Este painel está organizado a partir de três pesquisas que tratam a respeito da constituição da docência, identidade e desenvolvimento profissional docente em suas diferentes perspectivas. Todas as pesquisas foram realizadas com mulheres, professoras, com vistas à compreensão de distintas particularidades no exercício docente. O primeiro texto aborda a docência compartilhada na Educação Infantil e a constituição do habitus docente, tomando como referência de análise os pressupostos da teoria praxiológica de Pierre Bourdieu. Os dados revelam que há uma maneira particular de se exercer a docência nesta etapa educativa, um princípio explicativo das práticas. O segundo texto apresenta as relações construídas e instituídas no contexto da instituição de Educação Infantil. O referencial teórico que sustentou as discussões está baseado nas contribuições de Barbara Rogoff. Os resultados indicam que as interações estabelecidas entre as docentes são distintas e dependem das funções exercidas por cada profissional. Por fim, o terceiro texto revela a trajetória de mulheres que são mães e docentes e a constituição de suas identidades profissionais, ancorado no dispositivo metodológico retrato sociológico de Bernard Lahire. As conclusões revelam que a constituição da identidade docente é atravessada e incorporada como elemento definidor das trajetórias a partir da intersecção com a maternidade. Consideradas estas pesquisas compreende-se que a constituição da docência nestes casos segue demarcada pelas condições de gênero, bem como pelas diversas interações estabelecidas entre as profissionais nos campos nos quais circulam.