A INFLUÊNCIA DO PROCESSO SELETIVO MISTO NO PLANEJAMENTO DAS AULAS DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA DE ÂMBITO FEDERAL DE JUIZ DE FORA
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 118889 "edicao_id" => 360 "trabalho_id" => 4726 "inscrito_id" => 13985 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DO PROCESSO SELETIVO MISTO NO PLANEJAMENTO DAS AULAS DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA DE ÂMBITO FEDERAL DE JUIZ DE FORA" "resumo" => "Este capítulo tem como objetivo apresentar e discutir a influência do Processo Seletivo Misto no planejamento das aulas dos professores de Química, do Ensino Médio, de uma escola de âmbito federal, localizada na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. Este estudo teve início em 2019, a partir da criação de uma proposta curricular para a área de Ciências da Natureza, após a obrigatoriedade de implementação da Base Nacional Comum Curricular. Durante a criação dessa proposta curricular, houve um amplo debate entre os membros da comunidade escolar, os quais reformularam os objetivos educacionais e de formação dos estudantes. Para investigarmos quais eram esses objetivos uma vez que, certamente, influenciariam na estruturação do currículo escolar, realizamos entrevistas semiestruturadas com os professores de Química do Ensino Médio da referida escola. As respostas foram gravadas em áudio e interpretadas qualitativamente, por meio da Análise de Conteúdo, com a criação de categorias, nas quais as unidades de registros foram organizadas. Identificamos que, mesmo não sendo uma diretriz oficial da instituição, há uma pressão externa pela comunidade de pais e estudantes para que as aulas contemplem o conteúdo programático do Processo Seletivo Misto, restringindo as metodologias de ensino, os materiais didáticos, as aulas práticas e as avaliações. Essa pressão se dá pelo fato de que é forte na cidade de Juiz de Fora, a cultura universitária. Assim, se configura como um dos objetivos de grande parte dos estudantes dessa instituição escolar, ao final da Educação Básica, ter acesso aos cursos de graduação oferecidos pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Contudo, essa preocupação em seguir predominantemente os referidos conteúdos programáticos, evidencia divergências entre os objetivos de aprendizagens indicados pela Base Nacional Comum Curricular e pela própria proposta pedagógica da escola, que visa uma formação humanista." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID13985_TB4726_27102024220936.pdf" "created_at" => "2025-01-29 09:49:35" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PRISCILLA LUCIA CERQUEIRA DE ARAGÃO" "autor_nome_curto" => "PRISCILLA" "autor_email" => "pricerqueira85@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---didatica-e-curriculo-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Didática e currículo (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT2" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67910117ca323_22012025113047.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-08 16:44:16" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 118889 "edicao_id" => 360 "trabalho_id" => 4726 "inscrito_id" => 13985 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DO PROCESSO SELETIVO MISTO NO PLANEJAMENTO DAS AULAS DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA DE ÂMBITO FEDERAL DE JUIZ DE FORA" "resumo" => "Este capítulo tem como objetivo apresentar e discutir a influência do Processo Seletivo Misto no planejamento das aulas dos professores de Química, do Ensino Médio, de uma escola de âmbito federal, localizada na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. Este estudo teve início em 2019, a partir da criação de uma proposta curricular para a área de Ciências da Natureza, após a obrigatoriedade de implementação da Base Nacional Comum Curricular. Durante a criação dessa proposta curricular, houve um amplo debate entre os membros da comunidade escolar, os quais reformularam os objetivos educacionais e de formação dos estudantes. Para investigarmos quais eram esses objetivos uma vez que, certamente, influenciariam na estruturação do currículo escolar, realizamos entrevistas semiestruturadas com os professores de Química do Ensino Médio da referida escola. As respostas foram gravadas em áudio e interpretadas qualitativamente, por meio da Análise de Conteúdo, com a criação de categorias, nas quais as unidades de registros foram organizadas. Identificamos que, mesmo não sendo uma diretriz oficial da instituição, há uma pressão externa pela comunidade de pais e estudantes para que as aulas contemplem o conteúdo programático do Processo Seletivo Misto, restringindo as metodologias de ensino, os materiais didáticos, as aulas práticas e as avaliações. Essa pressão se dá pelo fato de que é forte na cidade de Juiz de Fora, a cultura universitária. Assim, se configura como um dos objetivos de grande parte dos estudantes dessa instituição escolar, ao final da Educação Básica, ter acesso aos cursos de graduação oferecidos pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Contudo, essa preocupação em seguir predominantemente os referidos conteúdos programáticos, evidencia divergências entre os objetivos de aprendizagens indicados pela Base Nacional Comum Curricular e pela própria proposta pedagógica da escola, que visa uma formação humanista." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID13985_TB4726_27102024220936.pdf" "created_at" => "2025-01-29 09:49:35" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PRISCILLA LUCIA CERQUEIRA DE ARAGÃO" "autor_nome_curto" => "PRISCILLA" "autor_email" => "pricerqueira85@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---didatica-e-curriculo-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Didática e currículo (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT2" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "67910117ca323_22012025113047.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-08 16:44:16" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 360 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---didatica-e-curriculo-vol3" "nome" => "CONEDU - Didática e currículo (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT2" "logo" => null "capa" => "67910117ca323_22012025113047.jpg" "timbrado" => "67910117caf31_22012025113047.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-08 16:44:16" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:45" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 360 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---didatica-e-curriculo-vol3" "nome" => "CONEDU - Didática e currículo (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT2" "logo" => null "capa" => "67910117ca323_22012025113047.jpg" "timbrado" => "67910117caf31_22012025113047.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-08 16:44:16" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:45" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 229 "edicao_id" => 360 "codigo" => "978-65-5222-026-4" "capa" => "67910117cd50e_22012025113047.jpg" "titulo" => "CONEDU - Didática e currículo (Vol.3)" "prefacio" => """ Falar de Currículos e Didáticas sempre nos remete ao espaço-tempo escolar. Se é verdade que nas escolas se vive um movimento de massificação de informações, reafirmando a reprodução de modelos, em sua maioria caracterizados pela dita “grande mídia”, pelas meta-narrativas que invisibilizam experiências singulares e culturas locais, também é verdade que o cotidiano escolar, como espaço/tempo complexo, é lugar de produção, de criação, de indagação e de rebeldia. Se a escola, hoje, ainda sofre e padece sob os efeitos do conservadorismo, da política da mesmidade, do desejo de uniformidade e da produção de homogeneidades, se ela ainda caminha, de modo hegemônico, no sentido de apresentar respostas, solucionar problemas, equacionar a “incivilidade” do outro, do diferente, do diverso, ela também é o lugar onde a diferença pode ser desconstruída como desvio e legitimada como constitutiva das relações de alteridade. A escola também é um espaço praticado onde as homogeneidades são desfeitas, onde a esperança floresce como fruto possível de um mundo outro. Se por um lado o cotidiano escolar tem sido marcado por esse tempo de automatismo, aceleração e controle social, por outro, esse mesmo cotidiano apresenta caminhos a serem trilhados, convites a pensar nossas relações com o mundo e no mundo. Os trabalhos apresentados no X CONEDU foram sem sombra de dúvidas de alto nível quanto interligam currículos, didáticas e escolas. O que me parece ser o centro das nossas preocupações teóricas e epistemológicas são as questões que envolvem esse “trio” pedagógico brasileiro. Que reconfigurações o currículo vem sofrendo? Como compreendê-lo no interior de jogos sem saber-poder que a constituem de modos díspares? De que maneira olhar para as múltiplas didáticas presentes no chão da escola que lhe acometem? A pandemia de Covid-19 mudou nosso pensamento sobre os currículos e as didáticas? Quais os impactos dos novos dispositivos tecnológicos nessa instituição? O que as macropolíticas têm para dizer no tocante aos currículos? O que os novos sujeitos da pedagogia estão pensando sobre ela? Como os movimentos culturais e sociais estão percebendo a escola? O que nós, pesquisadores(as) em educação e professores(as), como herdeiros dessa instituição, temos a dizer? Posso dizer, que os trabalhos apresentados no x CONEDU responderam de alguma forma essas questões e abriram novas questões. Os textos produzidos a partir do campo da pesquisa em educação têm sido em torno do campo das pesquisas dos currículos e das didáticas para interrogar os modos neoconservadores e apolitícos. Assim, não falamos somente em currículos e didáticas escolares, mas das diferentes cotidianidades, com suas pluralidades de praticantespensantes, que criam outros processos políticos na didática educacional, nos currículos praticados, no planejamento e financiamento da educação e das ações governamentais de enfrentamentos às desigualdades mediadas pelas escolas. Consideramos que estudar as didáticas e os currículos em seus processos de implementação nos cotidianos nos parece fundamental para pensarmos naquilo que se produz com os usos dos sujeitos. Por fim, desejo uma boa leitura para todos. <br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO <br />\r\n ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES """ "conselho_editorial" => """ ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES<br />\r\n ANA PAULA DA SILVA SANTOS<br />\r\n ANTONIA VALBENIA AURÉLIO ROSA<br />\r\n CLARISSA QUINTANILHA<br />\r\n FLÁVIO MUNIZ CHAVES<br />\r\n GUILHERME PEREIRA STRIBEL<br />\r\n GUSTAVO DINIZ DE MESQUITA TAVEIRA<br />\r\n HUGO CESAR BUENO NUNES<br />\r\n LUIS PAULO CRUZ BORGES<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n RAFAEL HONORATO<br />\r\n RAFAEL MARQUES GONCALVES<br />\r\n ROSALVO NOBRE CARNEIRO<br />\r\n ROSELY DE OLIVEIRA MACÁRIO<br />\r\n SANDRO TIAGO DA SILVA FIGUEIRA<br />\r\n STELLA MARIA PEIXOTO DE AZEVEDO PEDROSA<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n VALDEIR PEREIRA SILVA<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => "67929cbf746e6_23012025164711.pdf" "arquivo" => "29012025081031-CONEDU---DIDATICA-E-CURRICULO--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-08 16:44:16" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:45" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 229 "edicao_id" => 360 "codigo" => "978-65-5222-026-4" "capa" => "67910117cd50e_22012025113047.jpg" "titulo" => "CONEDU - Didática e currículo (Vol.3)" "prefacio" => """ Falar de Currículos e Didáticas sempre nos remete ao espaço-tempo escolar. Se é verdade que nas escolas se vive um movimento de massificação de informações, reafirmando a reprodução de modelos, em sua maioria caracterizados pela dita “grande mídia”, pelas meta-narrativas que invisibilizam experiências singulares e culturas locais, também é verdade que o cotidiano escolar, como espaço/tempo complexo, é lugar de produção, de criação, de indagação e de rebeldia. Se a escola, hoje, ainda sofre e padece sob os efeitos do conservadorismo, da política da mesmidade, do desejo de uniformidade e da produção de homogeneidades, se ela ainda caminha, de modo hegemônico, no sentido de apresentar respostas, solucionar problemas, equacionar a “incivilidade” do outro, do diferente, do diverso, ela também é o lugar onde a diferença pode ser desconstruída como desvio e legitimada como constitutiva das relações de alteridade. A escola também é um espaço praticado onde as homogeneidades são desfeitas, onde a esperança floresce como fruto possível de um mundo outro. Se por um lado o cotidiano escolar tem sido marcado por esse tempo de automatismo, aceleração e controle social, por outro, esse mesmo cotidiano apresenta caminhos a serem trilhados, convites a pensar nossas relações com o mundo e no mundo. Os trabalhos apresentados no X CONEDU foram sem sombra de dúvidas de alto nível quanto interligam currículos, didáticas e escolas. O que me parece ser o centro das nossas preocupações teóricas e epistemológicas são as questões que envolvem esse “trio” pedagógico brasileiro. Que reconfigurações o currículo vem sofrendo? Como compreendê-lo no interior de jogos sem saber-poder que a constituem de modos díspares? De que maneira olhar para as múltiplas didáticas presentes no chão da escola que lhe acometem? A pandemia de Covid-19 mudou nosso pensamento sobre os currículos e as didáticas? Quais os impactos dos novos dispositivos tecnológicos nessa instituição? O que as macropolíticas têm para dizer no tocante aos currículos? O que os novos sujeitos da pedagogia estão pensando sobre ela? Como os movimentos culturais e sociais estão percebendo a escola? O que nós, pesquisadores(as) em educação e professores(as), como herdeiros dessa instituição, temos a dizer? Posso dizer, que os trabalhos apresentados no x CONEDU responderam de alguma forma essas questões e abriram novas questões. Os textos produzidos a partir do campo da pesquisa em educação têm sido em torno do campo das pesquisas dos currículos e das didáticas para interrogar os modos neoconservadores e apolitícos. Assim, não falamos somente em currículos e didáticas escolares, mas das diferentes cotidianidades, com suas pluralidades de praticantespensantes, que criam outros processos políticos na didática educacional, nos currículos praticados, no planejamento e financiamento da educação e das ações governamentais de enfrentamentos às desigualdades mediadas pelas escolas. Consideramos que estudar as didáticas e os currículos em seus processos de implementação nos cotidianos nos parece fundamental para pensarmos naquilo que se produz com os usos dos sujeitos. Por fim, desejo uma boa leitura para todos. <br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO <br />\r\n ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES """ "conselho_editorial" => """ ALLAN DE CARVALHO RODRIGUES<br />\r\n ANA PAULA DA SILVA SANTOS<br />\r\n ANTONIA VALBENIA AURÉLIO ROSA<br />\r\n CLARISSA QUINTANILHA<br />\r\n FLÁVIO MUNIZ CHAVES<br />\r\n GUILHERME PEREIRA STRIBEL<br />\r\n GUSTAVO DINIZ DE MESQUITA TAVEIRA<br />\r\n HUGO CESAR BUENO NUNES<br />\r\n LUIS PAULO CRUZ BORGES<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n RAFAEL HONORATO<br />\r\n RAFAEL MARQUES GONCALVES<br />\r\n ROSALVO NOBRE CARNEIRO<br />\r\n ROSELY DE OLIVEIRA MACÁRIO<br />\r\n SANDRO TIAGO DA SILVA FIGUEIRA<br />\r\n STELLA MARIA PEIXOTO DE AZEVEDO PEDROSA<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n VALDEIR PEREIRA SILVA<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => "67929cbf746e6_23012025164711.pdf" "arquivo" => "29012025081031-CONEDU---DIDATICA-E-CURRICULO--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-08 16:44:16" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:45" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }