Este estudo investigou a constituição de identidade profissional de uma mestranda por meio de sua experiência no Estágio de Docência na disciplina Didática de Licenciatura. Utilizando uma abordagem (auto)biográfica, analisou-se o diário de aula da estudante para explorar suas percepções, desafios e aprendizados durante o estágio. A pesquisa adotou uma metodologia que de leitura em três fases de análise: pré-análise/leitura cruzada, leitura temática e leitura interpretativa-compreensiva. Através da reflexão sobre suas experiências, a estudante pôde compreender melhor a constituição de sua identidade profissional docente, situando-a nas interações teóricas e práticas do ambiente acadêmico. Os resultados indicaram que o estágio de docência desempenhou um papel essencial na definição da identidade profissional da estudante. O planejamento das aulas, centrado na metodologia de Casos de Ensino, promoveu uma aprendizagem reflexiva e participativa entre os estudantes. A interação dinâmica da professora com os alunos durante as aulas criou um ambiente de proximidade e colaboração. Além disso, os desafios enfrentados, como a gestão de dúvidas e tensões em sala de aula, revelaram-se como oportunidades significativas de crescimento pessoal e profissional para a mestranda. Em síntese, o Estágio de Docência não apenas proporcionou uma visão mais profunda da prática docente, mas também fortaleceu a identidade profissional da estudante, destacando a importância da reflexão sobre experiências pessoais e acadêmicas na formação de educadores.