O Painel “(Des)caminhos da formação docente: da ausência no cotidiano escolar à potencialidade da autoformação” tem como objetivo apresentar um conjunto de reflexões decorrentes de estudos realizados em grupos pesquisa em dois programas de Pós-graduação do Sul do Brasil e sua inserção na educação básica. Os três textos que compõe o painel abordam as seguintes problemáticas: 1) a presença/ausência da formação continuada de professores no projeto político pedagógico e a atuação do coordenador pedagógico; 2) a avaliação que professores a respeito da formação dos docentes e dos livros didáticos no Ensino Médio Gaúcho; 3) a formação continuada de professores e seu papel fundamental na construção docente. Os estudos em tela caracterizam-se pela abordagem qualitativa, encorados na perspectiva descritivo analítica, produzidos a partir dos procedimentos de pesquisa bibliografia e documental e como fonte dos dados os projetos pedagógicos, grupos focais e propostas metodológicas para a realização da pesquisa-formação. Os estudos estão ancorados teoricamente em Veiga (2011), Barbosa (2020), Junges; Ketzer; Oliveira (2018), Imbernón (2011), Sansolotti; Coelho (2002), Fávero; Tonieto (2010), Borges (2023), Silva; Matos; Brito (2023), Josso (2004), Freire (1976, 1979 e 1996), dentre outros. Os resultados dos estudos demostram que há uma frágil relação entre o trabalho do coordenador pedagógico e a formação continuada de docentes no projeto político pedagógico; a obrigatoriedade do componente curricular Projeto de Vida contrasta com a ausência de formação docente e de materiais didáticos qualificados; a formação docente como autoformação é um percurso formativo promissor, pois parte da construção epistemológica do sujeito professor.