A educação ambiental é fundamental para a formação de cidadãos conscientes, especialmente quando integrada a práticas que conectam os estudantes com o meio ambiente local. Em um projeto de ensino de geomorfologia para alunos do 2º ano do curso técnico em Meio Ambiente da EETEPA Dr. Celso Malcher, uma série de atividades foi desenvolvida, incluindo uma aula teórica, uma prática em laboratório utilizando o Banco de Dados e Informações Ambientais (BDiA) e, crucialmente, uma aula de campo no campus da Universidade Federal do Pará, com destaque para os rios Guamá e Sapocajuba. Embora o Rio Guamá seja uma referência significativa na região, o enfoque especial foi dado ao Rio Sapocajuba, menos conhecido, mas igualmente relevante para o estudo dos processos geomorfológicos. O trabalho de campo, como ferramenta de aprendizagem, revelou-se indispensável, proporcionando aos alunos uma oportunidade única de observar e analisar diretamente as dinâmicas naturais, enriquecendo sua compreensão teórica. Essa combinação de prática e teoria, aliada aos debates críticos, mostrou-se altamente eficaz no engajamento dos estudantes e no aprofundamento da compreensão das questões ambientais, reforçando a importância do contato direto com o ambiente natural para um ensino mais completo e significativo.