Artigo CONEDU - Linguagens, letramento e alfabetização (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-028-8

ABORDAGEM DA LITERATURA DE CORDEL NO CONTEXTO ESCOLAR

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização
0 of 0
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 119052 "edicao_id" => 366 "trabalho_id" => 6648 "inscrito_id" => 15248 "titulo" => "ABORDAGEM DA LITERATURA DE CORDEL NO CONTEXTO ESCOLAR" "resumo" => "A literatura de cordel se configura como um instrumento de resistência social através da arte e tradições populares representadas pelos poetas cordelistas, que coloca a poesia como um viés social através de sua arte e seus poemas. Essa literatura pode ser inserida e trabalhada em diversos contextos, como na educação, podendo ser utilizado como instrumento de ensino-aprendizagem, abordando diversos assuntos em sala de aula, como a literatura, cultura, identidade, saúde, dentre outros. O objetivo geral deste trabalho consiste em analisar a utilização da literatura de cordel no contexto escolar como instrumento pedagógico em sala de aula. Justifica-se pela necessidade de compreender e valorizar essa literatura como arte e instrumento pedagógico. A metodologia se fundamenta como bibliográfica a partir da análise dos teóricos HAURÉLIO (2013), MARINHO E PINHEIRO (2012), LUYTEN (1983), dentre outros. Espera-se que este trabalho forneça percepções importantes sobre a integração da literatura de cordel no contexto educacional, evidenciando seu potencial para estimular o interesse pela leitura, promover a valorização da cultura brasileira e aprimorar as habilidades linguísticas dos estudantesA literatura de cordel se configura como um instrumento de resistência social através da arte e tradições populares representadas pelos poetas cordelistas, que " "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID15248_TB6648_30092024135345.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:05:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GRACIONE BATISTA CARNEIRO ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "GRACIONE" "autor_email" => "gracione.almeida@urca.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "-linguagens-letramento-e-alfabetizacao-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Linguagens, letramento e alfabetização (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT8" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "679103fd2b0e7_22012025114309.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 16:46:19" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 119052 "edicao_id" => 366 "trabalho_id" => 6648 "inscrito_id" => 15248 "titulo" => "ABORDAGEM DA LITERATURA DE CORDEL NO CONTEXTO ESCOLAR" "resumo" => "A literatura de cordel se configura como um instrumento de resistência social através da arte e tradições populares representadas pelos poetas cordelistas, que coloca a poesia como um viés social através de sua arte e seus poemas. Essa literatura pode ser inserida e trabalhada em diversos contextos, como na educação, podendo ser utilizado como instrumento de ensino-aprendizagem, abordando diversos assuntos em sala de aula, como a literatura, cultura, identidade, saúde, dentre outros. O objetivo geral deste trabalho consiste em analisar a utilização da literatura de cordel no contexto escolar como instrumento pedagógico em sala de aula. Justifica-se pela necessidade de compreender e valorizar essa literatura como arte e instrumento pedagógico. A metodologia se fundamenta como bibliográfica a partir da análise dos teóricos HAURÉLIO (2013), MARINHO E PINHEIRO (2012), LUYTEN (1983), dentre outros. Espera-se que este trabalho forneça percepções importantes sobre a integração da literatura de cordel no contexto educacional, evidenciando seu potencial para estimular o interesse pela leitura, promover a valorização da cultura brasileira e aprimorar as habilidades linguísticas dos estudantesA literatura de cordel se configura como um instrumento de resistência social através da arte e tradições populares representadas pelos poetas cordelistas, que " "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID15248_TB6648_30092024135345.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:05:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GRACIONE BATISTA CARNEIRO ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "GRACIONE" "autor_email" => "gracione.almeida@urca.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "-linguagens-letramento-e-alfabetizacao-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Linguagens, letramento e alfabetização (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT8" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "679103fd2b0e7_22012025114309.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 16:46:19" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 366 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "-linguagens-letramento-e-alfabetizacao-vol3" "nome" => "CONEDU - Linguagens, letramento e alfabetização (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\nQuantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em o O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT8" "logo" => null "capa" => "679103fd2b0e7_22012025114309.jpg" "timbrado" => "679103fd2bcc7_22012025114309.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-11 16:46:19" "updated_at" => "2025-01-29 13:59:43" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 366 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "-linguagens-letramento-e-alfabetizacao-vol3" "nome" => "CONEDU - Linguagens, letramento e alfabetização (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\nQuantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em o O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT8" "logo" => null "capa" => "679103fd2b0e7_22012025114309.jpg" "timbrado" => "679103fd2bcc7_22012025114309.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-11 16:46:19" "updated_at" => "2025-01-29 13:59:43" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 235 "edicao_id" => 366 "codigo" => "978-65-5222-028-8" "capa" => "679103fd2e21f_22012025114309.png" "titulo" => "CONEDU - Linguagens, letramento e alfabetização (Vol.3)" "prefacio" => """ <br />\r\n Prezados leitores,<br />\r\n <br />\r\n Com alegria, apresentamos o e-book referente ao Grupo de Trabalho &ldquo;Linguagens, Letramento e Alfabetiza&ccedil;&atilde;o&rdquo; do X Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o (CONEDU), ocorrido em 2024, em Fortaleza/CE. Esta colet&acirc;nea re&uacute;ne cerca de cinquenta artigos que refletem a diversidade dos estudos na interse&ccedil;&atilde;o linguagem e educa&ccedil;&atilde;o, a partir de discuss&otilde;es te&oacute;ricas e pr&aacute;ticas.<br />\r\nCom alegria, apresentamos o e-book referente ao Grupo de Trabalho &ldquo;Linguagens, Letramento e Alfabetiza&ccedil;&atilde;o&rdquo; do X Congresso Nacional de Os textos aqui compilados contribuem para o entendimento do papel das linguagens a partir de contextos educacionais diversos, da educa&ccedil;&atilde;o infantil ao ambiente universit&aacute;rio, ampliando a compreens&atilde;o dos fen&ocirc;menos de letramento e alfabetiza&ccedil;&atilde;o para al&eacute;m das abordagens tradicionais. A discuss&atilde;o empreendida sobre letramento(s), por exemplo, n&atilde;o se limita &agrave; capacidade de leitura e escrita, mas abrange as pr&aacute;ticas sociais de fala, leitura, escrita, que se d&atilde;o em m&uacute;ltiplas esferas, semioses e modalidades.<br />\r\nOs textos aqui compilados contribuem para o entendimento do papel das linguagens a partir de contextos educacionais diversos, da educa&ccedil;&atilde;o infantil S&atilde;o foco das discuss&otilde;es, entre outras tem&aacute;ticas, o ensino de l&iacute;nguas em rela&ccedil;&atilde;o com documentos norteadores (como a BNCC), o letramento liter&aacute;rio, a multimodalidade, a inclus&atilde;o, a gamifica&ccedil;&atilde;o, o letramento visual e a interdisciplinaridade. Em especial, v&aacute;rios dos trabalhos focam em metodologias de ensino (oficinas, projetos, sequ&ecirc;ncias did&aacute;ticas) que buscam uma conex&atilde;o mais significativa com os estudantes, utilizando-se de abordagens criativas e cr&iacute;ticas (como o uso da m&uacute;sica, da cultura popular, do digital, de mem&oacute;rias e das hist&oacute;rias locais) para engajar os alunos de forma mais efetiva.<br />\r\nS&atilde;o foco das discuss&otilde;es, entre outras tem&aacute;ticas, o ensino de l&iacute;nguas em rela&ccedil;&atilde;o com documentos norteadores (como a BNC Os artigos deste e-book s&atilde;o, portanto, um convite para repensar as pr&aacute;ticas de ensino-aprendizagem em um contexto em que as linguagens, em suas diversas manifesta&ccedil;&otilde;es, s&atilde;o protagonistas dos processos formativos da contemporaneidade.&nbsp;<br />\r\nOs artigos deste e-book s&atilde;o, portanto, um convite para repensar as pr&aacute;ticas de ensino-aprendizagem em um contexto em que as linguagens, em suas di A coordena&ccedil;&atilde;o do Grupo de Trabalho &ldquo;Linguagens, Letramento e Alfabetiza&ccedil;&atilde;o&rdquo; espera que esta obra inspire professores, pesquisadores e estudantes a enxergarem o letramento e a alfabetiza&ccedil;&atilde;o como processos din&acirc;micos, transformadores e essenciais para a constru&ccedil;&atilde;o de uma sociedade mais justa e inclusiva.<br />\r\nA coordena&ccedil;&atilde;o do Grupo de Trabalho &ldquo;Linguagens, Letramento e Alfabetiza&ccedil;&atilde;o&rdquo; espera que esta obra inspire professores, pe <br />\r\n Boa leitura! """ "apresentacao" => """ <br />\r\n &nbsp; """ "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ALANA DRIZI&Ecirc; GONZATTI DOS SANTOS """ "conselho_editorial" => """ IVONEIDE BEZERRA DE ARA&Uacute;JO SANTOS-MARQUES<br />\r\n J&Uacute;LIO C&Eacute;ZAR DANTAS DE ARA&Uacute;JO J&Uacute;LIO ARA&Uacute;JO<br />\r\n JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO<br />\r\n LEILA PATRICIA ALVES DANTAS<br />\r\n RAFAEL TRENTIN SCREMIN<br />\r\n RAIMUNDA GOMES DE CARVALHO<br />\r\n LUANDSON LUIS DA SILVA<br />\r\n STEPHESON RAY DE OLIVEIRA<br />\r\n JOS&Eacute; HILTON SILVA DANTAS<br />\r\n CARLOS MOISES DE OLIVEIRA<br />\r\n GEISA GABRIELLE SANTOS<br />\r\n JUCILEIDE MARIA DE SANTANA<br />\r\n VALERIA BATISTA COSTA MONTENEGRO<br />\r\n ALCIONE DA SILVA SANTOS<br />\r\n MARINALBA MARIA DE MEDEIROS MORAIS<br />\r\n ELIS TERESINHA BASILIO GURJ&Atilde;O<br />\r\n ALANA DRIZI&Ecirc; GONZATTI DOS SANTOS<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "6793e2e077d7e_24012025155840.pdf" "arquivo" => "28012025165435-CONEDU---LINGUAGENS--LETRAMENTO-E-ALFABETIZACAO--V.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-11 16:46:19" "updated_at" => "2025-01-29 13:59:43" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 235 "edicao_id" => 366 "codigo" => "978-65-5222-028-8" "capa" => "679103fd2e21f_22012025114309.png" "titulo" => "CONEDU - Linguagens, letramento e alfabetização (Vol.3)" "prefacio" => """ <br />\r\n Prezados leitores,<br />\r\n <br />\r\n Com alegria, apresentamos o e-book referente ao Grupo de Trabalho &ldquo;Linguagens, Letramento e Alfabetiza&ccedil;&atilde;o&rdquo; do X Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o (CONEDU), ocorrido em 2024, em Fortaleza/CE. Esta colet&acirc;nea re&uacute;ne cerca de cinquenta artigos que refletem a diversidade dos estudos na interse&ccedil;&atilde;o linguagem e educa&ccedil;&atilde;o, a partir de discuss&otilde;es te&oacute;ricas e pr&aacute;ticas.<br />\r\nCom alegria, apresentamos o e-book referente ao Grupo de Trabalho &ldquo;Linguagens, Letramento e Alfabetiza&ccedil;&atilde;o&rdquo; do X Congresso Nacional de Os textos aqui compilados contribuem para o entendimento do papel das linguagens a partir de contextos educacionais diversos, da educa&ccedil;&atilde;o infantil ao ambiente universit&aacute;rio, ampliando a compreens&atilde;o dos fen&ocirc;menos de letramento e alfabetiza&ccedil;&atilde;o para al&eacute;m das abordagens tradicionais. A discuss&atilde;o empreendida sobre letramento(s), por exemplo, n&atilde;o se limita &agrave; capacidade de leitura e escrita, mas abrange as pr&aacute;ticas sociais de fala, leitura, escrita, que se d&atilde;o em m&uacute;ltiplas esferas, semioses e modalidades.<br />\r\nOs textos aqui compilados contribuem para o entendimento do papel das linguagens a partir de contextos educacionais diversos, da educa&ccedil;&atilde;o infantil S&atilde;o foco das discuss&otilde;es, entre outras tem&aacute;ticas, o ensino de l&iacute;nguas em rela&ccedil;&atilde;o com documentos norteadores (como a BNCC), o letramento liter&aacute;rio, a multimodalidade, a inclus&atilde;o, a gamifica&ccedil;&atilde;o, o letramento visual e a interdisciplinaridade. Em especial, v&aacute;rios dos trabalhos focam em metodologias de ensino (oficinas, projetos, sequ&ecirc;ncias did&aacute;ticas) que buscam uma conex&atilde;o mais significativa com os estudantes, utilizando-se de abordagens criativas e cr&iacute;ticas (como o uso da m&uacute;sica, da cultura popular, do digital, de mem&oacute;rias e das hist&oacute;rias locais) para engajar os alunos de forma mais efetiva.<br />\r\nS&atilde;o foco das discuss&otilde;es, entre outras tem&aacute;ticas, o ensino de l&iacute;nguas em rela&ccedil;&atilde;o com documentos norteadores (como a BNC Os artigos deste e-book s&atilde;o, portanto, um convite para repensar as pr&aacute;ticas de ensino-aprendizagem em um contexto em que as linguagens, em suas diversas manifesta&ccedil;&otilde;es, s&atilde;o protagonistas dos processos formativos da contemporaneidade.&nbsp;<br />\r\nOs artigos deste e-book s&atilde;o, portanto, um convite para repensar as pr&aacute;ticas de ensino-aprendizagem em um contexto em que as linguagens, em suas di A coordena&ccedil;&atilde;o do Grupo de Trabalho &ldquo;Linguagens, Letramento e Alfabetiza&ccedil;&atilde;o&rdquo; espera que esta obra inspire professores, pesquisadores e estudantes a enxergarem o letramento e a alfabetiza&ccedil;&atilde;o como processos din&acirc;micos, transformadores e essenciais para a constru&ccedil;&atilde;o de uma sociedade mais justa e inclusiva.<br />\r\nA coordena&ccedil;&atilde;o do Grupo de Trabalho &ldquo;Linguagens, Letramento e Alfabetiza&ccedil;&atilde;o&rdquo; espera que esta obra inspire professores, pe <br />\r\n Boa leitura! """ "apresentacao" => """ <br />\r\n &nbsp; """ "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ALANA DRIZI&Ecirc; GONZATTI DOS SANTOS """ "conselho_editorial" => """ IVONEIDE BEZERRA DE ARA&Uacute;JO SANTOS-MARQUES<br />\r\n J&Uacute;LIO C&Eacute;ZAR DANTAS DE ARA&Uacute;JO J&Uacute;LIO ARA&Uacute;JO<br />\r\n JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO<br />\r\n LEILA PATRICIA ALVES DANTAS<br />\r\n RAFAEL TRENTIN SCREMIN<br />\r\n RAIMUNDA GOMES DE CARVALHO<br />\r\n LUANDSON LUIS DA SILVA<br />\r\n STEPHESON RAY DE OLIVEIRA<br />\r\n JOS&Eacute; HILTON SILVA DANTAS<br />\r\n CARLOS MOISES DE OLIVEIRA<br />\r\n GEISA GABRIELLE SANTOS<br />\r\n JUCILEIDE MARIA DE SANTANA<br />\r\n VALERIA BATISTA COSTA MONTENEGRO<br />\r\n ALCIONE DA SILVA SANTOS<br />\r\n MARINALBA MARIA DE MEDEIROS MORAIS<br />\r\n ELIS TERESINHA BASILIO GURJ&Atilde;O<br />\r\n ALANA DRIZI&Ecirc; GONZATTI DOS SANTOS<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "6793e2e077d7e_24012025155840.pdf" "arquivo" => "28012025165435-CONEDU---LINGUAGENS--LETRAMENTO-E-ALFABETIZACAO--V.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-11 16:46:19" "updated_at" => "2025-01-29 13:59:43" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

A literatura de cordel se configura como um instrumento de resistência social através da arte e tradições populares representadas pelos poetas cordelistas, que coloca a poesia como um viés social através de sua arte e seus poemas. Essa literatura pode ser inserida e trabalhada em diversos contextos, como na educação, podendo ser utilizado como instrumento de ensino-aprendizagem, abordando diversos assuntos em sala de aula, como a literatura, cultura, identidade, saúde, dentre outros. O objetivo geral deste trabalho consiste em analisar a utilização da literatura de cordel no contexto escolar como instrumento pedagógico em sala de aula. Justifica-se pela necessidade de compreender e valorizar essa literatura como arte e instrumento pedagógico. A metodologia se fundamenta como bibliográfica a partir da análise dos teóricos HAURÉLIO (2013), MARINHO E PINHEIRO (2012), LUYTEN (1983), dentre outros. Espera-se que este trabalho forneça percepções importantes sobre a integração da literatura de cordel no contexto educacional, evidenciando seu potencial para estimular o interesse pela leitura, promover a valorização da cultura brasileira e aprimorar as habilidades linguísticas dos estudantes

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.