Esta proposta de pesquisa teve por objetivo identificar metodologias utilizadas no ensino de Educação das Relações Étnico-raciais (ERER) e, subsequentemente, sistematizar um protocolo de ensino capaz de garantir princípios metodológicos básicos alinhados às Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana (DCNERER). Tal investigação, focada na formação de professoras/es, se impõe como necessária e urgente, após nos questionarmos, verificando registros comparativos de acompanhamento de alunos no início e ao final de cursos ministrados em nível de especialização e licenciaturas, que há lacunas comuns e persistentes no discurso dos egressos desses cursos. Identificar qual/quais processo/s nos livrariam desse comportamento (praticamente padrão na maioria dos egressos) constitui a questão norteadora deste trabalho e, nossa proposta de solução é a elaboração de um protocolo de ensino a ser amplamente divulgado, possibilitando uma frente de trabalho mais ampla e sólida de ensino antirracista. Partimos da hipótese de que temos muita produção de saberes sobre Relações Étnico-raciais e que ela envolve muitos campos de conhecimento (Ciências Sociais, História, Psicologia Social e até a própria Pedagogia), mas faltam aos estudos e propostas de ERER um viés metodológico pedagógico de ensino. A pesquisa concentra-se essencialmente nos cursos de licenciaturas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e tem a possibilidade de ampliar seu escopo de investigação às especializações, mestrado e doutorado com enfoque em Ensino de ERER.