Artigo CONEDU - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-010-3

ANÁLISE DA APRENDIZAGEM POR AULAS REMOTAS EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM ACARAPE E REDENÇÃO (CE) NO PÓS-PANDEMIA DO COVID-19

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          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
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                  O Movimento Por uma Educa&ccedil;&atilde;o do Campo no Brasil emergiu nos finais da d&eacute;cada de 1990, com maior participa&ccedil;&atilde;o direta e visibilidade dos movimentos sociais na primeira d&eacute;cada do s&eacute;culo XXI, quando o debate sobre o direito &agrave; educa&ccedil;&atilde;o do campo passou a fazer parte das pautas de discuss&atilde;o em diversos espa&ccedil;os, suscitando o debate nas universidades p&uacute;blicas, nas institui&ccedil;&otilde;es governamentais e n&atilde;o governamentais, nos organismos internacionais, nos diversos setores sociais e nas esferas de tomada de decis&atilde;o pol&iacute;tica local e nacional. Neste per&iacute;odo, os movimentos sociais protagonizaram a constru&ccedil;&atilde;o da pol&iacute;tica de educa&ccedil;&atilde;o do campo, ao colocar na agenda pol&iacute;tica a luta pela reforma agr&aacute;ria, direitos humanos, dignidade, educa&ccedil;&atilde;o e cidadania.<br />\r\n
                  No setor p&uacute;blico, a ades&atilde;o de professores, gestores e investigadores contribuiu para a aproxima&ccedil;&atilde;o entre as universidades brasileiras, os movimentos sociais e as institui&ccedil;&otilde;es municipais, estaduais e federais, a exemplo do Minist&eacute;rio da Educa&ccedil;&atilde;o e Cultura (MEC), Minist&eacute;rio do Desenvolvimento e Reforma Agr&aacute;ria (MDA); Secretarias de Educa&ccedil;&atilde;o dos Estados e Munic&iacute;pios; Instituto de Coloniza&ccedil;&atilde;o e Reforma Agr&aacute;ria (INCRA); Programa Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o na Reforma Agr&aacute;ria (PRONERA) e o Movimento Sem Terra (MST) na formula&ccedil;&atilde;o de projetos e programas de forma&ccedil;&atilde;o de professores para atuar em &aacute;reas de reforma agr&aacute;ria. As a&ccedil;&otilde;es interinstitucionais no &acirc;mbito das pol&iacute;ticas educativas no Brasill possibiliaram a elabora&ccedil;&atilde;o de projetos e propostas de educa&ccedil;&atilde;o e forma&ccedil;&atilde;o de educadores do campo, ao mesmo tempo em que promoveu o di&aacute;logo intercultural, as tens&otilde;es e contradi&ccedil;&otilde;es &nbsp;nos &nbsp;processos de forma&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  Diversos sujeitos e atores contribu&iacute;ram para a constru&ccedil;&atilde;o do Movimentos por uma educa&ccedil;&atilde;o do campo e por uma Pol&iacute;tica de Educa&ccedil;&atilde;o do Campo. Neste cen&aacute;rio o CONEDU contribui para a articula&ccedil;&atilde;o de uma rede brasileira de sujeitos, isntitui&ccedil;&otilde;es e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, divulgar a &nbsp;produ&ccedil;&atilde;o cientifica e refletir acerca da participa&ccedil;&atilde;o dos sujeitos sociais nos processos de constru&ccedil;&atilde;o da Pol&iacute;tica de Educa&ccedil;&atilde;o do Campo no Territ&oacute;rio brasileiro, sob diversos olhares, perspectivas e reflex&otilde;es te&oacute;ricas. Esperamos que as pequisas aqui apresentadas contribuam para uma vis&atilde;o do cen&aacute;rio, contextos, sujeitos e processso na constru&ccedil;&atilde;o da Pol&iacute;tica de Educa&ccedil;&atilde;o do Campo no Brasil.&nbsp;<br />\r\n
                  Esperamos que este ebook possa contribuir contribuir para compreender os contextos, os sujeitos e os processos de forma&ccedil;&atilde;o e compreender como os educadores constroem suas identidades, profissionalidade, saberes docentes e como ocorre a rela&ccedil;&atilde;o com os saberes na forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada, com base no pressuposto de que o fazer e o saber pedag&oacute;gico &eacute; mediado pelo di&aacute;logo entre as diferen&ccedil;as, e devem levar em conta os contextos, a cultura e vis&atilde;o de mundo que envolve professores, alunos, institui&ccedil;&otilde;es formadoras e a comunidade local numa rela&ccedil;&atilde;o existencial, pol&iacute;tica, pedag&oacute;gica e ideol&oacute;gica atrav&eacute;s da pr&aacute;xis pedag&oacute;gica<br />\r\n
                  Desejamos a todos uma boa leitura.&nbsp;&nbsp;
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                  SILVANA CHAGAS HOLANDA<br />\r\n
                  UBIRANY LOPES FERREIRA<br />\r\n
                  JOSANIEL VIEIRA DA SILVA<br />\r\n
                  LEONARDO CARBONIERI CAMPOY<br />\r\n
                  MARIA APARECIDA DANTAS BEZERRA<br />\r\n
                  WALD&Ecirc;NIA LE&Atilde;O DE CARVALHO<br />\r\n
                  THAIS FERNANDES DE AMORIM<br />\r\n
                  CARLOS EDUARDO DIAS DA SILVA<br />\r\n
                  MICHELL PLATTINI NASCIMENTO GOMES<br />\r\n
                  ANA MARIA SOTERO PEREIRA<br />\r\n
                  DELIANE MACEDO FARIAS DE SOUSA<br />\r\n
                  MARIA DE F&Aacute;TIMA OLIVEIRA BATISTA<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
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                  O Movimento Por uma Educa&ccedil;&atilde;o do Campo no Brasil emergiu nos finais da d&eacute;cada de 1990, com maior participa&ccedil;&atilde;o direta e visibilidade dos movimentos sociais na primeira d&eacute;cada do s&eacute;culo XXI, quando o debate sobre o direito &agrave; educa&ccedil;&atilde;o do campo passou a fazer parte das pautas de discuss&atilde;o em diversos espa&ccedil;os, suscitando o debate nas universidades p&uacute;blicas, nas institui&ccedil;&otilde;es governamentais e n&atilde;o governamentais, nos organismos internacionais, nos diversos setores sociais e nas esferas de tomada de decis&atilde;o pol&iacute;tica local e nacional. Neste per&iacute;odo, os movimentos sociais protagonizaram a constru&ccedil;&atilde;o da pol&iacute;tica de educa&ccedil;&atilde;o do campo, ao colocar na agenda pol&iacute;tica a luta pela reforma agr&aacute;ria, direitos humanos, dignidade, educa&ccedil;&atilde;o e cidadania.<br />\r\n
                  No setor p&uacute;blico, a ades&atilde;o de professores, gestores e investigadores contribuiu para a aproxima&ccedil;&atilde;o entre as universidades brasileiras, os movimentos sociais e as institui&ccedil;&otilde;es municipais, estaduais e federais, a exemplo do Minist&eacute;rio da Educa&ccedil;&atilde;o e Cultura (MEC), Minist&eacute;rio do Desenvolvimento e Reforma Agr&aacute;ria (MDA); Secretarias de Educa&ccedil;&atilde;o dos Estados e Munic&iacute;pios; Instituto de Coloniza&ccedil;&atilde;o e Reforma Agr&aacute;ria (INCRA); Programa Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o na Reforma Agr&aacute;ria (PRONERA) e o Movimento Sem Terra (MST) na formula&ccedil;&atilde;o de projetos e programas de forma&ccedil;&atilde;o de professores para atuar em &aacute;reas de reforma agr&aacute;ria. As a&ccedil;&otilde;es interinstitucionais no &acirc;mbito das pol&iacute;ticas educativas no Brasill possibiliaram a elabora&ccedil;&atilde;o de projetos e propostas de educa&ccedil;&atilde;o e forma&ccedil;&atilde;o de educadores do campo, ao mesmo tempo em que promoveu o di&aacute;logo intercultural, as tens&otilde;es e contradi&ccedil;&otilde;es &nbsp;nos &nbsp;processos de forma&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  Diversos sujeitos e atores contribu&iacute;ram para a constru&ccedil;&atilde;o do Movimentos por uma educa&ccedil;&atilde;o do campo e por uma Pol&iacute;tica de Educa&ccedil;&atilde;o do Campo. Neste cen&aacute;rio o CONEDU contribui para a articula&ccedil;&atilde;o de uma rede brasileira de sujeitos, isntitui&ccedil;&otilde;es e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, divulgar a &nbsp;produ&ccedil;&atilde;o cientifica e refletir acerca da participa&ccedil;&atilde;o dos sujeitos sociais nos processos de constru&ccedil;&atilde;o da Pol&iacute;tica de Educa&ccedil;&atilde;o do Campo no Territ&oacute;rio brasileiro, sob diversos olhares, perspectivas e reflex&otilde;es te&oacute;ricas. Esperamos que as pequisas aqui apresentadas contribuam para uma vis&atilde;o do cen&aacute;rio, contextos, sujeitos e processso na constru&ccedil;&atilde;o da Pol&iacute;tica de Educa&ccedil;&atilde;o do Campo no Brasil.&nbsp;<br />\r\n
                  Esperamos que este ebook possa contribuir contribuir para compreender os contextos, os sujeitos e os processos de forma&ccedil;&atilde;o e compreender como os educadores constroem suas identidades, profissionalidade, saberes docentes e como ocorre a rela&ccedil;&atilde;o com os saberes na forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada, com base no pressuposto de que o fazer e o saber pedag&oacute;gico &eacute; mediado pelo di&aacute;logo entre as diferen&ccedil;as, e devem levar em conta os contextos, a cultura e vis&atilde;o de mundo que envolve professores, alunos, institui&ccedil;&otilde;es formadoras e a comunidade local numa rela&ccedil;&atilde;o existencial, pol&iacute;tica, pedag&oacute;gica e ideol&oacute;gica atrav&eacute;s da pr&aacute;xis pedag&oacute;gica<br />\r\n
                  Desejamos a todos uma boa leitura.&nbsp;&nbsp;
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                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
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                  SILVANA CHAGAS HOLANDA<br />\r\n
                  UBIRANY LOPES FERREIRA<br />\r\n
                  JOSANIEL VIEIRA DA SILVA<br />\r\n
                  LEONARDO CARBONIERI CAMPOY<br />\r\n
                  MARIA APARECIDA DANTAS BEZERRA<br />\r\n
                  WALD&Ecirc;NIA LE&Atilde;O DE CARVALHO<br />\r\n
                  THAIS FERNANDES DE AMORIM<br />\r\n
                  CARLOS EDUARDO DIAS DA SILVA<br />\r\n
                  MICHELL PLATTINI NASCIMENTO GOMES<br />\r\n
                  ANA MARIA SOTERO PEREIRA<br />\r\n
                  DELIANE MACEDO FARIAS DE SOUSA<br />\r\n
                  MARIA DE F&Aacute;TIMA OLIVEIRA BATISTA<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
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Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

O presente capítulo tem o objetivo de apresentar a análise da aprendizagem após as aulas remotas em estudantes do Ensino Médio de Escolas nos municípios de Acarape e de Maciço de Baturité no Estado do Ceará, devido à Pandemia do Covid-19, com o propósito de criar uma rede colaborativa e comunicativa Universidade/Escola na região. Teve como público-alvo estudantes dos municípios de Acarape e Redenção no Maciço de Baturité. Diante da realidade que surge no contexto da COVID-19, tivemos o desafio de vivenciar, temporiamente, o contexto de aprendizagem remota na vida acadêmica através de Plataformas on-line. Isso trouxe grandes desafios para o desenvolvimento do fenômeno da aprendizagem. É nesse sentido que essa análise se justifica, fazendo-se necessário o acompanhamento continuado das questões psicossociais no processo de aprendizagem após as aulas remotas, uma vez que muitos aspectos que elencam esse fenômeno da aprendizagem poderão estar comprometidos no aspecto da interação social. O referencial teórico-metodológico abrangeu uma abordagem de pesquisa qualitativa, em que se levou em conta a perspectiva do contexto, da cultura e do ambiente da escola, onde os estudantes e professores foram entrevistados. Os principais resultados de pesquisa foram: a constatação do prejuízo da habilidade social dos estudantes que passaram pela pandemia, além da pouca tolerância ao sofrimento e um elevado nível de ansiedade e estresse, percebida pelos docentes do Ensino Médio nas escolas estudadas, bem como modificações da maneira muito peculiar de padrões comportamentais relativas à aprendizagem no Ensino Médio.

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