RESUMO: Este artigo apresenta um relato de experiência docente vivenciado em uma turma do Ensino Fundamental anos iniciais (EJA) de uma escola do município de Campina Grande-PB. Busca-se no âmbito escolar a sistematização de propostas pedagógicas em torno do aprendizado da leitura vinculadas aos princípios da educação inclusiva com uso de estratégias facilitadoras aos saberes necessários para a formação de leitores contemporâneos, sujeitos de escrita. Insere-se no quadro da pesquisa de abordagem qualitativa, e sociointeracionista e discursiva com vistas ao entendimento da dinâmica dessa modalidade de ensino, atreladas ao uso da leitura no cotidiano, por parte dos participantes desta investigação. Buscou-se, num trabalho com revistas, disponibilizar ao aluno da EJA ações didáticas que o estimulassem como leitor/trabalhador que concebe a leitura numa perspectiva de entender o sentido do texto, indo além do processo de decodificação. Nesse sentido, o uso de gêneros textuais/discursivos na sala de aula investigada impulsiona aos estudantes (EJA) ao entendimento que esse faz uso da leitura nas práticas sociais.