Artigo Anais do XX SBGFA - Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA - Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente

ANAIS de Evento

ISSN: 2236-5311

A APLICAÇÃO DE MAPAS MENTAIS SOBRE QUESTÕES AMBIENTAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA ESTADUAL DEPUTADO FRANCISCO VILA NOVA NO MUNICÍPIO DE SALTO DO CÉU-MATO GROSSO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 07 - O Ensino das temáticas físico-naturais: novas práticas pedagógicas e possibilidades de atuação frente à realidade socioambiental.
"2024-11-26" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 115329
    "edicao_id" => 380
    "trabalho_id" => 523
    "inscrito_id" => 427
    "titulo" => "A APLICAÇÃO DE MAPAS MENTAIS SOBRE QUESTÕES AMBIENTAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA ESTADUAL DEPUTADO FRANCISCO VILA NOVA NO MUNICÍPIO DE SALTO DO CÉU-MATO GROSSO"
    "resumo" => "A presente pesquisa teve como objetivo conhecer o saber ambiental dos alunos da Escola Estadual Deputado Francisco Vila Nova no município de Salto do Céu, Mato Grosso. O estudo trabalhou com aplicação dos mapas mentais em sala de aula, como atividade lúdica pedagógica, aplicado no ensino fundamental, nos anos finais, na turma do oitavo ano. Nesse contexto, foi realizado o levantamento bibliográfico sobre as questões ambientais, como conteúdo em sala de aula, aplicações de mapas mentais como metodologia, e a importância dessas atividades para a disciplina de Geografia. Após a confecção e análises dos mapas mentais, observou-se que, os alunos retrataram a realidade do seu cotidiano, conseguiram compreender a temática, diante da metodologia aplicada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 07 - O Ensino das temáticas físico-naturais: novas práticas pedagógicas e possibilidades de atuação frente à realidade socioambiental."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV206_MD1_ID427_TB523_11092024153233.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 08:55:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELA VITÓRIA LEITE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELA"
    "autor_email" => "gabriela.vitoria@unemat.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO (UNEMAT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xx-sbgfa---simposio-brasileiro-de-geografia-fisica-aplicada--iv-elaagfa---encontro-luso-afro-americano-de-geografia-fisica-e-ambiente"
    "edicao_nome" => "Anais do XX SBGFA - Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA - Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente"
    "edicao_evento" => "XX Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/sbgfa/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6745c268e6a83_26112024094320.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-26"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:22:02"
    "publicacao_id" => 113
    "publicacao_nome" => "Revista SBGFA"
    "publicacao_codigo" => "2236-5311"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 115329
    "edicao_id" => 380
    "trabalho_id" => 523
    "inscrito_id" => 427
    "titulo" => "A APLICAÇÃO DE MAPAS MENTAIS SOBRE QUESTÕES AMBIENTAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA ESTADUAL DEPUTADO FRANCISCO VILA NOVA NO MUNICÍPIO DE SALTO DO CÉU-MATO GROSSO"
    "resumo" => "A presente pesquisa teve como objetivo conhecer o saber ambiental dos alunos da Escola Estadual Deputado Francisco Vila Nova no município de Salto do Céu, Mato Grosso. O estudo trabalhou com aplicação dos mapas mentais em sala de aula, como atividade lúdica pedagógica, aplicado no ensino fundamental, nos anos finais, na turma do oitavo ano. Nesse contexto, foi realizado o levantamento bibliográfico sobre as questões ambientais, como conteúdo em sala de aula, aplicações de mapas mentais como metodologia, e a importância dessas atividades para a disciplina de Geografia. Após a confecção e análises dos mapas mentais, observou-se que, os alunos retrataram a realidade do seu cotidiano, conseguiram compreender a temática, diante da metodologia aplicada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 07 - O Ensino das temáticas físico-naturais: novas práticas pedagógicas e possibilidades de atuação frente à realidade socioambiental."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV206_MD1_ID427_TB523_11092024153233.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 08:55:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELA VITÓRIA LEITE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELA"
    "autor_email" => "gabriela.vitoria@unemat.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO (UNEMAT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xx-sbgfa---simposio-brasileiro-de-geografia-fisica-aplicada--iv-elaagfa---encontro-luso-afro-americano-de-geografia-fisica-e-ambiente"
    "edicao_nome" => "Anais do XX SBGFA - Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA - Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente"
    "edicao_evento" => "XX Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/sbgfa/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6745c268e6a83_26112024094320.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-26"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:22:02"
    "publicacao_id" => 113
    "publicacao_nome" => "Revista SBGFA"
    "publicacao_codigo" => "2236-5311"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de novembro de 2024

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo conhecer o saber ambiental dos alunos da Escola Estadual Deputado Francisco Vila Nova no município de Salto do Céu, Mato Grosso. O estudo trabalhou com aplicação dos mapas mentais em sala de aula, como atividade lúdica pedagógica, aplicado no ensino fundamental, nos anos finais, na turma do oitavo ano. Nesse contexto, foi realizado o levantamento bibliográfico sobre as questões ambientais, como conteúdo em sala de aula, aplicações de mapas mentais como metodologia, e a importância dessas atividades para a disciplina de Geografia. Após a confecção e análises dos mapas mentais, observou-se que, os alunos retrataram a realidade do seu cotidiano, conseguiram compreender a temática, diante da metodologia aplicada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.