguagens-letramento-e-alfabetizacao-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Linguagens, letramento e alfabetização (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT8" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "679103fd2b0e7_22012025114309.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 16:46:19" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 366 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "-linguagens-letramento-e-alfabetizacao-vol3" "nome" => "CONEDU - Linguagens, letramento e alfabetização (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT8" "logo" => null "capa" => "679103fd2b0e7_22012025114309.jpg" "timbrado" => "679103fd2bcc7_22012025114309.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-11 16:46:19" "updated_at" => "2025-01-29 13:59:43" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 366 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "-linguagens-letramento-e-alfabetizacao-vol3" "nome" => "CONEDU - Linguagens, letramento e alfabetização (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT8" "logo" => null "capa" => "679103fd2b0e7_22012025114309.jpg" "timbrado" => "679103fd2bcc7_22012025114309.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-11 16:46:19" "updated_at" => "2025-01-29 13:59:43" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 235 "edicao_id" => 366 "codigo" => "978-65-5222-028-8" "capa" => "679103fd2e21f_22012025114309.png" "titulo" => "CONEDU - Linguagens, letramento e alfabetização (Vol.3)" "prefacio" => """ <br />\r\n Prezados leitores,<br />\r\n <br />\r\n Com alegria, apresentamos o e-book referente ao Grupo de Trabalho “Linguagens, Letramento e Alfabetização” do X Congresso Nacional de Educação (CONEDU), ocorrido em 2024, em Fortaleza/CE. Esta coletânea reúne cerca de cinquenta artigos que refletem a diversidade dos estudos na interseção linguagem e educação, a partir de discussões teóricas e práticas.<br />\r\n Os textos aqui compilados contribuem para o entendimento do papel das linguagens a partir de contextos educacionais diversos, da educação infantil ao ambiente universitário, ampliando a compreensão dos fenômenos de letramento e alfabetização para além das abordagens tradicionais. A discussão empreendida sobre letramento(s), por exemplo, não se limita à capacidade de leitura e escrita, mas abrange as práticas sociais de fala, leitura, escrita, que se dão em múltiplas esferas, semioses e modalidades.<br />\r\n São foco das discussões, entre outras temáticas, o ensino de línguas em relação com documentos norteadores (como a BNCC), o letramento literário, a multimodalidade, a inclusão, a gamificação, o letramento visual e a interdisciplinaridade. Em especial, vários dos trabalhos focam em metodologias de ensino (oficinas, projetos, sequências didáticas) que buscam uma conexão mais significativa com os estudantes, utilizando-se de abordagens criativas e críticas (como o uso da música, da cultura popular, do digital, de memórias e das histórias locais) para engajar os alunos de forma mais efetiva.<br />\r\n Os artigos deste e-book são, portanto, um convite para repensar as práticas de ensino-aprendizagem em um contexto em que as linguagens, em suas diversas manifestações, são protagonistas dos processos formativos da contemporaneidade. <br />\r\n A coordenação do Grupo de Trabalho “Linguagens, Letramento e Alfabetização” espera que esta obra inspire professores, pesquisadores e estudantes a enxergarem o letramento e a alfabetização como processos dinâmicos, transformadores e essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.<br />\r\n <br />\r\n Boa leitura! """ "apresentacao" => """ <br />\r\n """ "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ALANA DRIZIÊ GONZATTI DOS SANTOS """ "conselho_editorial" => """ IVONEIDE BEZERRA DE ARAÚJO SANTOS-MARQUES<br />\r\n JÚLIO CÉZAR DANTAS DE ARAÚJO JÚLIO ARAÚJO<br />\r\n JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO<br />\r\n LEILA PATRICIA ALVES DANTAS<br />\r\n RAFAEL TRENTIN SCREMIN<br />\r\n RAIMUNDA GOMES DE CARVALHO<br />\r\n LUANDSON LUIS DA SILVA<br />\r\n STEPHESON RAY DE OLIVEIRA<br />\r\n JOSÉ HILTON SILVA DANTAS<br />\r\n CARLOS MOISES DE OLIVEIRA<br />\r\n GEISA GABRIELLE SANTOS<br />\r\n JUCILEIDE MARIA DE SANTANA<br />\r\n VALERIA BATISTA COSTA MONTENEGRO<br />\r\n ALCIONE DA SILVA SANTOS<br />\r\n MARINALBA MARIA DE MEDEIROS MORAIS<br />\r\n ELIS TERESINHA BASILIO GURJÃO<br />\r\n ALANA DRIZIÊ GONZATTI DOS SANTOS<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "6793e2e077d7e_24012025155840.pdf" "arquivo" => "28012025165435-CONEDU---LINGUAGENS--LETRAMENTO-E-ALFABETIZACAO--V.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-11 16:46:19" "updated_at" => "2025-01-29 13:59:43" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 235 "edicao_id" => 366 "codigo" => "978-65-5222-028-8" "capa" => "679103fd2e21f_22012025114309.png" "titulo" => "CONEDU - Linguagens, letramento e alfabetização (Vol.3)" "prefacio" => """ <br />\r\n Prezados leitores,<br />\r\n <br />\r\n Com alegria, apresentamos o e-book referente ao Grupo de Trabalho “Linguagens, Letramento e Alfabetização” do X Congresso Nacional de Educação (CONEDU), ocorrido em 2024, em Fortaleza/CE. Esta coletânea reúne cerca de cinquenta artigos que refletem a diversidade dos estudos na interseção linguagem e educação, a partir de discussões teóricas e práticas.<br />\r\n Os textos aqui compilados contribuem para o entendimento do papel das linguagens a partir de contextos educacionais diversos, da educação infantil ao ambiente universitário, ampliando a compreensão dos fenômenos de letramento e alfabetização para além das abordagens tradicionais. A discussão empreendida sobre letramento(s), por exemplo, não se limita à capacidade de leitura e escrita, mas abrange as práticas sociais de fala, leitura, escrita, que se dão em múltiplas esferas, semioses e modalidades.<br />\r\n São foco das discussões, entre outras temáticas, o ensino de línguas em relação com documentos norteadores (como a BNCC), o letramento literário, a multimodalidade, a inclusão, a gamificação, o letramento visual e a interdisciplinaridade. Em especial, vários dos trabalhos focam em metodologias de ensino (oficinas, projetos, sequências didáticas) que buscam uma conexão mais significativa com os estudantes, utilizando-se de abordagens criativas e críticas (como o uso da música, da cultura popular, do digital, de memórias e das histórias locais) para engajar os alunos de forma mais efetiva.<br />\r\n Os artigos deste e-book são, portanto, um convite para repensar as práticas de ensino-aprendizagem em um contexto em que as linguagens, em suas diversas manifestações, são protagonistas dos processos formativos da contemporaneidade. <br />\r\n A coordenação do Grupo de Trabalho “Linguagens, Letramento e Alfabetização” espera que esta obra inspire professores, pesquisadores e estudantes a enxergarem o letramento e a alfabetização como processos dinâmicos, transformadores e essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.<br />\r\n <br />\r\n Boa leitura! """ "apresentacao" => """ <br />\r\n """ "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ALANA DRIZIÊ GONZATTI DOS SANTOS """ "conselho_editorial" => """ IVONEIDE BEZERRA DE ARAÚJO SANTOS-MARQUES<br />\r\n JÚLIO CÉZAR DANTAS DE ARAÚJO JÚLIO ARAÚJO<br />\r\n JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO<br />\r\n LEILA PATRICIA ALVES DANTAS<br />\r\n RAFAEL TRENTIN SCREMIN<br />\r\n RAIMUNDA GOMES DE CARVALHO<br />\r\n LUANDSON LUIS DA SILVA<br />\r\n STEPHESON RAY DE OLIVEIRA<br />\r\n JOSÉ HILTON SILVA DANTAS<br />\r\n CARLOS MOISES DE OLIVEIRA<br />\r\n GEISA GABRIELLE SANTOS<br />\r\n JUCILEIDE MARIA DE SANTANA<br />\r\n VALERIA BATISTA COSTA MONTENEGRO<br />\r\n ALCIONE DA SILVA SANTOS<br />\r\n MARINALBA MARIA DE MEDEIROS MORAIS<br />\r\n ELIS TERESINHA BASILIO GURJÃO<br />\r\n ALANA DRIZIÊ GONZATTI DOS SANTOS<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "6793e2e077d7e_24012025155840.pdf" "arquivo" => "28012025165435-CONEDU---LINGUAGENS--LETRAMENTO-E-ALFABETIZACAO--V.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-11 16:46:19" "updated_at" => "2025-01-29 13:59:43" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }